Percursos na composição : a influência de figuras de referência na motivação para a frequência das disciplinas de análise e técnicas de composição e de história da cultura e das artes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Isabel Maria Pereira Barata da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28899
Resumo: Este Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) teve como objetivo fomentar a motivação e o planeamento de perspetivas futuras nas turmas das disciplinas de Análise e Técnicas de Composição (ATC) e de História da Cultura e das Artes (HCA), do Curso Secundário da Escola de Música de Perosinho, do Ensino Artístico Especializado de Música. Estudos apontam que a motivação pode ser definida como um processo pelo qual o comportamento orientado por metas é estimulado, e que a música tem impacto na construção de projetos de vida. Considerando este aporte teórico, convidaram-se quatro compositores para realizar um ciclo de palestras: Nuno Peixoto de Pinho, David Miguel, Fernando C. Lapa, e Eugénio Amorim. A recolha de dados realizou-se antes e depois do ciclo de palestras através de inquéritos por questionário, posteriormente analisados e comparados. Os resultados indicam que as palestras dadas por compositores conduziram a um aumento do grau de motivação geral, ainda que com exceções, que sugerem novas linhas de investigação, bem como a um aumento da perceção da importância de ATC e HCA para a prática instrumental. A intervenção dos oradores causou, globalmente, um aumento da motivação para o esboço de perspetivas de futuro, bem como uma subida da motivação para refletir sobre o lugar a dar à música no futuro. Foi possível, através da realização do ciclo de palestras com compositores, possibilitar nos alunos uma melhoria da motivação no geral.
id RCAP_bd79a67b7631ffc638c7670418805f53
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28899
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percursos na composição : a influência de figuras de referência na motivação para a frequência das disciplinas de análise e técnicas de composição e de história da cultura e das artesMúsicaMotivaçãoAnálise e técnicas de composiçãoHistória da Cultura e das ArtesDesenvolvimento Positivo dos Jovens (DPJ)MusicMotivationAnalysis and composition techniquesHistory of Culture and ArtsPositive Youth Development (PYD)Domínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEste Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) teve como objetivo fomentar a motivação e o planeamento de perspetivas futuras nas turmas das disciplinas de Análise e Técnicas de Composição (ATC) e de História da Cultura e das Artes (HCA), do Curso Secundário da Escola de Música de Perosinho, do Ensino Artístico Especializado de Música. Estudos apontam que a motivação pode ser definida como um processo pelo qual o comportamento orientado por metas é estimulado, e que a música tem impacto na construção de projetos de vida. Considerando este aporte teórico, convidaram-se quatro compositores para realizar um ciclo de palestras: Nuno Peixoto de Pinho, David Miguel, Fernando C. Lapa, e Eugénio Amorim. A recolha de dados realizou-se antes e depois do ciclo de palestras através de inquéritos por questionário, posteriormente analisados e comparados. Os resultados indicam que as palestras dadas por compositores conduziram a um aumento do grau de motivação geral, ainda que com exceções, que sugerem novas linhas de investigação, bem como a um aumento da perceção da importância de ATC e HCA para a prática instrumental. A intervenção dos oradores causou, globalmente, um aumento da motivação para o esboço de perspetivas de futuro, bem como uma subida da motivação para refletir sobre o lugar a dar à música no futuro. Foi possível, através da realização do ciclo de palestras com compositores, possibilitar nos alunos uma melhoria da motivação no geral.This Pedagogical Intervention Project (PIP) had as a goal to foster motivation as well as the planning of life expectations in the classes of Analysis and Composition Techniques (ACT) and History of Culture and Arts (HCA), of the Secondary Course of Perosinho Music School, of the Specialized Artistic Music Education. Studies show that motivation can be defined as a process by which goal oriented behavior is stimulated, and that music has impact of in the creation of life projects. In the light of this theoretical background, four composers were invited to participate in a series of lectures: Nuno Peixoto de Pinho, David Miguel, Fernando C. Lapa, and Eugénio Amorim. Data was collected before and after the series of lectures through a questionnaire survey, and then analysed and compared. Results show that the lectures given by the composers led to an increase of the general motivation, although with exceptions, which suggest further research lines, as well as an increase of the perception of the importance of ACT and HCA for instrument practice. The participation of the speakers caused, overall, an increase of the motivation for the outline of expectations for the future, as well as an increase of the motivation to think about which context to give to music in the future. It was possible, on the whole, through the implementation of the series of lectures with composers, to enable in the students an improvement of motivation.Silva, Nuno Luís Caçote daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRocha, Isabel Maria Pereira Barata da2019-12-02T12:25:04Z2019-07-2220192019-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28899TID:202296679porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:08.735580Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percursos na composição : a influência de figuras de referência na motivação para a frequência das disciplinas de análise e técnicas de composição e de história da cultura e das artes
