Os Social Media como Vantagem Competitiva: O Caso de Empresas B2B

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Waydman Pinto da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/14017
Resumo: Os Social media (SM) estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e seu uso acabou por se expandir para o ambiente corporativo. Além da comunicação cliente e consumidor os SM também estão sendo muito utilizados no contexto Business to Business. Essas empresas usam as aplicações de social media para comunicação, relaciomento com clientes e para atividades relacionadas a venda. Considerando que a maioria dos estudos sobre os SM abordam mais o mercado Business to Consumer, este estudo tem como objetivo compreender como o uso dos SM pode potenciar a vantagem competitiva das empresas B2B. Além disso este estudo discute como os SM melhoram a comunicação e relacionamento com o cliente, busca entender os benefícios e eficácia nos negócios após o uso dos SM e se existe aumento nas vendas com o seu uso. Para alcançar tal objetivo foi utilizado como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada em que foram entrevistados seis gestores de empresas B2B. Os resultados evidenciaram que o uso dos SM melhoram a comunicação e relacionamento, aumentam as vendas e contribuem para a vantagem competitiva de forma sustentada. Contudo, também foram apontadas limitações que decorrem com uso dos SM como a mudança do algoritmo e necessidade de fequência nas publicações.
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