Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária c/3º ciclo Dom Dinis no ano letivo de 2020/2021 - a influência das oportunidades de exercitação em grupos homogéneos e heterogéneos nas necessidades psicológicas básicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Diogo Manuel Carriço da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96692
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_ba072ccd9db43c6e0f52c64e3c31ce5e
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96692
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária c/3º ciclo Dom Dinis no ano letivo de 2020/2021 - a influência das oportunidades de exercitação em grupos homogéneos e heterogéneos nas necessidades psicológicas básicasTeacher trainig report developed in Escola Secundária c/3º ciclo Dom Dinis in 2020/2021 - the influence of exercising oppurtunities in homogeneous and heterogeneous groups on basic psychological needsEstágio PedagógicoEducação FísicaDiferenciação PedagógicaNecessidades Psicológicas BásicasTeacher TrainingPhysical EducationPedagogical DifferentiationBasic Psychological NeedsRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente relatório descreve e analisa de forma crítica toda o trabalho desenvolvido durante a realização do meu Estágio Pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. A prática pedagógica visa à aquisição de uma panóplia de saberes tanto profissionais como pessoais, que vêm complementar todas as matérias e experiências recolhidas anteriormente.O estágio pedagógico decorreu na Escola Secundária C/3º Ciclo Dom Dinis, em Coimbra, na turma A do 7º ano, no ano letivo 2020/2021. O objetivo principal deste relatório é o de refletir sobre o trabalho desenvolvido em contexto prático. Este relatório está dividido em três capítulos. No primeiro capítulo é descrita a contextualização da prática desenvolvida, onde é feita uma reflexão sobre as minhas expectativas iniciais, o plano de formação individual e a caracterização do contexto escolar. No segundo capítulo é apresentada uma análise reflexiva sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas e as restantes áreas de intervenção. No terceiro capítulo é analisado e aprofundado o tema-problema a partir do qual se pretendeu estudar a influência das oportunidades de exercitação em grupos homogéneos e heterogéneos nas necessidades psicológicas básicas.Para que haja uma diferenciação pedagógica benéfica no processo de aprendizagem dos alunos, o professor deve analisar e refletir sobre até que ponto está a fornecer aos seus alunos uma diversidade e um nível de estímulos adequados de experiências e de aprendizagens. Para isso, deve proceder à identificação dos diferentes níveis de desempenho dos alunos, procedendo a um planeamento ajustado a cada indivíduo, de modo a que um maior número de alunos consiga ser bem sucedido nas aulas de Educação Física, ganhando assim gosto pela prática de atividade física. O estudo teve como principal objetivo medir o efeito das necessidades psicológicas básicas dos alunos, de uma aprendizagem com atividades em grupos homogéneos e heterogéneos em dois momentos distintos.This report describes and critically analyses the work developed in the teacher training period related to the Master’s in Teaching Physical Education in Basic and Secondary School. The pedagogical practice aims at acquiring and adopting professional and personal knowledge that completes and fulfills all that had been learned up until this point. The teacher training took place at Escola Secundária C/3º Ciclo Dom Dinis, in Coimbra, with a 7th grade class, 7ºA in the school year 2020/2021. In this report, the work developed in the practical context presented will be analysed. In order to do so, the report is divided in three chapters. In the first chapter, a contextualization of the work developed is presented, which includes a reflection upon my initial expectations, the initial training plan, and a characterization of the school context in which the teacher training took place. The second chapter presents a deep analysis of the pedagogical practices developed in classes. In the third chapter, the theme of the thesis is characterized. The learning process of each student should be differentiated so that each learning instance is relevant in the process. For that, the teacher must analyse and balance the number of different stimuli given to the students so that they create meaningful learning opportunities. In order to do so, the teacher must identify the different levels of performance the students show and plan accordingly to those observations, so that the majority of the students can succeed in physical education classes and, therefore, enjoy physical practice all together. The investigation developed aimed at measuring and understanding the influence of exercising opportunities in homogenous and heterogenous groups on basic psychological needs in two different situations.2021-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96692http://hdl.handle.net/10316/96692TID:202809811porAlves, Diogo Manuel Carriço da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T05:36:29Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96692Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:53.595866Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária c/3º ciclo Dom Dinis no ano letivo de 2020/2021 - a influência das oportunidades de exercitação em grupos homogéneos e heterogéneos nas necessidades psicológicas básicas
Teacher trainig report developed in Escola Secundária c/3º ciclo Dom Dinis in 2020/2021 - the influence of exercising oppurtunities in homogeneous and heterogeneous groups on basic psychological needs
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária c/3º ciclo Dom Dinis no ano letivo de 2020/2021 - a influência das oportunidades de exercitação em grupos homogéneos e heterogéneos nas necessidades psicológicas básicas
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária c/3º ciclo Dom Dinis no ano letivo de 2020/2021 - a influência das oportunidades de exercitação em grupos homogéneos e heterogéneos nas necessidades psicológicas básicas
Alves, Diogo Manuel Carriço da Silva
Estágio Pedagógico
Educação Física
Diferenciação Pedagógica
Necessidades Psicológicas Básicas
Teacher Training
Physical Education
Pedagogical Differentiation
Basic Psychological Needs
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária c/3º ciclo Dom Dinis no ano letivo de 2020/2021 - a influência das oportunidades de exercitação em grupos homogéneos e heterogéneos nas necessidades psicológicas básicas
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária c/3º ciclo Dom Dinis no ano letivo de 2020/2021 - a influência das oportunidades de exercitação em grupos homogéneos e heterogéneos nas necessidades psicológicas básicas
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária c/3º ciclo Dom Dinis no ano letivo de 2020/2021 - a influência das oportunidades de exercitação em grupos homogéneos e heterogéneos nas necessidades psicológicas básicas
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária c/3º ciclo Dom Dinis no ano letivo de 2020/2021 - a influência das oportunidades de exercitação em grupos homogéneos e heterogéneos nas necessidades psicológicas básicas
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária c/3º ciclo Dom Dinis no ano letivo de 2020/2021 - a influência das oportunidades de exercitação em grupos homogéneos e heterogéneos nas necessidades psicológicas básicas
author Alves, Diogo Manuel Carriço da Silva
author_facet Alves, Diogo Manuel Carriço da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Diogo Manuel Carriço da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Diferenciação Pedagógica
Necessidades Psicológicas Básicas
Teacher Training
Physical Education
Pedagogical Differentiation
Basic Psychological Needs
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Diferenciação Pedagógica
Necessidades Psicológicas Básicas
Teacher Training
Physical Education
Pedagogical Differentiation
Basic Psychological Needs
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96692
http://hdl.handle.net/10316/96692
TID:202809811
url http://hdl.handle.net/10316/96692
identifier_str_mv TID:202809811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134046638309376