O potencial da língua portuguesa como atração turística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/61390 |
Resumo: | O turismo sempre teve um impacto muito grande na economia portuguesa, tendo-se ao longo da última década assistido a um aumento exponencial do número de visitantes estrangeiros em Portugal. A escolha do tema para esta dissertação prende-se com a minha experiência profissional (dois anos de trabalho na receção de um hotel da Baixa Lisboeta). O principal objetivo deste trabalho é determinar o valor que a língua portuguesa poderá ter como atração turística, ou seja, tentar compreender até que ponto a aprendizagem da língua portuguesa e das culturas que nela se expressam são motivação suficiente para fazer turismo em Portugal. A investigação terá por base um inquérito levado a cabo junto de estudantes estrangeiros que se encontram a aprender português fora do país, com o objetivo de avaliar se essa experiência condicionará a sua opção por Portugal como destino de turismo e, ao mesmo tempo, como local adequado para aprofundar os seus conhecimentos de língua e cultura. Este inquérito segue de perto a metodologia desenvolvida por Vasconcelos 2014, visando também obter uma validação e atualização dos dados encontrados pela autora. Além da Introdução, Conclusão e Bibliografia, a dissertação é constituída por três capítulos. No primeiro leva-se a cabo uma definição dos conceitos operativos para o trabalho, tais como os de “português como língua estrangeira” e “potencial económico da língua portuguesa” (Reto et al. 2020; Oliveira, G. M. 2013), por um lado, e os de “turismo”, “tipos de turismo” e “atração turística” (Laborda, 2013; Clark, 2014), por outro, procurando estabelecer as conexões possíveis e necessárias entre as duas áreas de conhecimento em análise neste trabalho. No capítulo seguinte, é exposta a metodologia usada para elaboração e aplicação do inquérito, bem como são apresentados os seus resultados preliminares. Por fim, no capítulo seguinte, será levada a cabo uma análise e interpretação dos resultados obtidos, comparando-os com os de Vasconcelos 2014. Pude concluir que a língua é uma atração turística intangível; no entanto, não encontrei evidência inequívoca de que a língua portuguesa seja, por si só, um motivo para alguém fazer turismo ao nosso país. |
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O potencial da língua portuguesa como atração turísticaDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO turismo sempre teve um impacto muito grande na economia portuguesa, tendo-se ao longo da última década assistido a um aumento exponencial do número de visitantes estrangeiros em Portugal. A escolha do tema para esta dissertação prende-se com a minha experiência profissional (dois anos de trabalho na receção de um hotel da Baixa Lisboeta). O principal objetivo deste trabalho é determinar o valor que a língua portuguesa poderá ter como atração turística, ou seja, tentar compreender até que ponto a aprendizagem da língua portuguesa e das culturas que nela se expressam são motivação suficiente para fazer turismo em Portugal. A investigação terá por base um inquérito levado a cabo junto de estudantes estrangeiros que se encontram a aprender português fora do país, com o objetivo de avaliar se essa experiência condicionará a sua opção por Portugal como destino de turismo e, ao mesmo tempo, como local adequado para aprofundar os seus conhecimentos de língua e cultura. Este inquérito segue de perto a metodologia desenvolvida por Vasconcelos 2014, visando também obter uma validação e atualização dos dados encontrados pela autora. Além da Introdução, Conclusão e Bibliografia, a dissertação é constituída por três capítulos. No primeiro leva-se a cabo uma definição dos conceitos operativos para o trabalho, tais como os de “português como língua estrangeira” e “potencial económico da língua portuguesa” (Reto et al. 2020; Oliveira, G. M. 2013), por um lado, e os de “turismo”, “tipos de turismo” e “atração turística” (Laborda, 2013; Clark, 2014), por outro, procurando estabelecer as conexões possíveis e necessárias entre as duas áreas de conhecimento em análise neste trabalho. No capítulo seguinte, é exposta a metodologia usada para elaboração e aplicação do inquérito, bem como são apresentados os seus resultados preliminares. Por fim, no capítulo seguinte, será levada a cabo uma análise e interpretação dos resultados obtidos, comparando-os com os de Vasconcelos 2014. Pude concluir que a língua é uma atração turística intangível; no entanto, não encontrei evidência inequívoca de que a língua portuguesa seja, por si só, um motivo para alguém fazer turismo ao nosso país.Tourism has always had a huge impact on the Portuguese economy, and over the last decade there has been an exponential increase in the number of foreign visitors to Portugal. The choice of the theme for this dissertation is related to my professional experience (two years of work in a hotel reception in Lisbon). The main objective of this work will be, therefore, to determine the value that the Portuguese language can have as a tourist attraction, that is, to try to understand to what extent is the learning of the Portuguese language and the cultures that express themselves in it are enough motivation to make tourism in Portugal. The investigation will be based on a survey carried out among foreign students who are learning Portuguese abroad, with the aim of evaluating whether this experience will influence their choice of Portugal as a tourist destination and, at the same time, as a place suitable for deepening your knowledge of language and culture. This survey closely follows the methodology developed by Vasconcelos 2014, also aiming to obtain a validation and update of the data found by the author. In addition to the Introduction, Conclusion and Bibliography, the dissertation will consist of three chapters. In the first of them, a definition of the operative concepts for work will be carried out, such as “Portuguese as a foreign language” and “the economic potential of the Portuguese language” (Reto et al. 2020; Oliveira, GM 2013), on the one hand, and those of “tourism”, “types of tourism” and “tourist attraction” (Laborda, 2013; Clark, 2014), on the other, seeking to establish the possible and necessary connections between the two areas of knowledge under analysis in this Work. In the following chapter, the methodology used for the elaboration and application of the survey will be explained, as well as its preliminary results will be presented. Finally, in the following chapter, an analysis and interpretation of the obtained results will be carried out, comparing them with those of Vasconcelos 2014. I was able to conclude that languages are intangible tourist attractions, however there is little evidence that the Portuguese language is by itself a reason for someone to travel to our country.Ferreira, Margarita Maria CorreiaRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Rui Miguel de Jesus Gonçalves2023-12-15T11:13:16Z2022-05-122021-12-212022-05-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61390TID:203203097porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-18T01:22:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:58.589127Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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