Saber cooperar para saber aprender: contributos da aprendizagem cooperativa na promoção de competências sociais e no sucesso educativo através do desenvolvimento de um projeto curricular integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diana Catarina Oliveira da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38214
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Saber cooperar para saber aprender: contributos da aprendizagem cooperativa na promoção de competências sociais e no sucesso educativo através do desenvolvimento de um projeto curricular integradoAprendizagem cooperativaCompetências sociaisSucesso educativoProjeto curricular integradoCooperative learningSocial skillsEducational successIntegrated curriculum projectCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoCom base numa metodologia de investigação-ação e numa abordagem ao trabalho cooperativo, o presente relatório apresenta o projeto de investigação e intervenção pedagógica desenvolvido num grupo de crianças do 1.º ano de escolaridade, do 1.º ciclo, ao longo da Prática de Ensino Supervisionado II, inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ostenta como principal objetivo averiguar o impacto da Aprendizagem Cooperativa na promoção de Competências Sociais e no Sucesso Educativo. As razões que levaram à formulação desta investigação foram selecionadas e justificadas a partir de elementos pertinentes observados no contexto educativo. Por um lado, deveram-se à carência de hábitos de trabalho de grupo, e, por outro lado, à reduzida manifestação e sustentabilidade de competências sociais relacionadas com a cooperação, colaboração, compreensão, entreajuda e respeito, que na sua ausência ou falta de sistematização geravam situações de desordem e conflito interpessoal entre as crianças. Com efeito, foram aplicados alguns métodos de Aprendizagem Cooperativa sugeridos por Lopes e Silva (2009), já que os autores defendem que a sua aplicação em educação formal, permite uma evolução do processo de ensino-aprendizagem e do desenvolvimento pessoal e social da criança. De frisar ainda que a base das intervenções realizadas tiveram o seu enquadramento na construção, desenvolvimento e avaliação de um Projeto Curricular Integrado, que se caracteriza por ser uma ferramenta curricular que pressupõe um papel ativo, por parte dos alunos, na construção do conhecimento escolar. Tal como é fundamental na investigação-ação, foram sobretudo utilizadas técnicas qualitativas para a recolha de dados que possibilitaram um diagnóstico e conhecimento mais aprofundado acerca da turma. A principal foi a observação participante, que foi sendo complementada com base em notas de campo, produções das crianças, fotografias e gravações áudio. O tratamento dos dados obtidos foi também complementado de forma quantitativa, recorrendo-se a tabelas de observação e autoavaliação dos alunos sobre o seu desempenho no seio dos grupos de trabalho. À luz das evidências expostas, apesar de ter sido implementado num período de tempo considerado restrito, o trabalho desenvolvido apresentou um impacto positivo, na medida em que os resultados obtidos demonstram-nos uma gradual evolução na aquisição de competências sociais nas crianças. Paralelamente, verificou-se que à medida que progrediam ao nível dessas competências sociais, também se tornavam mais eficientes nos processos e nos resultados dos trabalhos propostos, levando, assim, ao sucesso educativo.Based on a methodology of action-research and in an approach to the cooperative work, this report features a project of investigation and pedagogical intervention developed in a group of children in the first grade, first phase, along the Supervised Teaching Practise II, inserted in the syllabus of a Master’s Degree in Pre-School Education and First Phase Teaching of Primary School. It sports as main objective investigate the impact of Cooperative Learning in promoting Social Skills and Educational Success. The reasons that led to the formulation of this investigation were selected and substantiated from relevant elements observed in the educational context. On the one hand, it is due to a lack of group work habits and on the other hand, to the reduced expression and sustainability social skills related to cooperation, collaboration, comprehension, mutual aid and respect, that in his absence or lack of systematization generated situations of disorder and interpersonal conflict between the children. With effect some methods of Cooperative Learning sugested by Lopes e Silva (2009) were applied, as the authors defend that their application in formal education allows an evolution in the process of teaching – learning and of the personal and social development of the child. To emphasize, the base of performed interventions had their framework in the construction, development and evaluation of a Integrated Curriculum Project, characterized by a curricular tool that assumes an active role, by students, in the building of school knowledge. As it is critical in action – research, qualitative techniques were mainly used for data collection that allowed a deeper diagnosis and knowledge about the class. The main one was participative observation, which was complemented with field notes, children’s productions, photographs and audio recordings. The processing of data obtained was supplemented in a quantitative manner, using observation charts and self-assessment of students about their performance within the working groups. In light of the evidence exposed, in spite of being implemented in a period of time considered brief, there was a positive impact in the work developed, to the extent that the results obtained show us a gradual evolution in the acquisition of social skills in children. At the same time, it was found that as they progressed in those social skills, they also became more efficient in the processes and results of proposed work, thus leading to educational success.Silva, Carlos M.Universidade do MinhoSilva, Diana Catarina Oliveira da20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38214por201514206info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:04.674835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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