Preferências de leitura e motivação no 1º ciclo do ensino básico: a perspectiva dos alunos e dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1471 |
Resumo: | A aprendizagem da leitura é uma das principais aquisições que as crianças efectuam no 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB) e, possivelmente, a que tem maior impacto, já que a leitura é um instrumento fundamental para o desenvolvimento do indivíduo e da sua organização social. Estudos como o de Mata, Monteiro e Peixoto (2009) apontam para o facto de crianças em idade Pré-Escolar se encontrarem muito motivadas para a leitura. No entanto, os índices de motivação para a leitura vão reduzindo à medida que as crianças progridem no percurso escolar, principalmente a das crianças do sexo masculino. De acordo com Galveias (2005), a diminuição da motivação para a leitura pode resultar das práticas pedagógicas exercidas em sala de aula, já que os professores demonstram uma crescente preocupação em que os alunos adquiram a técnica da leitura, negligenciando por vezes a compreensão do texto. A ênfase na descodificação e a utilização de materiais pouco interessantes na fase inicial do ensino da leitura podem contribuir para a diminuição da motivação. Para além disso, as dificuldades experimentadas por muitos alunos durante o processo de aprendizagem da leitura serão também factor de desmotivação. O presente estudo tem como objectivos: a) conhecer as preferências e hábitos de leitura dos alunos do 4.º ano de um Agrupamento Vertical de Escolas de Viana do Castelo; b) analisar se existem diferenças de temáticas em função do género; c) analisar se a lista de livros recomendada pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) para o 4.º ano integra as preferências apontadas pelos alunos; d) comparar as preferências manifestadas pelos alunos com as percepções dos professores sobre essas mesmas preferências. Para o efeito, foi construído um questionário destinado a conhecer as preferências de leitura dos alunos e um guião de entrevista semi-estruturada destinada aos respectivos professores, com o objectivo de conhecer as suas percepções sobre as preferências de leitura dos alunos. Com este estudo pretendemos conhecer as temáticas que motivam os alunos, pois tal permitirá aos professores proceder a uma melhor selecção dos textos que constituem os materiais de leitura. |
id |
RCAP_be7eaba559e4fb0888f8ea408240bca1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1471 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Preferências de leitura e motivação no 1º ciclo do ensino básico: a perspectiva dos alunos e dos professoresPreferências de leituraHábitos de leituraContexto psicossocial da leituraInovação educacionalReading preferencesReading habitsPsychosocial context of readingEducational changeA aprendizagem da leitura é uma das principais aquisições que as crianças efectuam no 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB) e, possivelmente, a que tem maior impacto, já que a leitura é um instrumento fundamental para o desenvolvimento do indivíduo e da sua organização social. Estudos como o de Mata, Monteiro e Peixoto (2009) apontam para o facto de crianças em idade Pré-Escolar se encontrarem muito motivadas para a leitura. No entanto, os índices de motivação para a leitura vão reduzindo à medida que as crianças progridem no percurso escolar, principalmente a das crianças do sexo masculino. De acordo com Galveias (2005), a diminuição da motivação para a leitura pode resultar das práticas pedagógicas exercidas em sala de aula, já que os professores demonstram uma crescente preocupação em que os alunos adquiram a técnica da leitura, negligenciando por vezes a compreensão do texto. A ênfase na descodificação e a utilização de materiais pouco interessantes na fase inicial do ensino da leitura podem contribuir para a diminuição da motivação. Para além disso, as dificuldades experimentadas por muitos alunos durante o processo de aprendizagem da leitura serão também factor de desmotivação. O presente estudo tem como objectivos: a) conhecer as preferências e hábitos de leitura dos alunos do 4.º ano de um Agrupamento Vertical de Escolas de Viana do Castelo; b) analisar se existem diferenças de temáticas em função do género; c) analisar se a lista de livros recomendada pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) para o 4.º ano integra as preferências apontadas pelos alunos; d) comparar as preferências manifestadas pelos alunos com as percepções dos professores sobre essas mesmas preferências. Para o efeito, foi construído um questionário destinado a conhecer as preferências de leitura dos alunos e um guião de entrevista semi-estruturada destinada aos respectivos professores, com o objectivo de conhecer as suas percepções sobre as preferências de leitura dos alunos. Com este estudo pretendemos conhecer as temáticas que motivam os alunos, pois tal permitirá aos professores proceder a uma melhor selecção dos textos que constituem os materiais de leitura.Learning how to read is one of the main acquisitions that children make in their first years of schooling, and is possibly the one that has the biggest impact, because reading is a fundamental tool of a person´s development, and social organization. Studies like the ones done by Mata, Monteiro and Peixoto (2009) show that children at preschool age are motivated to read. Although, reading motivation rates reduce as children advance in their schooling, particularly boys. According to Galveias (2005), the decrease in reading motivation may be a consequence of pedagogic strategies used in the classroom, whereas teachers are displaying a growing concern in students