Dramaturgia do silêncio: o caso de Krapp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Daniel António Neto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32828
Resumo: Este projeto de mestrado assenta em três pressupostos relacionados com a discussão e expressão dramatúrgicas e consequente construção de um espetáculo teatral a partir de A última gravação de Krapp e sob a estética do silêncio preconizada por Samuel Beckett. Desta forma, estuda-se o conceito de literalidade e a sua compreensão enquanto redutora ou expansora da polissignificação cénica. Faz-se, também, uma análise do “diálogo” de Beckett com a procura de novos campos de atuação dramatúrgica que se mostram derrogadores de convenções, abrindo caminhos para uma leitura pós-dramática. Conclui-se a abordagem teórica com uma reflexão em torno da crítica silenciosa de Beckett ao processo de fixação e de perpetuação da História. Por fim, a reflexão acerca da conceção estética e da montagem final da peça EU! KRAPP… demonstrará as formas de valorização e de integração do público enquanto participante no processo de construção de sentidos e identificando-o como membro/dono da solidão abordada em palco. Segue-se uma reflexão aprofundada de todos os componentes dramatúrgicos e cénicos usados para a construção da peça, com especial enfoque na palavra enquanto adereço cénico pontuado pelo silêncio; Abstract: Dramaturgy of silence: The case of Krapp This master's project is based on three assumptions related to dramaturgical discussion and expression and the consequent construction of a theatrical show from Krapp's Last Tape and under the aesthetics of silence advocated by Samuel Beckett. In this way, the concept of literality and its understanding as a reducer or expander of scenic polysignification are studied. An analysis is also made of Beckett's "dialogue" with the search for new fields of dramaturgical action that prove to be derogators of conventions, opening paths for a postdramatic reading. The theoretical approach is concluded with a reflection on Beckett's silent criticism of the process of fixation and perpetuation of History. In the end, the reflection on the aesthetic design and final assembly of the piece EU! KRAPP… will demonstrate the ways of valuing and integrating the public as a participant in the process of building meanings and identifying it as a member/owner of the loneliness approached on stage. There follows an in-depth reflection of all the dramaturgical and scenic components used for the construction of the play, with a special focus on the word as a scenic prop punctuated by silence.
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