Modelos de negócios para a internet das coisas baseados em big data : Muzzley, um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Pedro Miguel Ferreira de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/17375
Resumo: Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Knowledge Management and Business Intelligence
id RCAP_bd64cfb4e6c456ee2d4161d080b411cc
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/17375
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelos de negócios para a internet das coisas baseados em big data : Muzzley, um estudo de casoInternetInternet das CoisasMachine to MachineSoftwareBig DataAnálise dos DadosBusiness IntelligenceData MiningDissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Knowledge Management and Business IntelligenceA Internet das Coisas tal como o Big Data e a análise dos dados são dos temas mais discutidos ao querermos observar ou prever as tendências do mercado para as próximas décadas, como o volume económico, financeiro e social, pelo que será relevante perceber a importância destes temas na atualidade. Nesta dissertação será descrita a origem da Internet das Coisas, a sua definição (por vezes confundida com o termo Machine to Machine, redes interligadas de máquinas controladas e monitorizadas remotamente e que possibilitam a troca de dados (Bahga e Madisetti 2014)), o seu ecossistema que envolve a tecnologia, software, dispositivos, aplicações, a infra-estrutura envolvente, e ainda os aspetos relacionados com a segurança, privacidade e modelos de negócios da Internet das Coisas. Pretende-se igualmente explicar cada um dos “Vs” associados ao Big Data: Velocidade, Volume, Variedade e Veracidade, a importância da Business Inteligence e do Data Mining, destacando-se algumas técnicas utilizadas de modo a transformar o volume dos dados em conhecimento para as empresas. Um dos objetivos deste trabalho é a análise das áreas de IoT, modelos de negócio e as implicações do Big Data e da análise de dados como elementos chave para a dinamização do negócio de uma empresa nesta área. O mercado da Internet of Things tem vindo a ganhar dimensão, fruto da Internet e da tecnologia. Devido à importância destes dois recursos e á falta de estudos em Portugal neste campo, com esta dissertação, sustentada na metodologia do “Estudo do Caso”, pretende-se dar a conhecer a experiência portuguesa no mercado da Internet das Coisas. Visa-se assim perceber quais os mecanismos utilizados para trabalhar os dados, a metodologia, sua importância, que consequências trazem para o modelo de negócio e quais as decisões tomadas com base nesses mesmos dados. Este estudo tem ainda como objetivo incentivar empresas portuguesas que estejam neste mercado ou que nele pretendam aceder, a adoptarem estratégias, mecanismos e ferramentas concretas no que diz respeito ao Big Data e análise dos dados.Santos, Vitor Manuel Pereira Duarte dosRUNMatos, Pedro Miguel Ferreira de2016-05-20T13:48:52Z2015-12-182015-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/17375TID:201101688porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:21:34Zoai:run.unl.pt:10362/17375Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:21:34Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de negócios para a internet das coisas baseados em big data : Muzzley, um estudo de caso
title Modelos de negócios para a internet das coisas baseados em big data : Muzzley, um estudo de caso
spellingShingle Modelos de negócios para a internet das coisas baseados em big data : Muzzley, um estudo de caso
Matos, Pedro Miguel Ferreira de
Internet
Internet das Coisas
Machine to Machine
Software
Big Data
Análise dos Dados
Business Intelligence
Data Mining
title_short Modelos de negócios para a internet das coisas baseados em big data : Muzzley, um estudo de caso
title_full Modelos de negócios para a internet das coisas baseados em big data : Muzzley, um estudo de caso
title_fullStr Modelos de negócios para a internet das coisas baseados em big data : Muzzley, um estudo de caso
title_full_unstemmed Modelos de negócios para a internet das coisas baseados em big data : Muzzley, um estudo de caso
title_sort Modelos de negócios para a internet das coisas baseados em big data : Muzzley, um estudo de caso
author Matos, Pedro Miguel Ferreira de
author_facet Matos, Pedro Miguel Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Vitor Manuel Pereira Duarte dos
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Pedro Miguel Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Internet das Coisas
Machine to Machine
Software
Big Data
Análise dos Dados
Business Intelligence
Data Mining
topic Internet
Internet das Coisas
Machine to Machine
Software
Big Data
Análise dos Dados
Business Intelligence
Data Mining
description Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Knowledge Management and Business Intelligence
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
2015-12-18T00:00:00Z
2016-05-20T13:48:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/17375
TID:201101688
url http://hdl.handle.net/10362/17375
identifier_str_mv TID:201101688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545556016234496