Sistema de apoio ao ensino de diagramas de actividades da UML - Actividades Concorrentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Nuno André Guicho
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/288
Resumo: As tecnologias da informação são usadas em todas as áreas do conhecimento, muitas vezes sem sequer existir a percepção disso. Para que estas tecnologias sejam usadas de uma maneira satisfatória é necessário que os programas que nelas correm funcionem de forma correcta. No entanto, assiste-se ainda hoje a projectos de software falhados, com a maior percentagem de erros a ocorrer na sua fase de construção, frequentemente fruto de uma má modelação do software a criar. Deste modo torna-se necessário formar profissionais com cada vez melhores competências para que a percentagem de projectos falhados diminua. Os Diagramas de Actividades, recentemente reconhecidos como parte integrante da Unified Modelling Language (UML), são uma técnica poderosa de modelação de fluxos de trabalho de actividades e acções, permitindo a possibilidade de integração de decisões e actividades concorrentes. No entanto, o ensino deste tipo de diagramas em escolas e universidades, e em particular a aprendizagem do funcionamento de actividades concorrentes, torna-se um pouco restritivo à componente teórica e apenas um pouco de prática de modelação, fruto dos currículos de curso serem limitativos e não permitirem um número suficiente de projectos, não possibilitando aos alunos o alcance dos diagramas de actividades aplicados ao mundo real. Desta forma torna-se necessário arranjar soluções para que os alunos de um curso que contenha a disciplina de Engenharia de Software saiam para o mundo profissional com melhores capacidades e uma melhor percepção deste tipo de diagramas. Assim, o presente estudo, foca a sua atenção nas actividades concorrentes presentes nos diagramas de actividades da UML, apresentado uma ferramenta de simulação destes diagramas, passível de ser usada como complemento prático ao ensino de diagramas de actividades da UML.
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