A adoção de sistemas de informação na gestão estratégica de uma organização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1622 |
Resumo: | Os gestores de uma organização estão diariamente expostos a grandes volumes de informação, resultante dos vários processos organizacionais, o que exige uma adequada gestão da informação. Neste contexto, os Sistemas de Informação (SI) tornam-se importantes ferramentas de apoio à gestão estratégica de uma organização. Numa organização, a estratégia de negócio é orientada pela estratégia de um Sistema de Informação, em conjunto com a estratégia organizacional, de modo a promover o cumprimento dos objetivos estratégicos da organização, de forma eficiente e facilitando os processos de gestão. Um SI pode ser manual ou informatizado, podendo também evoluir de um sistema manual para um sistema informatizado. No entanto, perante a atual realidade organizacional e tecnológica, é expectável que o SI de uma organização tenha por base, um sistema informático. Existem SI específicos para várias áreas organizacionais, como por exemplo a Logística, Comercial, Contabilidade, Recursos Humanos, entre outros. Os SI como os CRM (Customer Relationship Management), os SCM (Supply Chain Management) ou de uma forma mais abrangente, os ERP (Enterprise Resource Planning), são sistemas que podem possuir uma certa complexidade, quer no seu desenvolvimento, quer na sua implementação, utilização e melhoria contínua. De acordo com a literatura existente sobre esta temática, o desenvolvimento e a integração de um SI numa organização, é uma atividade complexa. Os custos associados a um SI, o tempo despendido no seu desenvolvimento e implementação, a sua aceitação pelos utilizadores e a sua evolução ao longo do tempo durante a sua utilização, fazem parte de um conjunto de aspetos que necessitam de ser geridos, no sentido do SI se tornar numa verdadeira ferramenta de gestão. Com este trabalho, pretende-se estudar as vantagens e desvantagens dos sistemas de informação ERP nas organizações, identificar as dificuldades normalmente sentidas na sua adoção, e procurar soluções/boas práticas que possam apoiar a gestão, para ultrapassar essas dificuldades. |
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Um SI pode ser manual ou informatizado, podendo também evoluir de um sistema manual para um sistema informatizado. No entanto, perante a atual realidade organizacional e tecnológica, é expectável que o SI de uma organização tenha por base, um sistema informático. Existem SI específicos para várias áreas organizacionais, como por exemplo a Logística, Comercial, Contabilidade, Recursos Humanos, entre outros. Os SI como os CRM (Customer Relationship Management), os SCM (Supply Chain Management) ou de uma forma mais abrangente, os ERP (Enterprise Resource Planning), são sistemas que podem possuir uma certa complexidade, quer no seu desenvolvimento, quer na sua implementação, utilização e melhoria contínua. De acordo com a literatura existente sobre esta temática, o desenvolvimento e a integração de um SI numa organização, é uma atividade complexa. Os custos associados a um SI, o tempo despendido no seu desenvolvimento e implementação, a sua aceitação pelos utilizadores e a sua evolução ao longo do tempo durante a sua utilização, fazem parte de um conjunto de aspetos que necessitam de ser geridos, no sentido do SI se tornar numa verdadeira ferramenta de gestão. Com este trabalho, pretende-se estudar as vantagens e desvantagens dos sistemas de informação ERP nas organizações, identificar as dificuldades normalmente sentidas na sua adoção, e procurar soluções/boas práticas que possam apoiar a gestão, para ultrapassar essas dificuldades.An organization's decision maker is daily exposed to an increase amount of information, resulting from information processed by several organizational processes, which requires adequate information management. In this context, information systems (IS) become important tool to support strategic management of an organization. In an organization, the Business Strategy is oriented by a strategic IS, in conjunction with the Organizational Strategy, in order to promote the achievement of the organizational strategic objectives, required by the strategic management of an organization, in order to promote an efficient way to manage the organizational information processes. An IS can be manual or computerized, and can also evolve from a manual system to a computerized system. However, by the current organizational and technological reality, it is expected that the IS of an organization, should be based on a computer system. There are specific IS to several organizational areas, such as logistics, sales, accounting, human resources among others. The IS as the CRM (Customer Relationship Management), SCM (Supply Chain Management) or in a more wide way, the ERP (Enterprise Resource Planning), are systems that may have a certain complexity, both in their development and in their implementation, use and continuous improvement. According to the literature review, the development of an IS, is a complex activity. The costs associated with an IS, the time consumed in its development and implementation, its acceptance by users and their evolvement over time during its use, are part of a set of important aspects that need to be managed, in order to exploit the IS’s capabilities as a management support tool. This research project intends to study the advantages and disadvantages of those organizations, identify the difficulties in implementation of an IS in the organizations and seek solutions/best practices that can support the management to overcome these difficulties.2016-07-21T14:11:11Z2016-02-26T00:00:00Z2016-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1622TID:201245345porSantos, Luís Miguel Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:58Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:27.708830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Os gestores de uma organização estão diariamente expostos a grandes volumes de informação, resultante dos vários processos organizacionais, o que exige uma adequada gestão da informação. Neste contexto, os Sistemas de Informação (SI) tornam-se importantes ferramentas de apoio à gestão estratégica de uma organização. Numa organização, a estratégia de negócio é orientada pela estratégia de um Sistema de Informação, em conjunto com a estratégia organizacional, de modo a promover o cumprimento dos objetivos estratégicos da organização, de forma eficiente e facilitando os processos de gestão. Um SI pode ser manual ou informatizado, podendo também evoluir de um sistema manual para um sistema informatizado. No entanto, perante a atual realidade organizacional e tecnológica, é expectável que o SI de uma organização tenha por base, um sistema informático. Existem SI específicos para várias áreas organizacionais, como por exemplo a Logística, Comercial, Contabilidade, Recursos Humanos, entre outros. Os SI como os CRM (Customer Relationship Management), os SCM (Supply Chain Management) ou de uma forma mais abrangente, os ERP (Enterprise Resource Planning), são sistemas que podem possuir uma certa complexidade, quer no seu desenvolvimento, quer na sua implementação, utilização e melhoria contínua. De acordo com a literatura existente sobre esta temática, o desenvolvimento e a integração de um SI numa organização, é uma atividade complexa. Os custos associados a um SI, o tempo despendido no seu desenvolvimento e implementação, a sua aceitação pelos utilizadores e a sua evolução ao longo do tempo durante a sua utilização, fazem parte de um conjunto de aspetos que necessitam de ser geridos, no sentido do SI se tornar numa verdadeira ferramenta de gestão. Com este trabalho, pretende-se estudar as vantagens e desvantagens dos sistemas de informação ERP nas organizações, identificar as dificuldades normalmente sentidas na sua adoção, e procurar soluções/boas práticas que possam apoiar a gestão, para ultrapassar essas dificuldades. |
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