A influência da prática de música de câmara na pedagogia da pianista Helena Sá e Costa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ana Raquel Barbosa dos Reis
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/21453
Resumo: A presente dissertação A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE MÚSICA DE CÂMARA NA PEDAGOGIA DA PIANISTA HELENA SÁ E COSTA pretende comprovar a importância da prática camerística na formação de um músico, o papel dessa prática como fator motivacional no ensino da música e o seu impacto na aprendizagem do instrumento musical. Todos estes aspetos serão sempre relacionados com o percurso artístico e pedagógico da pianista portuense Helena Sá e Costa (Porto, 26 de maio de 1913 – Porto, 8 de janeiro de 2006), assim como a sua influência nos seus discípulos na prática de Música de Câmara. Referenciando um dos principais marcos da pedagogia do piano do século XX português, pretendo demonstrar a verdadeira importância da existência de música de câmara em todos os níveis das escolas de música do país. A metodologia usada para esta investigação consistiu numa pesquisa empírica, a qual pretende investigar a importância do trabalho de música de câmara na formação dos jovens estudantes de música, constatando a importância e repercussão do trabalho camerístico que a pedagoga e pianista Helena Sá e Costa teve nos seus discípulos. Para isso, foi utilizada uma abordagem quantitativa através de inquéritos e uma abordagem qualitativa com entrevistas. Foram realizadas dez entrevistas a antigos alunos de Helena Sá e Costa, assim como inquéritos colocados a professores de instrumento e alunos de piano da Academia de Música de Vilar do Paraíso, escola onde leciono presentemente. Os inquéritos tiveram como objetivo averiguar qual a importância, segundo a perspetiva de docentes e alunos, da prática de música de câmara ao longo da formação de um estudante de música. As entrevistas aos discípulos que contactaram diretamente com Helena Sá e Costa incluíram questões relacionadas com a prática camerística da pianista e a forma como esta influenciou, de alguma forma, a sua pedagogia.As conclusões do estudo apontam para a música de câmara ser uma disciplina que pode afetar positivamente a motivação dos alunos para o processo de ensino aprendizagem da música, visto desenvolver a motivação intrínseca de cada um e fomentar nos alunos o interesse, consciência e eficácia musicais. Assim como na perspetiva dos discípulos de Helena Sá e Costa, esta era absolutamente adepta da inclusão da disciplina de Música de Câmara nos currículos dos cursos oficiais de música, fazendo ainda questão que cada um dos seus alunos tivesse a visão e sentisse a importância que esse trabalho representava para a sua formação.
id RCAP_ba31f169205c94a30221f3b469d9a47f
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21453
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da prática de música de câmara na pedagogia da pianista Helena Sá e CostaMúsica de câmaraHelena Sá e CostaPedagogiaChamber musicPedagogyDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA presente dissertação A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE MÚSICA DE CÂMARA NA PEDAGOGIA DA PIANISTA HELENA SÁ E COSTA pretende comprovar a importância da prática camerística na formação de um músico, o papel dessa prática como fator motivacional no ensino da música e o seu impacto na aprendizagem do instrumento musical. Todos estes aspetos serão sempre relacionados com o percurso artístico e pedagógico da pianista portuense Helena Sá e Costa (Porto, 26 de maio de 1913 – Porto, 8 de janeiro de 2006), assim como a sua influência nos seus discípulos na prática de Música de Câmara. Referenciando um dos principais marcos da pedagogia do piano do século XX português, pretendo demonstrar a verdadeira importância da existência de música de câmara em todos os níveis das escolas de música do país. A metodologia usada para esta investigação consistiu numa pesquisa empírica, a qual pretende investigar a importância do trabalho de música de câmara na formação dos jovens estudantes de música, constatando a importância e repercussão do trabalho camerístico que a pedagoga e pianista Helena Sá e Costa teve nos seus discípulos. Para isso, foi utilizada uma abordagem quantitativa através de inquéritos e uma abordagem qualitativa com entrevistas. Foram realizadas dez entrevistas a antigos alunos de Helena Sá e Costa, assim como inquéritos colocados a professores de instrumento e alunos de piano da Academia de Música de Vilar do Paraíso, escola onde leciono presentemente. Os inquéritos tiveram como objetivo averiguar qual a importância, segundo a perspetiva de docentes e alunos, da prática de música de câmara ao longo da formação de um estudante de música. As entrevistas aos discípulos que contactaram diretamente com Helena Sá e Costa incluíram questões relacionadas com a prática camerística da pianista e a forma como esta influenciou, de alguma forma, a sua pedagogia.As conclusões do estudo apontam para a música de câmara ser uma disciplina que pode afetar positivamente a motivação dos alunos para o processo de ensino aprendizagem da música, visto desenvolver a motivação intrínseca de cada um e fomentar nos alunos o interesse, consciência e eficácia musicais. Assim como na perspetiva dos discípulos de Helena Sá e Costa, esta era absolutamente adepta da inclusão da disciplina de Música de Câmara nos currículos dos cursos oficiais de música, fazendo ainda questão que cada um dos seus alunos tivesse a visão e sentisse a importância que esse trabalho representava para a sua formação.The present dissertation THE INFLUENCE OF CHAMBER MUSIC PRACTICE IN PIANISTA HELENA SÁ E COSTA PEDAGOGY aims to demonstrate the value of chamber music practice during the training of a musician, the role of this practice as a motivational factor in music education and its impact on learning a musical instrument. All these aspects will be related to the artistic and pedagogical path of the pianist Helena Sá e Costa (Porto, May 26th 1913 – Porto, January 8th 2006), as well as her influence on her disciples in chamber music practice. Referencing one of the leading Portuguese piano pedagogy landmarks