Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Remígio, Ana Rita Portugal
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16179
Resumo: Tendo em conta a sociedade na qual nos encontramos atualmente, surge a necessidade da formação de profissionais aptos para oferecer uma resposta aos desafios que a educação implica. Neste sentido, um profissional de educação devera fomentar o desenvolvimento de cidadãos críticos, que sejam capazes de desempenhar um papel ativo na sociedade. Seguindo este pensamento, o presente relatório tem como objetivo fundamentar a Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida em contexto de Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim, importa referir que todo o percurso formativo potenciou momentos de formação pessoal, uma vez que foram criadas oportunidades de aquisição de conhecimentos fundamentais para uma ação educativa consciente, sendo que a Prática Educativa ocorreu em díade de formação, propiciando assim a aquisição conjunta de conhecimento, favorecendo também o trabalho colaborativo. Todo o processo formativo foi sustentado por constructos teóricos e pelos ideais do paradigma socioconstrutivista, imprescindíveis para uma prática sustentada. Assim, é fundamental que na educação seja adotada uma postura crítica e reflexiva, e como tal, a metodologia de Investigação-ação desempenhou um papel preponderante na ação educativa, possibilitando assim a realização de planificações com intencionalidade educativa. Ainda, será apresentado neste relatório, o modo como foram concretizados alguns desafios no decorrer da PES, quer em contexto de Ensino Presencial, quer em contexto de Ensino à Distância. Posto isto, o presente documento retrata o percurso experienciado na PES, sobressaindo a construção de um perfil duplo.
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