Literacias em contexto de intervenção pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de Literacia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dionísio, Maria de Lourdes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/43329
Resumo: Neste texto apresenta-se um programa de intervenção pedagógica com 75 jovens portugueses dos 13 aos 15 anos, em risco de abandono escolar. Tendo como principal objectivo o alargamento do âmbito e natureza das práticas sociais em que os estes jovens se vêem normalmente envolvidos, espera-se por seu meio criar condições para o desenvolvimento da ‘fluência’ no uso de linguagens especializadas e géneros específicos de determinados Discursos (ou comunidades de prática), especificamente o da escola. Na medida em que o programa se sustenta em princípios teóricos e pedagógicos gerados pelos Novos Estudos de Literacia, destes será igualmente feita uma breve apresentação.
id RCAP_bae77450db2db2665abee9a9679d20da
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43329
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacias em contexto de intervenção pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de LiteraciaLiteracies in a contexto f pedagogical intervention: an example sustained by the New Literacy StudiesNovos Estudos de LiteraciaIntervenção pedagógicaAdolescentesNew Literacy StudiesPedagogical interventionAdolescentsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste texto apresenta-se um programa de intervenção pedagógica com 75 jovens portugueses dos 13 aos 15 anos, em risco de abandono escolar. Tendo como principal objectivo o alargamento do âmbito e natureza das práticas sociais em que os estes jovens se vêem normalmente envolvidos, espera-se por seu meio criar condições para o desenvolvimento da ‘fluência’ no uso de linguagens especializadas e géneros específicos de determinados Discursos (ou comunidades de prática), especificamente o da escola. Na medida em que o programa se sustenta em princípios teóricos e pedagógicos gerados pelos Novos Estudos de Literacia, destes será igualmente feita uma breve apresentação.This text characterises a literacy programm conducted in Portugal among 75 adolescents, risking school drop-out. Having as its main goal widening the scope and nature of the social practices in which these adolescents are usually involved, by this means it is expected the creation of conditions for the development of fluency in the usage of the specialized languages and genres of certain Discourses (or communities of practice), particularly those of the school. As far as this programm is sustained with the theoretical and pedagogical principles of the New Literacy Studies, they will also be presented.Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)Universidade do MinhoDionísio, Maria de Lourdes20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/43329por0101-9031http://www.ufsm.br/ce/revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-06T01:23:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43329Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:13:26.361431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacias em contexto de intervenção pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de Literacia
Literacies in a contexto f pedagogical intervention: an example sustained by the New Literacy Studies
title Literacias em contexto de intervenção pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de Literacia
spellingShingle Literacias em contexto de intervenção pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de Literacia
Dionísio, Maria de Lourdes
Novos Estudos de Literacia
Intervenção pedagógica
Adolescentes
New Literacy Studies
Pedagogical intervention
Adolescents
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Literacias em contexto de intervenção pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de Literacia
title_full Literacias em contexto de intervenção pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de Literacia
title_fullStr Literacias em contexto de intervenção pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de Literacia
title_full_unstemmed Literacias em contexto de intervenção pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de Literacia
title_sort Literacias em contexto de intervenção pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de Literacia
author Dionísio, Maria de Lourdes
author_facet Dionísio, Maria de Lourdes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dionísio, Maria de Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Novos Estudos de Literacia
Intervenção pedagógica
Adolescentes
New Literacy Studies
Pedagogical intervention
Adolescents
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Novos Estudos de Literacia
Intervenção pedagógica
Adolescentes
New Literacy Studies
Pedagogical intervention
Adolescents
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Neste texto apresenta-se um programa de intervenção pedagógica com 75 jovens portugueses dos 13 aos 15 anos, em risco de abandono escolar. Tendo como principal objectivo o alargamento do âmbito e natureza das práticas sociais em que os estes jovens se vêem normalmente envolvidos, espera-se por seu meio criar condições para o desenvolvimento da ‘fluência’ no uso de linguagens especializadas e géneros específicos de determinados Discursos (ou comunidades de prática), especificamente o da escola. Na medida em que o programa se sustenta em princípios teóricos e pedagógicos gerados pelos Novos Estudos de Literacia, destes será igualmente feita uma breve apresentação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/43329
url https://hdl.handle.net/1822/43329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0101-9031
http://www.ufsm.br/ce/revista
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132573272637440