Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Jenifer Moreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14622
Resumo: O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Este relatório apresenta todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano 2017/2018, em forma de carácter reflexivo e crítico. No primeiro capítulo encontra-se a caracterização e contextualização das instituições onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada: a Escola Básica de São Tomé (1º Ciclo) e a Escola Básica Augusto Gil (2º Ciclo). Serão explicados os contextos em que estas duas escolas se inserem, bem como a caracterização das turmas e os recursos disponíveis. O segundo capítulo está escrito numa narrativa pessoal e engloba uma reflexão da minha experiência de ensino e aprendizagem, com todas as minhas escolhas, opções, motivações, dificuldades e estratégias utilizadas ao longo do ano enquanto professora estagiária. Por último, o terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação, tendo como tema “A influência dos manuais escolares no repertório musical utilizado pelos professores de Educação Musical de 2º Ciclo”.
id RCAP_bb989dcb5fb510cb76d4dd8942e012c9
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14622
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioA influência dos manuais escolares no repertório musical utilizado pelos professores nas aulas de Educação Musical do 2º CicloEducação musicalPrática de Ensino SupervisionadaRepertório musicalManuais escolaresMusic EducationSupervised Teaching PracticeMusical repertoireSchool textbooksDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Este relatório apresenta todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano 2017/2018, em forma de carácter reflexivo e crítico. No primeiro capítulo encontra-se a caracterização e contextualização das instituições onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada: a Escola Básica de São Tomé (1º Ciclo) e a Escola Básica Augusto Gil (2º Ciclo). Serão explicados os contextos em que estas duas escolas se inserem, bem como a caracterização das turmas e os recursos disponíveis. O segundo capítulo está escrito numa narrativa pessoal e engloba uma reflexão da minha experiência de ensino e aprendizagem, com todas as minhas escolhas, opções, motivações, dificuldades e estratégias utilizadas ao longo do ano enquanto professora estagiária. Por último, o terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação, tendo como tema “A influência dos manuais escolares no repertório musical utilizado pelos professores de Educação Musical de 2º Ciclo”.This Internship Report was written as part of the course Supervised Teaching Practice from the Master Degree in Teaching in Musical Education by the Education School of the Polytechnical Institute of Porto. This report presents all the work developed throughout the school year of 2017/18 as part of a critical reflection. The first chapter presents the characterization and contextualization of the institutions where the Supervised Teaching Practice took place: Sao Tome Primary School and Augusto Gil Elementary School. It will be explained the contexts in which these two institutions are inserted, as well as the characterization of the classes and the resources available. The second chapter is written on behalf of a personal account and includes a reflection of my teaching and learning experiences, with all my options, obstacles, motivations and strategies used throughout the year as a trainee teacher. Finally, the third chapter is dedicated to the research project, with the topic "The influence of school textbooks on the musical repertoire used by Elementary Musical Education teachers.”Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBoal-Palheiros, GraçaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMartins, Jenifer Moreira2019-09-16T14:07:00Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14622TID:202284492porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:26.579288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
A influência dos manuais escolares no repertório musical utilizado pelos professores nas aulas de Educação Musical do 2º Ciclo
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Martins, Jenifer Moreira
Educação musical
Prática de Ensino Supervisionada
Repertório musical
Manuais escolares
Music Education
Supervised Teaching Practice
Musical repertoire
School textbooks
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Martins, Jenifer Moreira
author_facet Martins, Jenifer Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boal-Palheiros, Graça
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Jenifer Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Prática de Ensino Supervisionada
Repertório musical
Manuais escolares
Music Education
Supervised Teaching Practice
Musical repertoire
School textbooks
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação musical
Prática de Ensino Supervisionada
Repertório musical
Manuais escolares
Music Education
Supervised Teaching Practice
Musical repertoire
School textbooks
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Este relatório apresenta todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano 2017/2018, em forma de carácter reflexivo e crítico. No primeiro capítulo encontra-se a caracterização e contextualização das instituições onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada: a Escola Básica de São Tomé (1º Ciclo) e a Escola Básica Augusto Gil (2º Ciclo). Serão explicados os contextos em que estas duas escolas se inserem, bem como a caracterização das turmas e os recursos disponíveis. O segundo capítulo está escrito numa narrativa pessoal e engloba uma reflexão da minha experiência de ensino e aprendizagem, com todas as minhas escolhas, opções, motivações, dificuldades e estratégias utilizadas ao longo do ano enquanto professora estagiária. Por último, o terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação, tendo como tema “A influência dos manuais escolares no repertório musical utilizado pelos professores de Educação Musical de 2º Ciclo”.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-09-16T14:07:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14622
TID:202284492
url http://hdl.handle.net/10400.22/14622
identifier_str_mv TID:202284492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131436616253440