O Feedback Corretivo à Produção Escrita em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinéu, Adélia Joana dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/115493
Resumo: Nesta investigação-ação propomo-nos analisar e demonstrar como o feedback corretivo pode ser incluído nas atividades de produção escrita na sala de aula de Língua Estrangeira e como estas atividades poderão ser planificadas para serem tão breves ou tão extensas quanto o produto final pretendido, recorrendo a estratégias diversificadas e critérios de correção e avaliação adaptados ao nível de proficiência do aluno, usando diferentes suportes. Escrever envolve competências específicas que requerem prática e treino, devendo o texto constituir objeto de várias revisões e de reescrita. Escrever não é apenas um produto senão também um processo, portanto, sujeito a melhoramentos e revisões, sob orientação do professor. A avaliação não deve, por isso, ser encarada como uma atividade de mera correção e classificação mas, mais do que isso, deve constituir, para o aluno, uma oportunidade de (re)conhecer e aprender a superar as suas próprias dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem, promovendo autonomia e pensamento crítico.
id RCAP_ba8d80b43200fc89481cdc43e505db28
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/115493
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Feedback Corretivo à Produção Escrita em sala de aulaEnsino de inglêsSala de aulaEscritaProdução escritaProcessoProdutoCorreçãoFeedback corretivo (FC)Avaliação formativaEscrita cooperativaWritten productionProcessProductCorrectionCorrection feedbackFormative evaluationCooperative writingDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNesta investigação-ação propomo-nos analisar e demonstrar como o feedback corretivo pode ser incluído nas atividades de produção escrita na sala de aula de Língua Estrangeira e como estas atividades poderão ser planificadas para serem tão breves ou tão extensas quanto o produto final pretendido, recorrendo a estratégias diversificadas e critérios de correção e avaliação adaptados ao nível de proficiência do aluno, usando diferentes suportes. Escrever envolve competências específicas que requerem prática e treino, devendo o texto constituir objeto de várias revisões e de reescrita. Escrever não é apenas um produto senão também um processo, portanto, sujeito a melhoramentos e revisões, sob orientação do professor. A avaliação não deve, por isso, ser encarada como uma atividade de mera correção e classificação mas, mais do que isso, deve constituir, para o aluno, uma oportunidade de (re)conhecer e aprender a superar as suas próprias dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem, promovendo autonomia e pensamento crítico.In this action research report we propose to analyse and demonstrate how corrective feedback can be included in written production activities in the Foreign Language classroom and how they can be planned to be as short or as long a produce as the aimed final goal is, by making use of diverse strategies, correction criteria and appropriate evaluation, which is adapted to the student's proficiency level, using different supports. Writing involves specific skills which require practice and training, where the text should be subjected to several editing and rewriting stages. Writing is not only a final product but also a process, therefore, subjected to improvements and revisions, under a teacher's guidance. Evaluation should not be considered, for that matter, as an exercise or mere correction and classification but, moreover, it should be, for the students, an opportunity to get (re)acquainted with and learn to overcome their own learning difficulties, an exercise in autonomy and critical thinking.Moriano, BeatrizPuga, Rogério MiguelRUNPinéu, Adélia Joana dos Santos2021-04-14T13:42:58Z2021-02-192020-07-312021-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/115493TID:202677389porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:58:03Zoai:run.unl.pt:10362/115493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:42:46.102221Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Feedback Corretivo à Produção Escrita em sala de aula
title O Feedback Corretivo à Produção Escrita em sala de aula
spellingShingle O Feedback Corretivo à Produção Escrita em sala de aula
Pinéu, Adélia Joana dos Santos
Ensino de inglês
Sala de aula
Escrita
Produção escrita
Processo
Produto
Correção
Feedback corretivo (FC)
Avaliação formativa
Escrita cooperativa
Written production
Process
Product
Correction
Correction feedback
Formative evaluation
Cooperative writing
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short O Feedback Corretivo à Produção Escrita em sala de aula
title_full O Feedback Corretivo à Produção Escrita em sala de aula
title_fullStr O Feedback Corretivo à Produção Escrita em sala de aula
title_full_unstemmed O Feedback Corretivo à Produção Escrita em sala de aula
title_sort O Feedback Corretivo à Produção Escrita em sala de aula
author Pinéu, Adélia Joana dos Santos
author_facet Pinéu, Adélia Joana dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moriano, Beatriz
Puga, Rogério Miguel
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinéu, Adélia Joana dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de inglês
Sala de aula
Escrita
Produção escrita
Processo
Produto
Correção
Feedback corretivo (FC)
Avaliação formativa
Escrita cooperativa
Written production
Process
Product
Correction
Correction feedback
Formative evaluation
Cooperative writing
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Ensino de inglês
Sala de aula
Escrita
Produção escrita
Processo
Produto
Correção
Feedback corretivo (FC)
Avaliação formativa
Escrita cooperativa
Written production
Process
Product
Correction
Correction feedback
Formative evaluation
Cooperative writing
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Nesta investigação-ação propomo-nos analisar e demonstrar como o feedback corretivo pode ser incluído nas atividades de produção escrita na sala de aula de Língua Estrangeira e como estas atividades poderão ser planificadas para serem tão breves ou tão extensas quanto o produto final pretendido, recorrendo a estratégias diversificadas e critérios de correção e avaliação adaptados ao nível de proficiência do aluno, usando diferentes suportes. Escrever envolve competências específicas que requerem prática e treino, devendo o texto constituir objeto de várias revisões e de reescrita. Escrever não é apenas um produto senão também um processo, portanto, sujeito a melhoramentos e revisões, sob orientação do professor. A avaliação não deve, por isso, ser encarada como uma atividade de mera correção e classificação mas, mais do que isso, deve constituir, para o aluno, uma oportunidade de (re)conhecer e aprender a superar as suas próprias dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem, promovendo autonomia e pensamento crítico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-31
2021-04-14T13:42:58Z
2021-02-19
2021-02-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/115493
TID:202677389
url http://hdl.handle.net/10362/115493
identifier_str_mv TID:202677389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138038549315584