acquiring reading skills, and sometimes neglect the text’s comprehension. Emphasis to decoding and using materials with little or no interest to students in the initial phase of learning to read can contribute to reduce motivation. Also, the difficulties experienced by many students during the learning process are a negative motivational factor. This study has the following aims: a) to identify the preferences and reading habits of fourth graders students from a group of schools of Viana do Castelo; b) to analyze if there are differences in themes depending on the gender; c) to analyze if the list of books recommended by the National Reading Plan for fourth graders reflect the preferences chosen by the students; d) to compare the students’ preferences with the teachers’ perceptions. A questionnaire and a semistructured interview were developed in order to collect students’ reading preferences, and teachers’ perceptions are about their students reading preferences, respectively. With this study we expected to know what themes motivate students, as this will allow teachers to make a better selection of the texts used as reading material in classrooms.2016-01-22T16:56:51Z2011-10-07T00:00:00Z2011-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1471porAlves, Maria Manuela Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:58Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:23.334106Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Preferências de leitura e motivação no 1º ciclo do ensino básico: a perspectiva dos alunos e dos professores |
title |
Preferências de leitura e motivação no 1º ciclo do ensino básico: a perspectiva dos alunos e dos professores |
spellingShingle |
Preferências de leitura e motivação no 1º ciclo do ensino básico: a perspectiva dos alunos e dos professores Alves, Maria Manuela Pereira Preferências de leitura Hábitos de leitura Contexto psicossocial da leitura Inovação educacional Reading preferences Reading habits Psychosocial context of reading Educational change |
title_short |
Preferências de leitura e motivação no 1º ciclo do ensino básico: a perspectiva dos alunos e dos professores |
title_full |
Preferências de leitura e motivação no 1º ciclo do ensino básico: a perspectiva dos alunos e dos professores |
title_fullStr |
Preferências de leitura e motivação no 1º ciclo do ensino básico: a perspectiva dos alunos e dos professores |
title_full_unstemmed |
Preferências de leitura e motivação no 1º ciclo do ensino básico: a perspectiva dos alunos e dos professores |
title_sort |
Preferências de leitura e motivação no 1º ciclo do ensino básico: a perspectiva dos alunos e dos professores |
author |
Alves, Maria Manuela Pereira |
author_facet |
Alves, Maria Manuela Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Maria Manuela Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Preferências de leitura Hábitos de leitura Contexto psicossocial da leitura Inovação educacional Reading preferences Reading habits Psychosocial context of reading Educational change |
topic |
Preferências de leitura Hábitos de leitura Contexto psicossocial da leitura Inovação educacional Reading preferences Reading habits Psychosocial context of reading Educational change |
description |
A aprendizagem da leitura é uma das principais aquisições que as crianças efectuam no 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB) e, possivelmente, a que tem maior impacto, já que a leitura é um instrumento fundamental para o desenvolvimento do indivíduo e da sua organização social. Estudos como o de Mata, Monteiro e Peixoto (2009) apontam para o facto de crianças em idade Pré-Escolar se encontrarem muito motivadas para a leitura. No entanto, os índices de motivação para a leitura vão reduzindo à medida que as crianças progridem no percurso escolar, principalmente a das crianças do sexo masculino. De acordo com Galveias (2005), a diminuição da motivação para a leitura pode resultar das práticas pedagógicas exercidas em sala de aula, já que os professores demonstram uma crescente preocupação em que os alunos adquiram a técnica da leitura, negligenciando por vezes a compreensão do texto. A ênfase na descodificação e a utilização de materiais pouco interessantes na fase inicial do ensino da leitura podem contribuir para a diminuição da motivação. Para além disso, as dificuldades experimentadas por muitos alunos durante o processo de aprendizagem da leitura serão também factor de desmotivação. O presente estudo tem como objectivos: a) conhecer as preferências e hábitos de leitura dos alunos do 4.º ano de um Agrupamento Vertical de Escolas de Viana do Castelo; b) analisar se existem diferenças de temáticas em função do género; c) analisar se a lista de livros recomendada pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) para o 4.º ano integra as preferências apontadas pelos alunos; d) comparar as preferências manifestadas pelos alunos com as percepções dos professores sobre essas mesmas preferências. Para o efeito, foi construído um questionário destinado a conhecer as preferências de leitura dos alunos e um guião de entrevista semi-estruturada destinada aos respectivos professores, com o objectivo de conhecer as suas percepções sobre as preferências de leitura dos alunos. Com este estudo pretendemos conhecer as temáticas que motivam os alunos, pois tal permitirá aos professores proceder a uma melhor selecção dos textos que constituem os materiais de leitura. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-07T00:00:00Z 2011-10-07 2016-01-22T16:56:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1471 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131529059762176 |