Sistema de apoio ao ensino de diagramas de actividades da UML - Actividades Concorrentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/288 |
Resumo: | As tecnologias da informação são usadas em todas as áreas do conhecimento, muitas vezes sem sequer existir a percepção disso. Para que estas tecnologias sejam usadas de uma maneira satisfatória é necessário que os programas que nelas correm funcionem de forma correcta. No entanto, assiste-se ainda hoje a projectos de software falhados, com a maior percentagem de erros a ocorrer na sua fase de construção, frequentemente fruto de uma má modelação do software a criar. Deste modo torna-se necessário formar profissionais com cada vez melhores competências para que a percentagem de projectos falhados diminua. Os Diagramas de Actividades, recentemente reconhecidos como parte integrante da Unified Modelling Language (UML), são uma técnica poderosa de modelação de fluxos de trabalho de actividades e acções, permitindo a possibilidade de integração de decisões e actividades concorrentes. No entanto, o ensino deste tipo de diagramas em escolas e universidades, e em particular a aprendizagem do funcionamento de actividades concorrentes, torna-se um pouco restritivo à componente teórica e apenas um pouco de prática de modelação, fruto dos currículos de curso serem limitativos e não permitirem um número suficiente de projectos, não possibilitando aos alunos o alcance dos diagramas de actividades aplicados ao mundo real. Desta forma torna-se necessário arranjar soluções para que os alunos de um curso que contenha a disciplina de Engenharia de Software saiam para o mundo profissional com melhores capacidades e uma melhor percepção deste tipo de diagramas. Assim, o presente estudo, foca a sua atenção nas actividades concorrentes presentes nos diagramas de actividades da UML, apresentado uma ferramenta de simulação destes diagramas, passível de ser usada como complemento prático ao ensino de diagramas de actividades da UML. |
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Sistema de apoio ao ensino de diagramas de actividades da UML - Actividades ConcorrentesAs tecnologias da informação são usadas em todas as áreas do conhecimento, muitas vezes sem sequer existir a percepção disso. Para que estas tecnologias sejam usadas de uma maneira satisfatória é necessário que os programas que nelas correm funcionem de forma correcta. No entanto, assiste-se ainda hoje a projectos de software falhados, com a maior percentagem de erros a ocorrer na sua fase de construção, frequentemente fruto de uma má modelação do software a criar. Deste modo torna-se necessário formar profissionais com cada vez melhores competências para que a percentagem de projectos falhados diminua. Os Diagramas de Actividades, recentemente reconhecidos como parte integrante da Unified Modelling Language (UML), são uma técnica poderosa de modelação de fluxos de trabalho de actividades e acções, permitindo a possibilidade de integração de decisões e actividades concorrentes. No entanto, o ensino deste tipo de diagramas em escolas e universidades, e em particular a aprendizagem do funcionamento de actividades concorrentes, torna-se um pouco restritivo à componente teórica e apenas um pouco de prática de modelação, fruto dos currículos de curso serem limitativos e não permitirem um número suficiente de projectos, não possibilitando aos alunos o alcance dos diagramas de actividades aplicados ao mundo real. Desta forma torna-se necessário arranjar soluções para que os alunos de um curso que contenha a disciplina de Engenharia de Software saiam para o mundo profissional com melhores capacidades e uma melhor percepção deste tipo de diagramas. Assim, o presente estudo, foca a sua atenção nas actividades concorrentes presentes nos diagramas de actividades da UML, apresentado uma ferramenta de simulação destes diagramas, passível de ser usada como complemento prático ao ensino de diagramas de actividades da UML.Information technologies are used in all areas of knowledge, often without the perception of that use. In order to use these technologies in a satisfactory manner it is necessary that the programs that implement them are operating correctly. However, there are still failed software projects with the highest percentage of errors occurring during the construction phase, often a result of poor modeling. Thus it is necessary to train professionals with ever better skills so that the percentage of failed software projects decreases. The Activity Diagrams, recently recognized as an integral part of the Unified Modeling Language (UML), are a powerful technique for modeling the workflow of activities and actions, allowing the integration of decisions and competing activities. However, the teaching of such diagrams in schools and universities, and in particular the learning of competing activities, becomes restricted to the theoretical component and only a little practice of modeling, result of limited course curricula that does not allow a sufficient number of projects, preventing the students from gaining experience in activities diagrams applied to the real world. Thus it is necessary to find solutions so that the students of a course that contains the Software Engineering class leave to the professional world with better skills and better understanding of such diagrams. This study focuses its attention on competing activities in activity diagrams of the UML, presenting a tool for simulation of these diagrams, which can be used to complement the practical teaching of activity diagrams of the UML.2010-09-15T11:41:56Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/288porCruz, Nuno André Guichoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:53:05Zoai:repositorio.utad.pt:10348/288Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:33.707173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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