Os cidadãos e as tecnologias de informação e comunicação : definição de um quadro de boas práticas para o sector da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santinha, Gonçalo Alves de Sousa
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4396
Resumo: É a partir da compreensão do papel fundamental que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), enquanto bens de consumo intermédio, desempenham para a ocorrência de inovação, que se inscreve a temática central deste estudo: a obtenção de Boas Práticas em TICs. Tendo como objecto de análise as Boas Práticas, esta investigação procura apresentar uma abordagem diferente da tradicional na definição de uma metodologia de um Quadro de Boas Práticas. A investigação sustenta-se na teoria económica do bem-estar e o quadro conceptual é definido para duas situações concretas: por um lado, quando se verificam as condições de um modelo de mercado de concorrência perfeita e, por outro, na ausência de um equilíbrio de mercado, nomeadamente quando este ainda se encontra imaturo, isto é, na presença de produtos novos. A metodologia proposta baseia-se no pressuposto de que um Quadro de Boas Práticas deve servir de suporte à optimização das condições da oferta e procura de TICs, ou seja, deve conjugar as soluções técnicas certas para as necessidades existentes. A investigação aqui desenvolvida é o resultado duma reflexão que parte do projecto de investigação europeu PRISMA – Providing Innovative Service Models and Assessment, da Information Society Technologies (IST), e no qual o autor esteve envolvido durante 3 anos. Este projecto procurou analisar a relação entre os cidadãos e os serviços, enfatizando a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo. Definindo hipotéticos cenários para 2010, o projecto traça pistas para uma correcta actuação por parte dos países da União Europeia, desenhando, para tal, um quadro de boas práticas futuras. As principais motivações para a realização da investigação residem, quer na experiência que o autor tem vindo a adquirir na temática das TICs e do desenvolvimento económico e social, quer no facto do autor ser da opinião que urge disponibilizar estudos de Boas Práticas que analisem tanto a oferta disponível de tecnologia como as próprias necessidades dos cidadãos.
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