Importância da supervisão e da inspecção no âmbito do projecto EAAE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Maria de Lurdes Rosa dos Santos Ribeiro de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1325
Resumo: As actividades desenvolvidas pela Inspecção-Geral da Educação encontram-se directamente relacionadas com os diferentes contextos da política educacional. No final da década de 80, do século XX, com a entrada em vigor do novo regime jurídico de autonomia das escolas básicas e secundárias e a transformação da Inspecção de Ensino em Inspecção da Educação, emerge a acção de regulação da educação pela via da avaliação, em paralelo com o tradicional controlo da conformidade normativa. Recorrendo ao estudo de caso para analisar e interpretar o modelo de abordagem utilizado pela IGE na implementação da actividade Aferição da Efectividade da Auto-Avaliação das Escolas, concluímos que o projecto apresenta predominantemente características de supervisão, tendo contribuído para o desenvolvimento de uma cultura de aperfeiçoamento institucional focalizado e estratégico. A Escola onde foi realizado o presente estudo investiu na prossecução de uma cultura de qualidade, exigência e responsabilidade, mediante uma atitude crítica de auto-questionamento, visando o incremento da qualidade dos processos e dos resultados. ABSTRACT: The activities carried out by the General Inspection of Education (IGE) are strictly connected to several educational policies. At the end of the 80’s (20th century), when it came into force the new juridical regulation of autonomy for elementary and secondary school and the replacement of Teaching Inspection by Inspection of Education, it emerged a new education regulatory action using evaluation in parallel to the traditional control of the regulatory compliance. A case-study is used to analyse and interpreter the IGE approach that put into practice an activity named Gauging the Effectiveness of School Self-Evaluation. We have concluded that it presents characteristics mainly related to supervision, which contribute to the development of a culture searching for focalised and strategic institutional perfection. The school, where this study took place, invested in attaining a culture of quality, demanding and responsibility through a critical attitude of self- questioning, aiming at the increase of the quality in the procedures and results.
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