Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3251 |
Resumo: | Capítulo 1. O objectivo deste relatório foi realizar uma reflexão pessoal de toda esta experiência pedagógica, que foi o estágio curricular. Durante este ano lectivo foi-me atribuída a oportunidade de leccionar na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, sob a orientação de um professor orientador. Como professora estagiária pude leccionar a duas turmas do Ensino Secundário, acompanhar duas directoras de turma e participar em todas as actividades organizadas pelo Grupo Disciplinar de Educação Física. Ao longo do ano fui aplicando todos os conhecimentos adquiridos e os conteúdos teóricos apreendidos, em situações práticas e reais do dia-a-dia escolar. Com a ajuda o meu orientador, consegui ultrapassar as dificuldades e inseguranças sentidas e desenvolver as capacidades de raciocínio e planificação, melhorando assim a minha acção pedagógica. Considero que esta experiência foi bastante enriquecedora, pois possibilitou-me aprofundar os meus conhecimentos na área da Educação Física, desenvolvendo competências para a leccionação. Permitiu-me também um contacto directo com o meio escolar, proporcionando-me adquirir conhecimentos de modo progressivo e orientado para futuramente aplicar enquanto professora. Palavras-chave: Estágio, Educação Física, Leccionação, Comunidade escolar, Alunos. Capítulo 2. O objectivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da aplicação de um programa de actividade física na composição corporal e no nível de aptidão física em alunas obesas e pré-obesas. Foi seleccionado um grupo experimental constituído por oito alunas (12,13±0,99 anos) e um grupo de controlo constituído também por oito alunas (13,25±1,16 anos). O grupo experimental foi sujeito a três dias de actividade física (treino aeróbio e treino de força) semanal, durante oito semanas. Para a avaliação da composição corporal e dos níveis de aptidão física, foi utilizada a bateria de testes do Fitnessgram, em ambos os grupos, antes e após as oito semanas do programa. Foram utilizados testes não paramétricos para a avaliação das diferenças entre os grupos e entre os momentos de avaliação. O grupo experimental apresentou uma tendência para a estabilização dos valores da composição corporal e para o aumento dos níveis de aptidão física, contrariamente ao grupo de controlo, que apresentou uma tendência para o aumento da composição corporal e para a diminuição da aptidão física. Os resultados do presente estudo parecem demonstrar que um programa de actividade física permite a manutenção dos valores de composição corporal e de aptidão física numa amostra de estudantes obesos. Estes dados sugerem que a elaboração de programas de actividade física deve ser uma preocupação na população escolar. |
id |
RCAP_bfdbbcd98937d176fab579d453143829 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3251 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das PalmeirasEducação física - Estágio pedagógicoActividade física - Jovens - ObesidadeDesporto escolarFitnessgramCapítulo 1. O objectivo deste relatório foi realizar uma reflexão pessoal de toda esta experiência pedagógica, que foi o estágio curricular. Durante este ano lectivo foi-me atribuída a oportunidade de leccionar na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, sob a orientação de um professor orientador. Como professora estagiária pude leccionar a duas turmas do Ensino Secundário, acompanhar duas directoras de turma e participar em todas as actividades organizadas pelo Grupo Disciplinar de Educação Física. Ao longo do ano fui aplicando todos os conhecimentos adquiridos e os conteúdos teóricos apreendidos, em situações práticas e reais do dia-a-dia escolar. Com a ajuda o meu orientador, consegui ultrapassar as dificuldades e inseguranças sentidas e desenvolver as capacidades de raciocínio e planificação, melhorando assim a minha acção pedagógica. Considero que esta experiência foi bastante enriquecedora, pois possibilitou-me aprofundar os meus conhecimentos na área da Educação Física, desenvolvendo competências para a leccionação. Permitiu-me também um contacto directo com o meio escolar, proporcionando-me adquirir conhecimentos de modo progressivo e orientado para futuramente aplicar enquanto professora. Palavras-chave: Estágio, Educação Física, Leccionação, Comunidade escolar, Alunos. Capítulo 2. O objectivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da aplicação de um programa de actividade física na composição corporal e no nível de aptidão física em alunas obesas e pré-obesas. Foi seleccionado um grupo experimental constituído por oito alunas (12,13±0,99 anos) e um grupo de controlo constituído também por oito alunas (13,25±1,16 anos). O grupo experimental foi sujeito a três dias de actividade física (treino aeróbio e treino de força) semanal, durante oito semanas. Para a avaliação da composição corporal e dos níveis de aptidão física, foi utilizada a bateria de testes do Fitnessgram, em ambos os grupos, antes e após as oito semanas do programa. Foram utilizados testes não paramétricos para a avaliação das diferenças entre os grupos e entre os momentos de avaliação. O grupo experimental apresentou uma tendência para a estabilização dos valores da composição corporal e para o aumento dos níveis de aptidão física, contrariamente ao grupo de controlo, que apresentou uma tendência para o aumento da composição corporal e para a diminuição da aptidão física. Os resultados do presente estudo parecem demonstrar que um programa de actividade física permite a manutenção dos valores de composição corporal e de aptidão física numa amostra de estudantes obesos. Estes dados sugerem que a elaboração de programas de actividade física deve ser uma preocupação na população escolar.Chapter 1. The aim of this report was to present my pedagogic experience during this internship. During this year I had the opportunity to teach in the Quinta das Palmeiras High-School, with promoter teacher supervision. As intern teacher I