O Feedback Corretivo à Produção Escrita em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/115493 |
Resumo: | Nesta investigação-ação propomo-nos analisar e demonstrar como o feedback corretivo pode ser incluído nas atividades de produção escrita na sala de aula de Língua Estrangeira e como estas atividades poderão ser planificadas para serem tão breves ou tão extensas quanto o produto final pretendido, recorrendo a estratégias diversificadas e critérios de correção e avaliação adaptados ao nível de proficiência do aluno, usando diferentes suportes. Escrever envolve competências específicas que requerem prática e treino, devendo o texto constituir objeto de várias revisões e de reescrita. Escrever não é apenas um produto senão também um processo, portanto, sujeito a melhoramentos e revisões, sob orientação do professor. A avaliação não deve, por isso, ser encarada como uma atividade de mera correção e classificação mas, mais do que isso, deve constituir, para o aluno, uma oportunidade de (re)conhecer e aprender a superar as suas próprias dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem, promovendo autonomia e pensamento crítico. |
id |
RCAP_ba8d80b43200fc89481cdc43e505db28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/115493 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Feedback Corretivo à Produção Escrita em sala de aulaEnsino de inglêsSala de aulaEscritaProdução escritaProcessoProdutoCorreçãoFeedback corretivo (FC)Avaliação formativaEscrita cooperativaWritten productionProcessProductCorrectionCorrection feedbackFormative evaluationCooperative writingDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNesta investigação-ação propomo-nos analisar e demonstrar como o feedback corretivo pode ser incluído nas atividades de produção escrita na sala de aula de Língua Estrangeira e como estas atividades poderão ser planificadas para serem tão breves ou tão extensas quanto o produto final pretendido, recorrendo a estratégias diversificadas e critérios de correção e avaliação adaptados ao nível de proficiência do aluno, usando diferentes suportes. Escrever envolve competências específicas que requerem prática e treino, devendo o texto constituir objeto de várias revisões e de reescrita. Escrever não é apenas um produto senão também um processo, portanto, sujeito a melhoramentos e revisões, sob orientação do professor. A avaliação não deve, por isso, ser encarada como uma atividade de mera correção e classificação mas, mais do que isso, deve constituir, para o aluno, uma oportunidade de (re)conhecer e aprender a superar as suas próprias dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem, promovendo autonomia e pensamento crítico.In this action research report we propose to analyse and demonstrate how corrective feedback can be included in written production activities in the Foreign Language classroom and how they can be planned to be as short or as long a produce as the aimed final goal is, by making use of diverse strategies, correction criteria and appropriate evaluation, which is adapted to the student's proficiency level, using different supports. Writing involves specific skills which require practice and training, where the text should be subjected to several editing and rewriting stages. Writing is not only a final product but also a process, therefore, subjected to improvements and revisions, under a teacher's guidance. Evaluation should not be considered, for that matter, as an exercise or mere correction and classification but, moreover, it should be, for the students, an opportunity to get (re)acquainted with and learn to overcome their own learning difficulties, an exercise in autonomy and critical thinking.Moriano, BeatrizPuga, Rogério MiguelRUNPinéu, Adélia Joana dos Santos2021-04-14T13:42:58Z2021-02-192020-07-312021-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/115493TID:202677389porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:58:03Zoai:run.unl.pt:10362/115493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:42:46.102221Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Feedback Corretivo à Produção Escrita em sala de aula |
title |
O Feedback Corretivo à Produção Escrita em sala de aula |
spellingShingle |
O Feedback Corretivo à Produção Escrita em sala de aula Pinéu, Adélia Joana dos Santos Ensino de inglês Sala de aula Escrita Produção escrita Processo Produto Correção Feedback corretivo (FC) Avaliação formativa Escrita cooperativa Written production Process Product Correction Correction feedback Formative evaluation Cooperative writing Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
O Feedback Corretivo à Produção Escrita em sala de aula |
title_full |
O Feedback Corretivo à Produção Escrita em sala de aula |
title_fullStr |
O Feedback Corretivo à Produção Escrita em sala de aula |
title_full_unstemmed |
O Feedback Corretivo à Produção Escrita em sala de aula |
title_sort |
O Feedback Corretivo à Produção Escrita em sala de aula |
author |
Pinéu, Adélia Joana dos Santos |
author_facet |
Pinéu, Adélia Joana dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moriano, Beatriz Puga, Rogério Miguel RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinéu, Adélia Joana dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de inglês Sala de aula Escrita Produção escrita Processo Produto Correção Feedback corretivo (FC) Avaliação formativa Escrita cooperativa Written production Process Product Correction Correction feedback Formative evaluation Cooperative writing Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Ensino de inglês Sala de aula Escrita Produção escrita Processo Produto Correção Feedback corretivo (FC) Avaliação formativa Escrita cooperativa Written production Process Product Correction Correction feedback Formative evaluation Cooperative writing Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Nesta investigação-ação propomo-nos analisar e demonstrar como o feedback corretivo pode ser incluído nas atividades de produção escrita na sala de aula de Língua Estrangeira e como estas atividades poderão ser planificadas para serem tão breves ou tão extensas quanto o produto final pretendido, recorrendo a estratégias diversificadas e critérios de correção e avaliação adaptados ao nível de proficiência do aluno, usando diferentes suportes. Escrever envolve competências específicas que requerem prática e treino, devendo o texto constituir objeto de várias revisões e de reescrita. Escrever não é apenas um produto senão também um processo, portanto, sujeito a melhoramentos e revisões, sob orientação do professor. A avaliação não deve, por isso, ser encarada como uma atividade de mera correção e classificação mas, mais do que isso, deve constituir, para o aluno, uma oportunidade de (re)conhecer e aprender a superar as suas próprias dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem, promovendo autonomia e pensamento crítico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-31 2021-04-14T13:42:58Z 2021-02-19 2021-02-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/115493 TID:202677389 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/115493 |
identifier_str_mv |
TID:202677389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138038549315584 |