Diz-me porque poupas, dir-te-ei como te comportas: uma análise das motivações e dos comportamentos de poupança em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16583 |
Resumo: | Embora Portugal seja um país onde tradicionalmente se mantinham elevados níveis de poupança, essa tendência esbateu-se na década passada, fruto de factores diversos e de uma realidade sócio-económica menos favorável. Todavia, na presente conjuntura económica reveste-se de particular importância a adopção de compor- tamentos de poupança. É, por isso, necessário compreender claramente os factores que estão na sua origem. Neste estudo, que envolveu uma amostra de 835 portugueses, procurámos investigar a relação entre as motivações de poupança e os comportamentos de poupança dos portugueses. Os resultados indicam que as motivações de pou- pança estão relacionadas com a percepção da capacidade de gestão financeira, com a elaboração de um orçamento familiar e com a frequência de poupança dos agregados familiares em Portugal. |
id |
RCAP_bb8c69afd39196770e0325d0523c99b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16583 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diz-me porque poupas, dir-te-ei como te comportas: uma análise das motivações e dos comportamentos de poupança em PortugalPoupançaComportamento dos consumidoresGestão financeiraSavingsConsumer behaviourFinancial managementEmbora Portugal seja um país onde tradicionalmente se mantinham elevados níveis de poupança, essa tendência esbateu-se na década passada, fruto de factores diversos e de uma realidade sócio-económica menos favorável. Todavia, na presente conjuntura económica reveste-se de particular importância a adopção de compor- tamentos de poupança. É, por isso, necessário compreender claramente os factores que estão na sua origem. Neste estudo, que envolveu uma amostra de 835 portugueses, procurámos investigar a relação entre as motivações de poupança e os comportamentos de poupança dos portugueses. Os resultados indicam que as motivações de pou- pança estão relacionadas com a percepção da capacidade de gestão financeira, com a elaboração de um orçamento familiar e com a frequência de poupança dos agregados familiares em Portugal.ABSTRACT: Traditionally, in Portugal was maintained a high level of savings, albeit this trend has become blurred in the last decade, due to several factors and a less favorable socio-economical situation. The present Portuguese socio-economic environment, marked by a crisis setting, demands a higher attention to savings behavior in order to stimulate it. Therefore, it is important to understand the key variables that are in its origin, either for economists as for policy makers. In this study, a sample of 835 Portuguese was used to research how saving motives are related to savings behavior in Portugal. The results indicate that saving motives are interconnected with the financial management ability per- ception, with the household budget and with savings’ frequency of the households.Instituto Superior de GestãoRCIPLAntunes, Ana CristinaCalado, João Paulo Tomé2023-10-25T14:42:05Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16583porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-01T02:15:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16583Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:16.866480Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diz-me porque poupas, dir-te-ei como te comportas: uma análise das motivações e dos comportamentos de poupança em Portugal |
title |
Diz-me porque poupas, dir-te-ei como te comportas: uma análise das motivações e dos comportamentos de poupança em Portugal |
spellingShingle |
Diz-me porque poupas, dir-te-ei como te comportas: uma análise das motivações e dos comportamentos de poupança em Portugal Antunes, Ana Cristina Poupança Comportamento dos consumidores Gestão financeira Savings Consumer behaviour Financial management |
title_short |
Diz-me porque poupas, dir-te-ei como te comportas: uma análise das motivações e dos comportamentos de poupança em Portugal |
title_full |
Diz-me porque poupas, dir-te-ei como te comportas: uma análise das motivações e dos comportamentos de poupança em Portugal |
title_fullStr |
Diz-me porque poupas, dir-te-ei como te comportas: uma análise das motivações e dos comportamentos de poupança em Portugal |
title_full_unstemmed |
Diz-me porque poupas, dir-te-ei como te comportas: uma análise das motivações e dos comportamentos de poupança em Portugal |
title_sort |
Diz-me porque poupas, dir-te-ei como te comportas: uma análise das motivações e dos comportamentos de poupança em Portugal |
author |
Antunes, Ana Cristina |
author_facet |
Antunes, Ana Cristina Calado, João Paulo Tomé |
author_role |
author |
author2 |
Calado, João Paulo Tomé |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Ana Cristina Calado, João Paulo Tomé |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poupança Comportamento dos consumidores Gestão financeira Savings Consumer behaviour Financial management |
topic |
Poupança Comportamento dos consumidores Gestão financeira Savings Consumer behaviour Financial management |
description |
Embora Portugal seja um país onde tradicionalmente se mantinham elevados níveis de poupança, essa tendência esbateu-se na década passada, fruto de factores diversos e de uma realidade sócio-económica menos favorável. Todavia, na presente conjuntura económica reveste-se de particular importância a adopção de compor- tamentos de poupança. É, por isso, necessário compreender claramente os factores que estão na sua origem. Neste estudo, que envolveu uma amostra de 835 portugueses, procurámos investigar a relação entre as motivações de poupança e os comportamentos de poupança dos portugueses. Os resultados indicam que as motivações de pou- pança estão relacionadas com a percepção da capacidade de gestão financeira, com a elaboração de um orçamento familiar e com a frequência de poupança dos agregados familiares em Portugal. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2023-10-25T14:42:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/16583 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/16583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134144674922496 |