Ser em contexto institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bessa, Joana Pereira da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/2584
Resumo: Exame público realizado em 16 de Dezembro de 2015, às 14H00.
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spelling Ser em contexto institucionalPsicologiaPsicologia clínicaAvaliação psicológicaConsulta psicológicaIntervenção psicológicaInstitucionalizaçãoExame público realizado em 16 de Dezembro de 2015, às 14H00.Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica.A conclusão do ciclo de estudos no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica, da Universidade Lusíada do Porto implica a realização de um estágio curricular de 900 horas, que se concretiza com a elaboração de um relatório de estágio e a respetiva defesa pública. Assim, este relatório tem por objetivo descrever o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo de 2014/2015 que decorreu na Casa do Vale – Centro de Acolhimento Temporário, que pertence à Associação Crescer Ser (Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família) sob a orientação da Dra. Rita Brito e supervisão da Mestre Sílvia Ribeiro docente na Universidade Lusíada do Porto. O presente relatório é de natureza descritiva e visa narrar a realidade encontrada, fundamentando o trabalho realizado com uma reflexão crítica. Inicia-se com uma caracterização extensa da instituição, contextualizando-a na sua missão, formas de funcionamento e população para um melhor entendimento do trabalho desenvolvido ao longo deste período. Neste envolvimento, o tipo de vinculação dos jovens institucionalizados mostrou-se um percursor de desenvolvimento nos seus traços de personalidade e consequente comportamento. A partir desta conceptualização foi possível intervir a partir de dinâmicas de grupo e em alguns casos individuais. De destacar o Caso T. que ocorreu durante todo estágio e é abordado mais pormenorizadamente. Como modo conclusivo, refletiu-se sobre todo o processo de estágio revelando uma perspetiva pessoal e crítica sobre este percurso.2016-09-02T14:41:53Z2016-09-022015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/2584http://hdl.handle.net/11067/2584TID:201178516pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessBessa, Joana Pereira da Silvareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:46:32Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2584Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:16.151951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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