could teach two high-school classes and participate in all activities organized by Physical Education group. During this year I was able to apply the theoretical knowledge to practical and real daily school activities. With the help of my supervisor I was able to overcome my difficulties and my fears and to develop my planning and thinking skills, improving thus my pedagogic intervention. I believe this experience was very important allowing me to deeply understand Physical Education, developing teaching skills. Moreover, this experience allowed having a strait contact with the School, letting to enlarge progressively and with guidance my knowledge to apply as a teacher in the future. Key words: Internship, Physical Education, Teaching, School community, Students. Chapter 2. The aim of the current study was to evaluate the effects of a physical activity-training program on body composition and physical fitness in female obese and pre obese students. An experimental group of eight students (12,13±0,99 years-old) and a control group of eight students (13,25±1,16 years-old) were selected. The experimental group was involved in a three-day physical activity per week (aerobic and strength training), during eight weeks. Fitnessgram protocol was used to evaluate body composition and physical fitness, in both groups, before and after the eight weeks training program. Non-parametric tests were used to evaluate differences between groups and between evaluation moments. The experimental group presented a trend to maintain body composition values and to increase physical fitness, in opposition to control group, which presented a trend to increase body composition and to decrease fitness levels. These data seem to demonstrate that a physical activity-training program allows maintaining body composition and physical fitness in a sample of obese students. These data suggest that physical activity-training program should be applied on school.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumGameiro, Nádia Filipa Vieira2015-04-13T14:22:37Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/postscripthttp://hdl.handle.net/10400.6/3251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:42ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras |
title |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras Gameiro, Nádia Filipa Vieira Educação física - Estágio pedagógico Actividade física - Jovens - Obesidade Desporto escolar Fitnessgram |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras |
author |
Gameiro, Nádia Filipa Vieira |
author_facet |
Gameiro, Nádia Filipa Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Júlio Manuel Cardoso uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gameiro, Nádia Filipa Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - Estágio pedagógico Actividade física - Jovens - Obesidade Desporto escolar Fitnessgram |
topic |
Educação física - Estágio pedagógico Actividade física - Jovens - Obesidade Desporto escolar Fitnessgram |
description |
Capítulo 1. O objectivo deste relatório foi realizar uma reflexão pessoal de toda esta experiência pedagógica, que foi o estágio curricular. Durante este ano lectivo foi-me atribuída a oportunidade de leccionar na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, sob a orientação de um professor orientador. Como professora estagiária pude leccionar a duas turmas do Ensino Secundário, acompanhar duas directoras de turma e participar em todas as actividades organizadas pelo Grupo Disciplinar de Educação Física. Ao longo do ano fui aplicando todos os conhecimentos adquiridos e os conteúdos teóricos apreendidos, em situações práticas e reais do dia-a-dia escolar. Com a ajuda o meu orientador, consegui ultrapassar as dificuldades e inseguranças sentidas e desenvolver as capacidades de raciocínio e planificação, melhorando assim a minha acção pedagógica. Considero que esta experiência foi bastante enriquecedora, pois possibilitou-me aprofundar os meus conhecimentos na área da Educação Física, desenvolvendo competências para a leccionação. Permitiu-me também um contacto directo com o meio escolar, proporcionando-me adquirir conhecimentos de modo progressivo e orientado para futuramente aplicar enquanto professora. Palavras-chave: Estágio, Educação Física, Leccionação, Comunidade escolar, Alunos. Capítulo 2. O objectivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da aplicação de um programa de actividade física na composição corporal e no nível de aptidão física em alunas obesas e pré-obesas. Foi seleccionado um grupo experimental constituído por oito alunas (12,13±0,99 anos) e um grupo de controlo constituído também por oito alunas (13,25±1,16 anos). O grupo experimental foi sujeito a três dias de actividade física (treino aeróbio e treino de força) semanal, durante oito semanas. Para a avaliação da composição corporal e dos níveis de aptidão física, foi utilizada a bateria de testes do Fitnessgram, em ambos os grupos, antes e após as oito semanas do programa. Foram utilizados testes não paramétricos para a avaliação das diferenças entre os grupos e entre os momentos de avaliação. O grupo experimental apresentou uma tendência para a estabilização dos valores da composição corporal e para o aumento dos níveis de aptidão física, contrariamente ao grupo de controlo, que apresentou uma tendência para o aumento da composição corporal e para a diminuição da aptidão física. Os resultados do presente estudo parecem demonstrar que um programa de actividade física permite a manutenção dos valores de composição corporal e de aptidão física numa amostra de estudantes obesos. Estes dados sugerem que a elaboração de programas de actividade física deve ser uma preocupação na população escolar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06 2011-06-01T00:00:00Z 2015-04-13T14:22:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3251 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/postscript |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301773767147520 |