Revisitando os contos tradicionais : uma experiência de escrita colaborativa com alunos portugueses de E/LE (nível B1/B2)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Filipa Adriana Viegas, 1976-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/22706
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2015
id RCAP_c06c70790fbf22da8fbb16baab203895
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/22706
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Revisitando os contos tradicionais : uma experiência de escrita colaborativa com alunos portugueses de E/LE (nível B1/B2)Expressão escritaPlanificaçãoRevisãoContos popularesRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2015No presente relatório apresentamos o trabalho desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos (Oeiras), com uma turma de 11.º ano de Espanhol, nível de continuação, no âmbito da prática de ensino supervisionada. Tivemos como objetivo principal o desenvolvimento da competência da expressão escrita. Para tal, procurámos aprofundar sobre as práticas de escrita que os alunos podem utilizar para melhorar a sua competência, incidindo nas diferentes fases que precedem o produto final: a planificação, a escrita de rascunhos, o debate e o trabalho colaborativo, a revisão das versões prévias e a edição final. Para esse fim, estruturámos uma unidade didática de 450 minutos divididos em 5 blocos / aulas de 90 minutos, na qual se procurou rever conteúdos já trabalhados pelos alunos (tempos verbais, conetores discursivos e marcadores temporais, entre outros aspetos) com o propósito de ajudá-los na redação de textos dotados de coerência e coesão. Partindo da leitura extensiva de um livro indicado pelo programa curricular, Caperucita en Manhattan, de Carmen Martín Gaite, onde se atualiza a figura do “capuchinho vermelho”, desenvolvemos atividades em que os alunos pudessem abordar aspetos tratados na narrativa. Procurámos que as atividades se realizassem, tanto quanto possível, através da escrita cooperativa, por acreditarmos que esta metodologia de trabalho estimula os alunos e reforça as suas competências sociais para além de proporcionar aulas mais dinâmicas, contrariando a ideia de que a escrita é uma atividade solitária e essencialmente silenciosa. A tarefa final da nossa intervenção didática consistiu na recriação de contos tradicionais, à maneira da leitura que nos serviu de leit motiv. No final, apresentamos uma reflexão crítica sobre os objetivos prévios subjacentes à nossa intervenção didática, juntamente com os resultados efetivamente obtidos.En el presente informe presentamos el trabajo desarrollado en el Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos (Oeiras-Portugal), con un grupo de 11.er año de Español (nível de continuación – B1/B2), como momento final del máster en enseñanza de portugués y español de la Universidad de Lisboa. Tuvimos como objetivo principal el desarrollo de la expresión escrita en español. Con ese propósito intentamos conocer un poco más de las prácticas de escritura que los alumnos pueden usar para mejorar el dominio de dicha destreza y alcanzar de modo satisfactorio el producto final pretendido: la planificación, la escritura de borradores, el debate y trabajo colaborativos, la revisión de versiones previas y la edición final. Así pues, organizamos una unidad didáctica de 450 minutos dividida en clases de 90 minutos, durante las cuales se revisaron contenidos trabajados previamente por los alumnos (tiempos verbales, conectores discursivos y marcadores temporales, entre otros aspectos) con el propósito de enfatizar algunos aspectos esenciales relacionados con la coherencia y cohesión textual. Partiendo de la lectura extensiva de un libro indicado en el programa homologado de la asignatura (Caperucita en Manhattan, de Carmen Martín Gaite), en el que se actualiza la figura de “caperucita roja”, desarrollamos actividades en las que nuestros alumnos pudieran ocuparse de algunos aspectos de la narrativa. Para ello planificamos actividades de escritura cooperativa siempre que fue posible, pues creemos que esta metodología de trabajo es la que mejor estimula a los alumnos y refuerza sus competencias sociales; además de proporcionar unas clases más dinámicas, en contraste con la idea preconcebida de que la escritura es una actividad solitaria y esencialmente silenciosa. La tarea final de nuestra intervención didáctica partió de la recreación de cuentos tradicionales, siguiendo el modelo de la lectura que nos había servido de leit motiv para la unidad. Al final de nuestro informe presentamos una reflexión crítica sobre los objetivos previos que subyacen a nuestra intervención didáctica, junto a los resultados obtenidos.Léon Acosta, J., 1963-Repositório da Universidade de LisboaGil, Filipa Adriana Viegas, 1976-2016-02-19T18:21:39Z20152015-10-132015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22706TID:201433630porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:10:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:16.464038Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Revisitando os contos tradicionais : uma experiência de escrita colaborativa com alunos portugueses de E/LE (nível B1/B2)
title Revisitando os contos tradicionais : uma experiência de escrita colaborativa com alunos portugueses de E/LE (nível B1/B2)
spellingShingle Revisitando os contos tradicionais : uma experiência de escrita colaborativa com alunos portugueses de E/LE (nível B1/B2)
Gil, Filipa Adriana Viegas, 1976-
Expressão escrita
Planificação
Revisão
Contos populares
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
title_short Revisitando os contos tradicionais : uma experiência de escrita colaborativa com alunos portugueses de E/LE (nível B1/B2)
title_full Revisitando os contos tradicionais : uma experiência de escrita colaborativa com alunos portugueses de E/LE (nível B1/B2)
title_fullStr Revisitando os contos tradicionais : uma experiência de escrita colaborativa com alunos portugueses de E/LE (nível B1/B2)
title_full_unstemmed Revisitando os contos tradicionais : uma experiência de escrita colaborativa com alunos portugueses de E/LE (nível B1/B2)
title_sort Revisitando os contos tradicionais : uma experiência de escrita colaborativa com alunos portugueses de E/LE (nível B1/B2)
author Gil, Filipa Adriana Viegas, 1976-
author_facet Gil, Filipa Adriana Viegas, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Léon Acosta, J., 1963-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Filipa Adriana Viegas, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão escrita
Planificação
Revisão
Contos populares
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
topic Expressão escrita
Planificação
Revisão
Contos populares
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-10-13
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-19T18:21:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/22706
TID:201433630
url http://hdl.handle.net/10451/22706
identifier_str_mv TID:201433630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134311691059200