Ensino da leitura a alunos com dificuldades de aprendizagem através do método das 28 palavras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Luís António Lourenço
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/21900
Resumo: O presente trabalho surge na sequência de um projeto de intervenção pedagógica, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor da Escola Superior de Educação de Coimbra. Este projeto foi implementado em dois alunos do segundo ano de escolaridade, da mesma turma, que apresentavam claras dificuldades de aprendizagem e que, à data do início da intervenção, não tinham ainda aprendido a ler. Propusemo-nos, então, implementar um projeto de investigação-ação baseado na metodologia de estudo de caso único, para verificar se seria possível ensinar a ler, alunos com dificuldades de aprendizagem da leitura, através do Método das 28 Palavras, num ambiente de diferenciação pedagógica. A intervenção decorreu ao longo de dois trimestres, tendo sido utilizado um conjunto de recursos baseados no Método das 28 Palavras. Para definir as linhas de base do nosso estudo e aferir a evolução dos alunos, foi aplicada uma prova de reconhecimento de palavras, em 4 momentos distintos, para quantificar o número de palavras lidas corretamente num determinado período. Verificaram-se, em ambos os alunos, constantes, consistentes e significativas melhorias com esta intervenção. Apesar de existir ainda um caminho a percorrer no que diz respeito à compreensão e interpretação da informação lida, foi possível observar progressos nas competências de leitura dos dois alunos intervencionados, de forma mais particular ao nível da decifração do código escrito. Além disso, foi possível observar um aumento dos níveis de auto-estima e uma maior inclusão destes alunos, nomeadamente através da efetiva participação nas atividades realizadas pelos restantes colegas da turma.
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