A rede social e o envolvimento das famílias no jardim de infância: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/12164 |
Resumo: | O relatório de investigação de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que se apresenta tem como título “A rede social e o envolvimento das famílias no jardim de infância: Estudo de caso”. Neste Relatório é apresentado o trabalho de cariz investigativo desenvolvido numa sala de de jardim de infância de Faro, constituída por crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. O estudo, que decorreu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), teve como principal finalidade compreender o papel da rede social facebook na promoção da relação família-jardim de infância. Metodologicamente trata-se de um estudo qualitativo, na forma de estudo de caso, com recurso aos seguintes instrumentos para obtenção de dados: o grupo no facebook, análise documental e questionários aos pais e à educadora cooperante. Os resultados do estudo indicam que o recurso à rede social facebook é adequado como forma de envolver as famílias no jardim de infância permitindo a comunicação, circulação de informação e redução das distâncias entre as duas instituições. Apesar deste reconhecimento os resultados indicam que para uma utilização mais adequada as famílias devem ser objeto de uma melhor informação com o intuito de: informar quanto às potencialidades daquela plataforma; levar a uma maior participação de todos os elementos da família próxima da criança (não apenas a mãe mas também o pai e os restantes membros da família); não centrar a informação apenas nas atividades em contexto de sala e desenvolver estratégias para melhorar as práticas interativas entre o(a) educador(a)/ jardim de infância e a família. |
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