Atmosmancer e weather-world harps sonificações e encontros instrumentais com a poluição do ar e o atmosférico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Louro, Ivo Miguel da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13709
Resumo: Como pode a poluição atmosférica, enquanto fenómeno ambiental, e os sensores de qualidade do ar, enquanto tecnologias de deteção, influenciar a criação de diferentes, ou mesmo novos, instrumentos sonoros? Esta questão mobiliza a presente tese de mestrado em torno de uma reflexão teórica e prática sobre as implicações técnicas, estéticas e sociopolíticas da criação de instrumentos musicais que sonificam os dados da poluição do ar e outros parâmetros atmosféricos. Seguindo a metodologia da "practice-based research", documento a construção e exposição de dois instrumentos baseados em sensores de qualidade do ar, Atmosmancer, versão móvel e versão instalação, e e Weather-World Harps. Teoricamente, contextualizo este processo em torno de três temas principais: sonificação artística ecológica; construção e fenomenologia de instrumentos musicais digitais, e atmosferas meteorológico-afetivas. Concluo discutindo o potencial expressivo e imaginativo da poluição do ar, sensores de qualidade do ar, e sonificação para a arte sonora ecológica. Ao proporcionar diferentes encontros e relações fenomenológicas com o atmosférico, acredito que estes instrumentos fazem o que Derek McCormack chama de "coisas atmosféricas", ou seja, tornam palpável a afetividade-materialidade do ar. Com tais qualidades, penso que artistas, cidadãos-cientistas e educadores podem utilizar instrumentos de sonificação semelhantes para promover consciência ambiental da poluição atmosférica e de outros problemas ecológicos. Palavras-chave: Sonificação, Arte Sonora Ecológica, Sonificação de Poluição do Ar, Novos-Interfaces de Expressão Musical, Atmosferas
id RCAP_baf2a42227f4f57a1933dc02a080187c
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13709
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atmosmancer e weather-world harps sonificações e encontros instrumentais com a poluição do ar e o atmosféricoMESTRADO EM PRODUÇÃO E TECNOLOGIAS DO SOMTECNOLOGIAS DO SOMPOLUIÇÃO ATMOSFÉRICAINSTRUMENTOS MUSICAISEXPRESSÃO MUSICALSOUND TECHNOLOGIESAIR POLLUTIONMUSICAL INSTRUMENTSMUSICAL EXPRESSIONComo pode a poluição atmosférica, enquanto fenómeno ambiental, e os sensores de qualidade do ar, enquanto tecnologias de deteção, influenciar a criação de diferentes, ou mesmo novos, instrumentos sonoros? Esta questão mobiliza a presente tese de mestrado em torno de uma reflexão teórica e prática sobre as implicações técnicas, estéticas e sociopolíticas da criação de instrumentos musicais que sonificam os dados da poluição do ar e outros parâmetros atmosféricos. Seguindo a metodologia da "practice-based research", documento a construção e exposição de dois instrumentos baseados em sensores de qualidade do ar, Atmosmancer, versão móvel e versão instalação, e e Weather-World Harps. Teoricamente, contextualizo este processo em torno de três temas principais: sonificação artística ecológica; construção e fenomenologia de instrumentos musicais digitais, e atmosferas meteorológico-afetivas. Concluo discutindo o potencial expressivo e imaginativo da poluição do ar, sensores de qualidade do ar, e sonificação para a arte sonora ecológica. Ao proporcionar diferentes encontros e relações fenomenológicas com o atmosférico, acredito que estes instrumentos fazem o que Derek McCormack chama de "coisas atmosféricas", ou seja, tornam palpável a afetividade-materialidade do ar. Com tais qualidades, penso que artistas, cidadãos-cientistas e educadores podem utilizar instrumentos de sonificação semelhantes para promover consciência ambiental da poluição atmosférica e de outros problemas ecológicos. Palavras-chave: Sonificação, Arte Sonora Ecológica, Sonificação de Poluição do Ar, Novos-Interfaces de Expressão Musical, AtmosferasHow can air pollution, as an environmental phenomenon, and air quality sensors, as sensing technologies, influence the creation of different, or even new, sound instruments? This question mobilizes the present master thesis around a theoretical and practical reflection on the technical, aesthetic, and socio-political implications of creating musical instruments that sonify data from air pollution and other atmospheric parameters. Following the "practice-based research" methodology, I document the construction and exhibition of two air quality sensor-based instruments: Atmosmancer — in mobile and installation forms — and Weather-World Harps. Theoretically I contextualize this process around three main themes: artistic ecological sonification; construction and phenomenology of digital musical instruments, and meteorological-affective atmospheres. I