Adaptabilidade de carreira: eficácia da intervenção vocacional em diferentes anos letivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/67656 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
id |
RCAP_bdee41e8ccc2705687ce5b5a90c0864d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67656 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Adaptabilidade de carreira: eficácia da intervenção vocacional em diferentes anos letivosCareer adaptability: effectiveness of vocational intervention in different school yearsAdaptabilidade de carreiraAdolescentesAlterações contextuaisIntervenção vocacionalCareer adaptabilityAdolescentsContextual changesVocational interventionCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaA investigação indica que a intervenção vocacional é uma ferramenta útil ao desenvolvimento de adaptabilidade de carreira. O programa de intervenção vocacional “Eu Pertenço ao Meu Futuro!”, na modalidade de consulta psicológica vocacional breve e estruturada, pretende auxiliar jovens portugueses do nono ano, e respetivas famílias, numa tomada de decisão de carreira escolar. Segundo a literatura, o programa influencia positivamente a adaptabilidade de carreira dos jovens. Contudo, sabe-se pouco sobre a sua eficácia perante alterações do contexto socioeducativo. Neste estudo, analisa-se a eficácia do programa em dois anos letivos distintos, consecutivos (2015/16, 2016/17), que correspondem a alterações governamentais e das políticas educativas, com impacto no contexto escolar. Participaram 2376 alunos de ambos os sexos [1201 (50.5%) rapazes, com idades entre os 12 e os 18 anos], a frequentar escolas do noroeste do País, distribuídos por grupo de intervenção (2015/16, n = 693; 2016/17, n=445) e comparativo (2015/16, n = 543; 2016/17, n=273). Os participantes responderam à Escala sobre Adaptabilidade, num pré e pós-teste, com um intervalo de 7 semanas entre momentos. Os resultados de uma MANOVA indicam que a intervenção influenciou positivamente a adaptabilidade dos alunos, e que o programa é sensível a alterações contextuais, atingindo melhores resultados em 2016/17.Research indicates that career interventions are useful for the development of career adaptability. The brief and structured career counselling program "Eu Pertenço ao Meu Futuro!", aims to help Portuguese students of the ninth year, and their families, in making an academic career decision. According to the literature, the program positively influences adolescents career adaptability. However, overcome possible changes in socio-educational context is unknown. In this study, the efficacy of the program is analysed in two different consecutive years (2015/16, 2016/17), which correspond to changes in government and educational policies, with an impact on the school context. Participants were 2376 students of both sexes [1201 (50.5%) boys, aged between 12 and 18 years old], attending schools in the northwest of the country, and distributed by an intervention group (2015/16, n = 693; 2016/17, n = 445) and a comparative group (in 2015/16, n = 543;2016/17, n = 273). The participants responded to the Adaptability Scale, in a pre and post-test, with an interval of seven weeks between the two moments. The results of a MANOVA indicate that the intervention positively influenced the career adaptability of the students, and that the program is sensitive to contextual changes, achieving better results in 2016/17.Taveira, Maria do CéuUniversidade do MinhoCarvalho, Catarina Luzia de20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/67656por202523144info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:23.685681Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptabilidade de carreira: eficácia da intervenção vocacional em diferentes anos letivos Career adaptability: effectiveness of vocational intervention in different school years |
title |
Adaptabilidade de carreira: eficácia da intervenção vocacional em diferentes anos letivos |
spellingShingle |
Adaptabilidade de carreira: eficácia da intervenção vocacional em diferentes anos letivos Carvalho, Catarina Luzia de Adaptabilidade de carreira Adolescentes Alterações contextuais Intervenção vocacional Career adaptability Adolescents Contextual changes Vocational intervention Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Adaptabilidade de carreira: eficácia da intervenção vocacional em diferentes anos letivos |
title_full |
Adaptabilidade de carreira: eficácia da intervenção vocacional em diferentes anos letivos |
title_fullStr |
Adaptabilidade de carreira: eficácia da intervenção vocacional em diferentes anos letivos |
title_full_unstemmed |
Adaptabilidade de carreira: eficácia da intervenção vocacional em diferentes anos letivos |
title_sort |
Adaptabilidade de carreira: eficácia da intervenção vocacional em diferentes anos letivos |
author |
Carvalho, Catarina Luzia de |
author_facet |
Carvalho, Catarina Luzia de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Taveira, Maria do Céu Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Catarina Luzia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adaptabilidade de carreira Adolescentes Alterações contextuais Intervenção vocacional Career adaptability Adolescents Contextual changes Vocational intervention Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Adaptabilidade de carreira Adolescentes Alterações contextuais Intervenção vocacional Career adaptability Adolescents Contextual changes Vocational intervention Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/67656 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/67656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202523144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132948654456832 |