O acompanhamento da ação educativa e a sua importância na melhoria das práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teiga, Margarida Gordo Esteves, 1992-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33399
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
id RCAP_c05fb0ed7a59b2748356af5851cb6d62
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/33399
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O acompanhamento da ação educativa e a sua importância na melhoria das práticas pedagógicasAcção educativaAvaliaçãoPráticas pedagógicasClima organizacionalRelatórios de estágio de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018O presente relatório descreve o meu percurso no estágio curricular na Inspeção-Geral da Educação e Ciência, com a duração de nove meses e realizado no âmbito do 2.º ano do Mestrado em Organização e Gestão da Educação e Formação. Pretendo através deste revelar as aprendizagens, experiências e competências que desenvolvi no ramo do Programa de Avaliação Externa de Escolas. O respetivo relatório apresenta como tema “O Acompanhamento da Ação Educativa e a sua importância na melhoria das práticas pedagógicas” e encontra-se dividido em três capítulos que se complementam com um conjunto de anexos. O primeiro capítulo diz respeito à caracterização da IGEC e respectiva cultura e clima organizacional. O segundo capítulo diz respeito ao projeto de investigação desenvolvido, que tem como foco perceber em que medida a atividade de Acompanhamento da Ação Educativa é importante na melhoria das práticas pedagógicas. Em resposta a esta problemática, foram definidos e trabalhados três eixos de análise, nomeadamente a caracterização da atividade de AAE, o seu desenvolvimento e os ganhos obtidos. O terceiro capítulo refere-se às atividades desenvolvidas durante o estágio, onde se procuram descrever as tarefas realizadas e refletir sobre as aprendizagens e competências adquiridas. Para o alcance dos objetivos propostos, utilizou-se uma abordagem naturalista, em que as técnicas de recolha de dados passaram pela análise documental, a observação participante, a entrevista semiestruturada e respetiva análise de conteúdo. Este estudo permitiu compreender o papel da IGEC nas escolas portuguesas.The following report describes my work during the curricular internship that took place at IGEC, for a period of 9 months and was part of the 2nd year of the Masters Degree (...). My purpose is to reveal the knowledge, experiences and skills I was allowed to develop by working under the branch of (Programa de Avaliação Externa de Escolas. This report’s subject-matter is “(Acompanhamento da Ação Educativa e a sua importância na melhoria das práticas pedagógicas)” and is divided into 3 chapters that should be complemented with a set of appendages. The first chapter accounts for the characterization of IGEC, its culture and organisational methodology. The second chapter reports the research project itself. Its goal was to understand to what extent the activity of AAE is important to the improvement of pedagogical practices. In order to approach this issue, 3 axis of analysis were created: characterization of AAE’s activity, its development and what gains it has produced. The third chapter depicts the activities that were developed during this internship, with full description of the tasks performed and a reflection about the knowledge and skills that were acquired. To fulfill all the proposed goals, a naturalistic approach took place, where data collection went through document analysis, participating observation, semi structured interview and its content evaluation. This work allowed me to better understand the role of IGEC in the portuguese schools.Almeida, Marta Mateus de, 1972-Repositório da Universidade de LisboaTeiga, Margarida Gordo Esteves, 1992-2018-05-15T13:54:42Z20182018-02-152018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33399TID:201912830porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33399Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:28.256906Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O acompanhamento da ação educativa e a sua importância na melhoria das práticas pedagógicas
title O acompanhamento da ação educativa e a sua importância na melhoria das práticas pedagógicas
spellingShingle O acompanhamento da ação educativa e a sua importância na melhoria das práticas pedagógicas
Teiga, Margarida Gordo Esteves, 1992-
Acção educativa
Avaliação
Práticas pedagógicas
Clima organizacional
Relatórios de estágio de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O acompanhamento da ação educativa e a sua importância na melhoria das práticas pedagógicas
title_full O acompanhamento da ação educativa e a sua importância na melhoria das práticas pedagógicas
title_fullStr O acompanhamento da ação educativa e a sua importância na melhoria das práticas pedagógicas
title_full_unstemmed O acompanhamento da ação educativa e a sua importância na melhoria das práticas pedagógicas
title_sort O acompanhamento da ação educativa e a sua importância na melhoria das práticas pedagógicas
author Teiga, Margarida Gordo Esteves, 1992-
author_facet Teiga, Margarida Gordo Esteves, 1992-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Marta Mateus de, 1972-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Teiga, Margarida Gordo Esteves, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Acção educativa
Avaliação
Práticas pedagógicas
Clima organizacional
Relatórios de estágio de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Acção educativa
Avaliação
Práticas pedagógicas
Clima organizacional
Relatórios de estágio de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-15T13:54:42Z
2018
2018-02-15
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/33399
TID:201912830
url http://hdl.handle.net/10451/33399
identifier_str_mv TID:201912830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134414306803712