Avaliação de competências relacionadas com a literacia de informação de estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kanitar, Fatima Passos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Loureiro, Maria João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26653
Resumo: A investigação que orienta este trabalho analisou competências de pesquisa, seleção e tratamento de informação científica, com recurso às TIC, entre estudantes da Universidade de Aveiro. Aplicou-se um questionário, no qual parte dos seus resultados é mostrada, em especial, os que dizem respeito ao uso das TIC no contexto de informação científica e às necessidades de formação desses estudantes nesse domínio. Pela técnica de estatística descritiva, ficou evidenciado não só que a maior parte dos estudantes indica saber utilizar ferramentas digitais, assim como têm a percepção de possuir essas competências. Contudo, há dificuldade perante atividades que demandam essa literacia. Dados deste e de outros estudos apontam a necessidade de inclusão dessa matéria no currículo.
id RCAP_bd4d3f0c7f4080d6f93417e42a57311d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/26653
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação de competências relacionadas com a literacia de informação de estudantes do ensino superiorAvaliaçãoCompetênciasLiteracia de informaçãoTecnologias da Informação e ComunicaçãoPós-graduaçãoA investigação que orienta este trabalho analisou competências de pesquisa, seleção e tratamento de informação científica, com recurso às TIC, entre estudantes da Universidade de Aveiro. Aplicou-se um questionário, no qual parte dos seus resultados é mostrada, em especial, os que dizem respeito ao uso das TIC no contexto de informação científica e às necessidades de formação desses estudantes nesse domínio. Pela técnica de estatística descritiva, ficou evidenciado não só que a maior parte dos estudantes indica saber utilizar ferramentas digitais, assim como têm a percepção de possuir essas competências. Contudo, há dificuldade perante atividades que demandam essa literacia. Dados deste e de outros estudos apontam a necessidade de inclusão dessa matéria no currículo.The research that guides this work analysed skills of searching, selecting and treating scientific information, using ICT, among students of the Aveiro University. A questionnaire was applied and part of its results are shown, as an objective of this article, especially those related to the use of ICT in the context of scientific information, and to the needs of those students’ training in this context. By descriptive statistics technique it was evident that most of the students indicates knowing how to use digital tools as they have the perception of possessing those skills; however, there is difficulty in activities that demand that literacy. Data of that and other studies indicate the need of inclusion of this matter in the curriculum.La investigación que guía este trabajo analizó las competencias de investigación, selección y tratamiento de la información científica, utilizando las TIC, entre los estudiantes de la Universidad de Aveiro. Se aplicó un cuestionario y se muestra parte de sus resultados, como objetivo de este artículo, especialmente los relacionados con el uso de las TIC en el contexto de la información científica y las necesidades de la formación de esos estudiantes en ese dominio. Por la técnica de estadística descriptiva fue evidenciado que la mayor parte de los estudiantes no sólo indica saber usar las herramientas digitales sino que tienen la percepción de poseer esas competencias. Sin embargo, hay dificultad en actividades que necesitan esa alfabetización. Los datos de este y de otros estudios indican la necesidad de incluir ese tema en el plan de estudios.PUC-Rio2019-10-02T11:03:07Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26653por1809-3760Kanitar, Fatima PassosLoureiro, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:51:38Zoai:ria.ua.pt:10773/26653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:35.518093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de competências relacionadas com a literacia de informação de estudantes do ensino superior
title Avaliação de competências relacionadas com a literacia de informação de estudantes do ensino superior
spellingShingle Avaliação de competências relacionadas com a literacia de informação de estudantes do ensino superior
Kanitar, Fatima Passos
Avaliação
Competências
Literacia de informação
Tecnologias da Informação e Comunicação
Pós-graduação
title_short Avaliação de competências relacionadas com a literacia de informação de estudantes do ensino superior
title_full Avaliação de competências relacionadas com a literacia de informação de estudantes do ensino superior
title_fullStr Avaliação de competências relacionadas com a literacia de informação de estudantes do ensino superior
title_full_unstemmed Avaliação de competências relacionadas com a literacia de informação de estudantes do ensino superior
title_sort Avaliação de competências relacionadas com a literacia de informação de estudantes do ensino superior
author Kanitar, Fatima Passos
author_facet Kanitar, Fatima Passos
Loureiro, Maria João
author_role author
author2 Loureiro, Maria João
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kanitar, Fatima Passos
Loureiro, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Competências
Literacia de informação
Tecnologias da Informação e Comunicação
Pós-graduação
topic Avaliação
Competências
Literacia de informação
Tecnologias da Informação e Comunicação
Pós-graduação
description A investigação que orienta este trabalho analisou competências de pesquisa, seleção e tratamento de informação científica, com recurso às TIC, entre estudantes da Universidade de Aveiro. Aplicou-se um questionário, no qual parte dos seus resultados é mostrada, em especial, os que dizem respeito ao uso das TIC no contexto de informação científica e às necessidades de formação desses estudantes nesse domínio. Pela técnica de estatística descritiva, ficou evidenciado não só que a maior parte dos estudantes indica saber utilizar ferramentas digitais, assim como têm a percepção de possuir essas competências. Contudo, há dificuldade perante atividades que demandam essa literacia. Dados deste e de outros estudos apontam a necessidade de inclusão dessa matéria no currículo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-10-02T11:03:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/26653
url http://hdl.handle.net/10773/26653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1809-3760
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Rio
publisher.none.fl_str_mv PUC-Rio
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137651071123456