conclude by discussing the expressive and imaginative potential of air pollution, air quality sensors, and sonification for ecological sound art. By providing different encounters and phenomenological relations with the atmospheric, I believe these instruments do what Derek McCormack calls "atmospheric things," i.e., they make the affectivity-materiality of the air palpable. With such qualities, I think artists, citizen scientists, and educators can use similar sonification instruments to create a more significant environmental and political awareness of air pollution and other ecological problems. Keywords: Sonification, Ecological Sound Art, Air Pollution Sonification, New-Interfaces for Musical Expression, Atmospheres2023-03-20T12:59:01Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13709TID:203246241porLouro, Ivo Miguel da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:33:41Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:46:03.803103Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atmosmancer e weather-world harps sonificações e encontros instrumentais com a poluição do ar e o atmosférico
title Atmosmancer e weather-world harps sonificações e encontros instrumentais com a poluição do ar e o atmosférico
spellingShingle Atmosmancer e weather-world harps sonificações e encontros instrumentais com a poluição do ar e o atmosférico
Louro, Ivo Miguel da Silva
MESTRADO EM PRODUÇÃO E TECNOLOGIAS DO SOM
TECNOLOGIAS DO SOM
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
INSTRUMENTOS MUSICAIS
EXPRESSÃO MUSICAL
SOUND TECHNOLOGIES
AIR POLLUTION
MUSICAL INSTRUMENTS
MUSICAL EXPRESSION
title_short Atmosmancer e weather-world harps sonificações e encontros instrumentais com a poluição do ar e o atmosférico
title_full Atmosmancer e weather-world harps sonificações e encontros instrumentais com a poluição do ar e o atmosférico
title_fullStr Atmosmancer e weather-world harps sonificações e encontros instrumentais com a poluição do ar e o atmosférico
title_full_unstemmed Atmosmancer e weather-world harps sonificações e encontros instrumentais com a poluição do ar e o atmosférico
title_sort Atmosmancer e weather-world harps sonificações e encontros instrumentais com a poluição do ar e o atmosférico
author Louro, Ivo Miguel da Silva
author_facet Louro, Ivo Miguel da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Louro, Ivo Miguel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM PRODUÇÃO E TECNOLOGIAS DO SOM
TECNOLOGIAS DO SOM
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
INSTRUMENTOS MUSICAIS
EXPRESSÃO MUSICAL
SOUND TECHNOLOGIES
AIR POLLUTION
MUSICAL INSTRUMENTS
MUSICAL EXPRESSION
topic MESTRADO EM PRODUÇÃO E TECNOLOGIAS DO SOM
TECNOLOGIAS DO SOM
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
INSTRUMENTOS MUSICAIS
EXPRESSÃO MUSICAL
SOUND TECHNOLOGIES
AIR POLLUTION
MUSICAL INSTRUMENTS
MUSICAL EXPRESSION
description Como pode a poluição atmosférica, enquanto fenómeno ambiental, e os sensores de qualidade do ar, enquanto tecnologias de deteção, influenciar a criação de diferentes, ou mesmo novos, instrumentos sonoros? Esta questão mobiliza a presente tese de mestrado em torno de uma reflexão teórica e prática sobre as implicações técnicas, estéticas e sociopolíticas da criação de instrumentos musicais que sonificam os dados da poluição do ar e outros parâmetros atmosféricos. Seguindo a metodologia da "practice-based research", documento a construção e exposição de dois instrumentos baseados em sensores de qualidade do ar, Atmosmancer, versão móvel e versão instalação, e e Weather-World Harps. Teoricamente, contextualizo este processo em torno de três temas principais: sonificação artística ecológica; construção e fenomenologia de instrumentos musicais digitais, e atmosferas meteorológico-afetivas. Concluo discutindo o potencial expressivo e imaginativo da poluição do ar, sensores de qualidade do ar, e sonificação para a arte sonora ecológica. Ao proporcionar diferentes encontros e relações fenomenológicas com o atmosférico, acredito que estes instrumentos fazem o que Derek McCormack chama de "coisas atmosféricas", ou seja, tornam palpável a afetividade-materialidade do ar. Com tais qualidades, penso que artistas, cidadãos-cientistas e educadores podem utilizar instrumentos de sonificação semelhantes para promover consciência ambiental da poluição atmosférica e de outros problemas ecológicos. Palavras-chave: Sonificação, Arte Sonora Ecológica, Sonificação de Poluição do Ar, Novos-Interfaces de Expressão Musical, Atmosferas
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2022
2023-03-20T12:59:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13709
TID:203246241
url http://hdl.handle.net/10437/13709
identifier_str_mv TID:203246241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131543428399104