Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A aprendizagem cooperativa como potenciadora do desenvolvimento de competências sociais numa turma de 2.º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/9049 |
Resumo: | O presente relatório é elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O mesmo encontra-se dividido em duas partes, correspondentes à dimensão reflexiva e à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva pretende demonstrar o meu percurso nas três valências onde realizei a PES, existindo uma reflexão dedicada a cada um dos contextos (Creche, Jardim de Infância e 1.º CEB). A dimensão investigativa refere-se ao ensaio investigativo realizado durante a PES num contexto de 1.º CEB, com uma turma do 2.º ano de escolaridade. O ensaio investigativo realizado relaciona-se com a forma como o trabalho assente nos princípios da aprendizagem cooperativa pode ser potenciador do desenvolvimento de competências sociais nos alunos. Para tal, foram recolhidos dados antes e durante a implementação de uma sequência pedagógica que envolvia o trabalho assente nos princípios de aprendizagem cooperativa. A recolha dos dados foi feita por meio de registos de autoavaliação dos alunos, heteroavaliação dos grupos, por meio de grelhas de observação utilizadas pela investigadora e através da recolha de notas de campo. Esta investigação demonstrou que o trabalho cooperativo pode ser potenciador do desenvolvimento de competências sociais, uma vez que os dados obtidos revelaram uma melhoria gradual destas mesmas competências ao longo das quatro sessões realizadas. |
id |
RCAP_bdf07b4b6fce45bd6a952cebae1b5db4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9049 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A aprendizagem cooperativa como potenciadora do desenvolvimento de competências sociais numa turma de 2.º anoAprendizagem cooperativaEnsino básico do 1.º Ciclocompetências sociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório é elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O mesmo encontra-se dividido em duas partes, correspondentes à dimensão reflexiva e à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva pretende demonstrar o meu percurso nas três valências onde realizei a PES, existindo uma reflexão dedicada a cada um dos contextos (Creche, Jardim de Infância e 1.º CEB). A dimensão investigativa refere-se ao ensaio investigativo realizado durante a PES num contexto de 1.º CEB, com uma turma do 2.º ano de escolaridade. O ensaio investigativo realizado relaciona-se com a forma como o trabalho assente nos princípios da aprendizagem cooperativa pode ser potenciador do desenvolvimento de competências sociais nos alunos. Para tal, foram recolhidos dados antes e durante a implementação de uma sequência pedagógica que envolvia o trabalho assente nos princípios de aprendizagem cooperativa. A recolha dos dados foi feita por meio de registos de autoavaliação dos alunos, heteroavaliação dos grupos, por meio de grelhas de observação utilizadas pela investigadora e através da recolha de notas de campo. Esta investigação demonstrou que o trabalho cooperativo pode ser potenciador do desenvolvimento de competências sociais, uma vez que os dados obtidos revelaram uma melhoria gradual destas mesmas competências ao longo das quatro sessões realizadas.Barata, Clarinda Luísa FerreiraCorreia, Sónia Cristina LopesIC-OnlineLeandro, Débora Filipa Alves2023-12-10T18:27:21Z2023-10-172023-10-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9049TID:203417518porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:58:48Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:38.491503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A aprendizagem cooperativa como potenciadora do desenvolvimento de competências sociais numa turma de 2.º ano |
title |
Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A aprendizagem cooperativa como potenciadora do desenvolvimento de competências sociais numa turma de 2.º ano |
spellingShingle |
Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A aprendizagem cooperativa como potenciadora do desenvolvimento de competências sociais numa turma de 2.º ano Leandro, Débora Filipa Alves Aprendizagem cooperativa Ensino básico do 1.º Ciclo competências sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A aprendizagem cooperativa como potenciadora do desenvolvimento de competências sociais numa turma de 2.º ano |
title_full |
Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A aprendizagem cooperativa como potenciadora do desenvolvimento de competências sociais numa turma de 2.º ano |
title_fullStr |
Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A aprendizagem cooperativa como potenciadora do desenvolvimento de competências sociais numa turma de 2.º ano |
title_full_unstemmed |
Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A aprendizagem cooperativa como potenciadora do desenvolvimento de competências sociais numa turma de 2.º ano |
title_sort |
Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A aprendizagem cooperativa como potenciadora do desenvolvimento de competências sociais numa turma de 2.º ano |
author |
Leandro, Débora Filipa Alves |
author_facet |
Leandro, Débora Filipa Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barata, Clarinda Luísa Ferreira Correia, Sónia Cristina Lopes IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leandro, Débora Filipa Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Ensino básico do 1.º Ciclo competências sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem cooperativa Ensino básico do 1.º Ciclo competências sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório é elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O mesmo encontra-se dividido em duas partes, correspondentes à dimensão reflexiva e à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva pretende demonstrar o meu percurso nas três valências onde realizei a PES, existindo uma reflexão dedicada a cada um dos contextos (Creche, Jardim de Infância e 1.º CEB). A dimensão investigativa refere-se ao ensaio investigativo realizado durante a PES num contexto de 1.º CEB, com uma turma do 2.º ano de escolaridade. O ensaio investigativo realizado relaciona-se com a forma como o trabalho assente nos princípios da aprendizagem cooperativa pode ser potenciador do desenvolvimento de competências sociais nos alunos. Para tal, foram recolhidos dados antes e durante a implementação de uma sequência pedagógica que envolvia o trabalho assente nos princípios de aprendizagem cooperativa. A recolha dos dados foi feita por meio de registos de autoavaliação dos alunos, heteroavaliação dos grupos, por meio de grelhas de observação utilizadas pela investigadora e através da recolha de notas de campo. Esta investigação demonstrou que o trabalho cooperativo pode ser potenciador do desenvolvimento de competências sociais, uma vez que os dados obtidos revelaram uma melhoria gradual destas mesmas competências ao longo das quatro sessões realizadas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-10T18:27:21Z 2023-10-17 2023-10-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/9049 TID:203417518 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/9049 |
identifier_str_mv |
TID:203417518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137007473000448 |