title Percursos na composição : a influência de figuras de referência na motivação para a frequência das disciplinas de análise e técnicas de composição e de história da cultura e das artes
spellingShingle Percursos na composição : a influência de figuras de referência na motivação para a frequência das disciplinas de análise e técnicas de composição e de história da cultura e das artes
Rocha, Isabel Maria Pereira Barata da
Música
Motivação
Análise e técnicas de composição
História da Cultura e das Artes
Desenvolvimento Positivo dos Jovens (DPJ)
Music
Motivation
Analysis and composition techniques
History of Culture and Arts
Positive Youth Development (PYD)
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Percursos na composição : a influência de figuras de referência na motivação para a frequência das disciplinas de análise e técnicas de composição e de história da cultura e das artes
title_full Percursos na composição : a influência de figuras de referência na motivação para a frequência das disciplinas de análise e técnicas de composição e de história da cultura e das artes
title_fullStr Percursos na composição : a influência de figuras de referência na motivação para a frequência das disciplinas de análise e técnicas de composição e de história da cultura e das artes
title_full_unstemmed Percursos na composição : a influência de figuras de referência na motivação para a frequência das disciplinas de análise e técnicas de composição e de história da cultura e das artes
title_sort Percursos na composição : a influência de figuras de referência na motivação para a frequência das disciplinas de análise e técnicas de composição e de história da cultura e das artes
author Rocha, Isabel Maria Pereira Barata da
author_facet Rocha, Isabel Maria Pereira Barata da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Nuno Luís Caçote da
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Isabel Maria Pereira Barata da
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Motivação
Análise e técnicas de composição
História da Cultura e das Artes
Desenvolvimento Positivo dos Jovens (DPJ)
Music
Motivation
Analysis and composition techniques
History of Culture and Arts
Positive Youth Development (PYD)
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Música
Motivação
Análise e técnicas de composição
História da Cultura e das Artes
Desenvolvimento Positivo dos Jovens (DPJ)
Music
Motivation
Analysis and composition techniques
History of Culture and Arts
Positive Youth Development (PYD)
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Este Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) teve como objetivo fomentar a motivação e o planeamento de perspetivas futuras nas turmas das disciplinas de Análise e Técnicas de Composição (ATC) e de História da Cultura e das Artes (HCA), do Curso Secundário da Escola de Música de Perosinho, do Ensino Artístico Especializado de Música. Estudos apontam que a motivação pode ser definida como um processo pelo qual o comportamento orientado por metas é estimulado, e que a música tem impacto na construção de projetos de vida. Considerando este aporte teórico, convidaram-se quatro compositores para realizar um ciclo de palestras: Nuno Peixoto de Pinho, David Miguel, Fernando C. Lapa, e Eugénio Amorim. A recolha de dados realizou-se antes e depois do ciclo de palestras através de inquéritos por questionário, posteriormente analisados e comparados. Os resultados indicam que as palestras dadas por compositores conduziram a um aumento do grau de motivação geral, ainda que com exceções, que sugerem novas linhas de investigação, bem como a um aumento da perceção da importância de ATC e HCA para a prática instrumental. A intervenção dos oradores causou, globalmente, um aumento da motivação para o esboço de perspetivas de futuro, bem como uma subida da motivação para refletir sobre o lugar a dar à música no futuro. Foi possível, através da realização do ciclo de palestras com compositores, possibilitar nos alunos uma melhoria da motivação no geral.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-02T12:25:04Z
2019-07-22
2019
2019-07-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/28899
TID:202296679
url http://hdl.handle.net/10400.14/28899
identifier_str_mv TID:202296679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131939035152384