Perturbação de hiperatividade/défice de atenção e labilidade emocional na escola inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuchter, Tânia Carla Leonel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/10635
Resumo: Com este trabalho pretendeu-se identificar traços característicos de labilidade emocional na Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA) na Escola Inclusiva; esclarecer os possíveis sintomas da labilidade emocional se devem somente a distúrbios da PHDA, a comorbilidade ou uma nova entidade nosológica. O método utilizado foi a pesquisa quantitativa, sendo aplicado um questionário a profissionais do Centro Multidisciplinar de Apoio Pedagógico (CEAPEM) e escolas articuladas ao mesmo, num total de 35 participantes, dentre eles profissionais da equipa pedagógica, profissionais da equipa multidisciplinar e pais ou responsáveis legais que lidam diretamente com alunos com PHDA. Os resultados permitiram identificar que a maioria dos alunos apresentam possíveis sintomas da labilidade emocional na PHDA e um menor número não apresenta possíveis sintomas da labilidade emocional na PHDA. Conclui-se que as evidências expostas no presente trabalho permitem findar que a labilidade emocional é um traço característico realmente marcante e significativo em alunos com Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção na Escola Inclusiva e em todas as fases da vida, causando impacto negativo no seu desenvolvimento social e escolar.
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