O processo de escrita de textos descritivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre, Ana Rossana Cláudio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/9811
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este visa dar a conhecer uma intervenção pedagógica realizada em estágio de formação profissional e a prática de uma estudante-estagiária em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico. O relatório baseia-se em material teórico e cientifico de autores que apoiam a investigação qualitativa em educação, a metodologia de investigação-ação e as fases associadas ao processo de escrita. Baseia-se ainda nos documentos oficiais que regem o 1º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente o Programa de Português do 1º Ciclo e as Metas Curriculares. Este relatório tem como tema principal o Processo de Escrita de Textos Descritivos. Neste sentido, faz referência as fases que compõem o processo de escrita, nomeadamente a planificação, a textualização e a revisão; como também as etapas que constituem um texto descritivo, neste caso a introdução (onde é apresentado, de forma global, o objeto a descrever), o desenvolvimento (onde é descrito, com pormenor, os diferentes elementos da situação ou do objeto) e a conclusão (onde é feito um comentário geral sobre o que foi descrito). Este estudo visa observar e analisar os textos criados pelos alunos de uma turma do 2º ano de escolaridade a partir de propostas fornecidas pela estudante-estagiária, tendo por base as dimensões anteriormente citadas. Relativamente à recolha e tratamento de dados, foram utilizados os métodos que melhor se adaptam à finalidade do estudo, nomeadamente a observação direta, o diário de bordo, a análise documental, a entrevista e o inquérito por questionário.
id RCAP_ba52047aaef5ffbd0afc718ea2d0d665
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/9811
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de escrita de textos descritivosEscritaPlanificaçãoTextualizaçãoRevisãoAprendizagemIntroduçãoDesenvolvimentoConclusãoRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioWritingPlanningTextual writingReviewLearningIntroductionDevelopmentConclusionO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este visa dar a conhecer uma intervenção pedagógica realizada em estágio de formação profissional e a prática de uma estudante-estagiária em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico. O relatório baseia-se em material teórico e cientifico de autores que apoiam a investigação qualitativa em educação, a metodologia de investigação-ação e as fases associadas ao processo de escrita. Baseia-se ainda nos documentos oficiais que regem o 1º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente o Programa de Português do 1º Ciclo e as Metas Curriculares. Este relatório tem como tema principal o Processo de Escrita de Textos Descritivos. Neste sentido, faz referência as fases que compõem o processo de escrita, nomeadamente a planificação, a textualização e a revisão; como também as etapas que constituem um texto descritivo, neste caso a introdução (onde é apresentado, de forma global, o objeto a descrever), o desenvolvimento (onde é descrito, com pormenor, os diferentes elementos da situação ou do objeto) e a conclusão (onde é feito um comentário geral sobre o que foi descrito). Este estudo visa observar e analisar os textos criados pelos alunos de uma turma do 2º ano de escolaridade a partir de propostas fornecidas pela estudante-estagiária, tendo por base as dimensões anteriormente citadas. Relativamente à recolha e tratamento de dados, foram utilizados os métodos que melhor se adaptam à finalidade do estudo, nomeadamente a observação direta, o diário de bordo, a análise documental, a entrevista e o inquérito por questionário.The present report was developed under the master´s degree in pre-school education and teaching of the first cycle of basic education. This project aims to make known a pedagogical intervention performed on stage of vocational training and the practice of a student intern in the context of the first cycle of basic education. The report is based on theoretical and scientific material of authors who support the qualitative research in education, research-action methodology and phase associated white the writing process. Is still in the official documents governing the first cycle of basic education, in particular the Portuguese program of the first cycle and curricular goals. This report has as its main theme the Writing Process of Descriptive Texts. In this sense, references the phases that comprise the writing process, including planning, textual writing and revision; as well as the steps that constitute a descriptive text, in this case the introduction (where is the presented, in a global way, the object to describe), development (where is described with detail, the various elements of the situation or object) and the conclusion (where is made a general comment about what was described). This study aims to observe and analyze the texts created by the students of a class of the second year of schooling from proposals provided by student-intern, based on the aforementioned dimensions. With regard to data collection and processing, were used the methods that are best suited to the purpose of the study, in particular the direct observation, the logbook, documentary analysis, the interview and the survey.Pinto, Paulo FeytorRepositório ComumAlexandre, Ana Rossana Cláudio2015-09-24T13:22:13Z2015-042015-092015-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/9811TID:201597926porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/9811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:51.897335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de escrita de textos descritivos
title O processo de escrita de textos descritivos
spellingShingle O processo de escrita de textos descritivos
Alexandre, Ana Rossana Cláudio
Escrita
Planificação
Textualização
Revisão
Aprendizagem
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Writing
Planning
Textual writing
Review
Learning
Introduction
Development
Conclusion
title_short O processo de escrita de textos descritivos
title_full O processo de escrita de textos descritivos
title_fullStr O processo de escrita de textos descritivos
title_full_unstemmed O processo de escrita de textos descritivos
title_sort O processo de escrita de textos descritivos
author Alexandre, Ana Rossana Cláudio
author_facet Alexandre, Ana Rossana Cláudio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Paulo Feytor
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre, Ana Rossana Cláudio
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Planificação
Textualização
Revisão
Aprendizagem
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Writing
Planning
Textual writing
Review
Learning
Introduction
Development
Conclusion
topic Escrita
Planificação
Textualização
Revisão
Aprendizagem
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Writing
Planning
Textual writing
Review
Learning
Introduction
Development
Conclusion
description O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este visa dar a conhecer uma intervenção pedagógica realizada em estágio de formação profissional e a prática de uma estudante-estagiária em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico. O relatório baseia-se em material teórico e cientifico de autores que apoiam a investigação qualitativa em educação, a metodologia de investigação-ação e as fases associadas ao processo de escrita. Baseia-se ainda nos documentos oficiais que regem o 1º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente o Programa de Português do 1º Ciclo e as Metas Curriculares. Este relatório tem como tema principal o Processo de Escrita de Textos Descritivos. Neste sentido, faz referência as fases que compõem o processo de escrita, nomeadamente a planificação, a textualização e a revisão; como também as etapas que constituem um texto descritivo, neste caso a introdução (onde é apresentado, de forma global, o objeto a descrever), o desenvolvimento (onde é descrito, com pormenor, os diferentes elementos da situação ou do objeto) e a conclusão (onde é feito um comentário geral sobre o que foi descrito). Este estudo visa observar e analisar os textos criados pelos alunos de uma turma do 2º ano de escolaridade a partir de propostas fornecidas pela estudante-estagiária, tendo por base as dimensões anteriormente citadas. Relativamente à recolha e tratamento de dados, foram utilizados os métodos que melhor se adaptam à finalidade do estudo, nomeadamente a observação direta, o diário de bordo, a análise documental, a entrevista e o inquérito por questionário.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-24T13:22:13Z
2015-04
2015-09
2015-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/9811
TID:201597926
url http://hdl.handle.net/10400.26/9811
identifier_str_mv TID:201597926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135336293466112