História e requalificação do cais do Carvão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5015 |
Resumo: | A Ilha da Madeira foi durante séculos um importante porto de escalas nas rotas do Atlântico, devido à sua ótima localização e situação geográfica, contribuindo neste sentido para o desenvolvimento económico e social da região. Nos últimos anos, foi pouca a atenção e dedicação dada ao Cais do Carvão, uma infraestrutura portuária para esta região insular. É incompreensível tal facto, uma vez dada a importância que este assume, dado às suas características quanto à localização em pleno oceano atlântico e à sua morfologia. Ao longo da história da Ilha da Madeira verificam-se diversos períodos, tanto de crise como de grande prosperidade no desenvolvimento da ilha, das infraestruturas portuárias e dos seus tráfegos, influenciados por fatores de ordem histórica, económica e política. Esta dissertação tem como objetivo apelar à memória esquecida de um lugar importante para o desenvolvimento económico, social e cultural da Ilha. Apelar a um novo olhar para o Cais do Carvão (antigo Cais Wilson), uma estrutura de carácter industrial, que se tornou obsoleta com o passar do tempo e com o abandono da função a que servia. Deste modo, propõe-se a elaboração de um projeto prático de reabilitação deste espaço histórico, que se encontra em ruinas, em plena cidade do Funchal e que se considera fundamental como referência à memória coletiva do lugar. Após um levantamento das necessidades da área envolvente ao Cais irá apresentar-se uma proposta que responda às necessidades dos visitantes e população local. Pretende ser uma proposta para um espaço lúdico e de lazer, e exposição da história das pecas na ilha e história do lugar. Deste modo, pretende-se a requalificação desta frente-mar, com um espaço cultural, comercial e de lazer a fim de colocar em prática os resultados da investigação no âmbito desta dissertação. |
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História e requalificação do cais do CarvãoFunchal: uma ponte para o marArquiteturaCais do CarvãoFunchalPatrimónioRequalificaçãoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::ArquiteturaA Ilha da Madeira foi durante séculos um importante porto de escalas nas rotas do Atlântico, devido à sua ótima localização e situação geográfica, contribuindo neste sentido para o desenvolvimento económico e social da região. Nos últimos anos, foi pouca a atenção e dedicação dada ao Cais do Carvão, uma infraestrutura portuária para esta região insular. É incompreensível tal facto, uma vez dada a importância que este assume, dado às suas características quanto à localização em pleno oceano atlântico e à sua morfologia. Ao longo da história da Ilha da Madeira verificam-se diversos períodos, tanto de crise como de grande prosperidade no desenvolvimento da ilha, das infraestruturas portuárias e dos seus tráfegos, influenciados por fatores de ordem histórica, económica e política. Esta dissertação tem como objetivo apelar à memória esquecida de um lugar importante para o desenvolvimento económico, social e cultural da Ilha. Apelar a um novo olhar para o Cais do Carvão (antigo Cais Wilson), uma estrutura de carácter industrial, que se tornou obsoleta com o passar do tempo e com o abandono da função a que servia. Deste modo, propõe-se a elaboração de um projeto prático de reabilitação deste espaço histórico, que se encontra em ruinas, em plena cidade do Funchal e que se considera fundamental como referência à memória coletiva do lugar. Após um levantamento das necessidades da área envolvente ao Cais irá apresentar-se uma proposta que responda às necessidades dos visitantes e população local. Pretende ser uma proposta para um espaço lúdico e de lazer, e exposição da história das pecas na ilha e história do lugar. Deste modo, pretende-se a requalificação desta frente-mar, com um espaço cultural, comercial e de lazer a fim de colocar em prática os resultados da investigação no âmbito desta dissertação.For centuries Madeira Island has been an important call port in the Atlantic Ocean, due to its privileged location and geographic position, thus contributing to the economic and social development of the region. In the last few years, insufficient attention and dedication has been given to Cais do Carvão, a port infrastructure of this island region. This is truly incomprehensible on account of its features, namely the site setting in the Atlantic Ocean and its morphology, which should grant it great consideration. In the history of Madeira Island, there were several time periods, both of crisis and prosperity, when the port infrastructures and their traffic were influenced by historical, economic and political factors. The following dissertation intends to call the well-deserved attention to the significance of this site to the economic, social and cultural development of the island. It aims to shed a new light on Cais do Carvão (former Cais Wilson), and industrial structure, that has become obsolete over time and after it served its purpose. Therefore, a practical hands-on project is proposed to rehabilitate this historical site, amidst the city of Funchal, in ruins, because it is crucial as a reference to the collective memory of the place. After a complete needs assessment of the surrounding area of the pier (Cais do Carvão), a proposal that meets the necessities of visitors and local population is presented. The goal is to allow this site to take on a leisure role, and to exhibit the history behind the pieces and their contribution to the history of the site and of the island. Thus, it is proposed the requalification of this sea front as a cultural, commercial and leisure area in order to put into practice the results of the research in this dissertation.Henriques, Susana Maria Tavares dos SantosuBibliorumAbreu, Sara Mónica Diniz2018-07-12T16:35:58Z2015-6-52015-07-142015-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5015TID:201638452porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:42:31Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:01.203800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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