Adaptabilidade de carreira: eficácia da intervenção vocacional em diferentes anos letivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Catarina Luzia de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/67656
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_bdee41e8ccc2705687ce5b5a90c0864d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67656
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Adaptabilidade de carreira: eficácia da intervenção vocacional em diferentes anos letivosCareer adaptability: effectiveness of vocational intervention in different school yearsAdaptabilidade de carreiraAdolescentesAlterações contextuaisIntervenção vocacionalCareer adaptabilityAdolescentsContextual changesVocational interventionCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaA investigação indica que a intervenção vocacional é uma ferramenta útil ao desenvolvimento de adaptabilidade de carreira. O programa de intervenção vocacional “Eu Pertenço ao Meu Futuro!”, na modalidade de consulta psicológica vocacional breve e estruturada, pretende auxiliar jovens portugueses do nono ano, e respetivas famílias, numa tomada de decisão de carreira escolar. Segundo a literatura, o programa influencia positivamente a adaptabilidade de carreira dos jovens. Contudo, sabe-se pouco sobre a sua eficácia perante alterações do contexto socioeducativo. Neste estudo, analisa-se a eficácia do programa em dois anos letivos distintos, consecutivos (2015/16, 2016/17), que correspondem a alterações governamentais e das políticas educativas, com impacto no contexto escolar. Participaram 2376 alunos de ambos os sexos [1201 (50.5%) rapazes, com idades entre os 12 e os 18 anos], a frequentar escolas do noroeste do País, distribuídos por grupo de intervenção (2015/16, n = 693; 2016/17, n=445) e comparativo (2015/16, n = 543; 2016/17, n=273). Os participantes responderam à Escala sobre Adaptabilidade, num pré e pós-teste, com um intervalo de 7 semanas entre momentos. Os resultados de uma MANOVA indicam que a intervenção influenciou positivamente a adaptabilidade dos alunos, e que o programa é sensível a alterações contextuais, atingindo melhores resultados em 2016/17.Research indicates that career interventions are useful for the development of career adaptability. The brief and structured career counselling program "Eu Pertenço ao Meu Futuro!", aims to help Portuguese students of the ninth year, and their families, in making an academic career decision. According to the literature, the program positively influences adolescents career adaptability. However, overcome possible changes in socio-educational context is unknown. In this study, the efficacy of the program is analysed in two different consecutive years (2015/16, 2016/17), which correspond to changes in government and educational policies, with an impact on the school context. Participants were 2376 students of both sexes [1201 (50.5%) boys, aged between 12 and 18 years old], attending schools in the northwest of the country, and distributed by an intervention group (2015/16, n = 693; 2016/17, n = 445) and a comparative group (in 2015/16, n = 543;2016/17, n = 273). The participants responded to the Adaptability Scale, in a pre and post-test, with an interval of seven weeks between the two moments. The results of a MANOVA indicate that the intervention positively influenced the career adaptability of the students, and that the program is sensitive to contextual changes, achieving better results in 2016/17.Taveira, Maria do CéuUniversidade do MinhoCarvalho, Catarina Luzia de20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/67656por202523144info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:23.685681Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Adaptabilidade de carreira: eficácia da intervenção vocacional em diferentes anos letivos
Career adaptability: effectiveness of vocational intervention in different school years
title Adaptabilidade de carreira: eficácia da intervenção vocacional em diferentes anos letivos
spellingShingle Adaptabilidade de carreira: eficácia da intervenção vocacional em diferentes anos letivos
Carvalho, Catarina Luzia de
Adaptabilidade de carreira
Adolescentes
Alterações contextuais
Intervenção vocacional
Career adaptability
Adolescents
Contextual changes
Vocational intervention
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Adaptabilidade de carreira: eficácia da intervenção vocacional em diferentes anos letivos
title_full Adaptabilidade de carreira: eficácia da intervenção vocacional em diferentes anos letivos
title_fullStr Adaptabilidade de carreira: eficácia da intervenção vocacional em diferentes anos letivos
title_full_unstemmed Adaptabilidade de carreira: eficácia da intervenção vocacional em diferentes anos letivos
title_sort Adaptabilidade de carreira: eficácia da intervenção vocacional em diferentes anos letivos
author Carvalho, Catarina Luzia de
author_facet Carvalho, Catarina Luzia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Taveira, Maria do Céu
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Catarina Luzia de
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptabilidade de carreira
Adolescentes
Alterações contextuais
Intervenção vocacional
Career adaptability
Adolescents
Contextual changes
Vocational intervention
Ciências Sociais::Psicologia
topic Adaptabilidade de carreira
Adolescentes
Alterações contextuais
Intervenção vocacional
Career adaptability
Adolescents
Contextual changes
Vocational intervention
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/67656
url http://hdl.handle.net/1822/67656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202523144
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132948654456832