of the twentieth century, I intend to demonstrate the true importance of chamber music existence at all levels of the country’s music schools. The methodology used for this research consisted of an empirical research, which aims to investigate the importance of chamber music work in training young music students, noting the value and impact of Helena Sá e Costa’s chamber work with her disciples. For this purpose, I used a quantitative approach through surveys anda a qualitative approach with interviews. Ten interviews with former students of Helena Sá e Costa were made, as well as surveys placed to music teachers and piano students from Academia de Música de Vilar do Paraíso, school where I teach at the moment. The surveys aimed to find out the significance, according to teachers and students’ perspective, of chamber music practice in a music student’s training. The interviews with disciples who contacted directly with Helena Sá e Costa included questions related to her practice of chamber music and how this influenced, in some way, her pedagogy. This study’s findings point to the fact that chamber music is a discipline that can positively affect students’ motivation for music teaching-learning process, as it develops intrinsic motivation and encourages students’ interest, awareness and musical effectiveness. As well as the perspective of Helena Sá e Costa’s disciples, she was absolutely an adept of the inclusion of chamber music discipline in the curricula of music official courses, and also making sure that each one of her students had the vision and felt the value of this work in their training as musicians.Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCunha, Ana Raquel Barbosa dos Reis2017-01-31T15:54:25Z2016-11-2820162016-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21453TID:201484412porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:29Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:45.945243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da prática de música de câmara na pedagogia da pianista Helena Sá e Costa
title A influência da prática de música de câmara na pedagogia da pianista Helena Sá e Costa
spellingShingle A influência da prática de música de câmara na pedagogia da pianista Helena Sá e Costa
Cunha, Ana Raquel Barbosa dos Reis
Música de câmara
Helena Sá e Costa
Pedagogia
Chamber music
Pedagogy
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short A influência da prática de música de câmara na pedagogia da pianista Helena Sá e Costa
title_full A influência da prática de música de câmara na pedagogia da pianista Helena Sá e Costa
title_fullStr A influência da prática de música de câmara na pedagogia da pianista Helena Sá e Costa
title_full_unstemmed A influência da prática de música de câmara na pedagogia da pianista Helena Sá e Costa
title_sort A influência da prática de música de câmara na pedagogia da pianista Helena Sá e Costa
author Cunha, Ana Raquel Barbosa dos Reis
author_facet Cunha, Ana Raquel Barbosa dos Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Ana Raquel Barbosa dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Música de câmara
Helena Sá e Costa
Pedagogia
Chamber music
Pedagogy
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Música de câmara
Helena Sá e Costa
Pedagogia
Chamber music
Pedagogy
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description A presente dissertação A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE MÚSICA DE CÂMARA NA PEDAGOGIA DA PIANISTA HELENA SÁ E COSTA pretende comprovar a importância da prática camerística na formação de um músico, o papel dessa prática como fator motivacional no ensino da música e o seu impacto na aprendizagem do instrumento musical. Todos estes aspetos serão sempre relacionados com o percurso artístico e pedagógico da pianista portuense Helena Sá e Costa (Porto, 26 de maio de 1913 – Porto, 8 de janeiro de 2006), assim como a sua influência nos seus discípulos na prática de Música de Câmara. Referenciando um dos principais marcos da pedagogia do piano do século XX português, pretendo demonstrar a verdadeira importância da existência de música de câmara em todos os níveis das escolas de música do país. A metodologia usada para esta investigação consistiu numa pesquisa empírica, a qual pretende investigar a importância do trabalho de música de câmara na formação dos jovens estudantes de música, constatando a importância e repercussão do trabalho camerístico que a pedagoga e pianista Helena Sá e Costa teve nos seus discípulos. Para isso, foi utilizada uma abordagem quantitativa através de inquéritos e uma abordagem qualitativa com entrevistas. Foram realizadas dez entrevistas a antigos alunos de Helena Sá e Costa, assim como inquéritos colocados a professores de instrumento e alunos de piano da Academia de Música de Vilar do Paraíso, escola onde leciono presentemente. Os inquéritos tiveram como objetivo averiguar qual a importância, segundo a perspetiva de docentes e alunos, da prática de música de câmara ao longo da formação de um estudante de música. As entrevistas aos discípulos que contactaram diretamente com Helena Sá e Costa incluíram questões relacionadas com a prática camerística da pianista e a forma como esta influenciou, de alguma forma, a sua pedagogia.As conclusões do estudo apontam para a música de câmara ser uma disciplina que pode afetar positivamente a motivação dos alunos para o processo de ensino aprendizagem da música, visto desenvolver a motivação intrínseca de cada um e fomentar nos alunos o interesse, consciência e eficácia musicais. Assim como na perspetiva dos discípulos de Helena Sá e Costa, esta era absolutamente adepta da inclusão da disciplina de Música de Câmara nos currículos dos cursos oficiais de música, fazendo ainda questão que cada um dos seus alunos tivesse a visão e sentisse a importância que esse trabalho representava para a sua formação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-28
2016
2016-11-28T00:00:00Z
2017-01-31T15:54:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/21453
TID:201484412
url http://hdl.handle.net/10400.14/21453
identifier_str_mv TID:201484412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131866182189056