The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aurélio, Diana Isabel Campos Fraga
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10088
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
id RCAP_c18dcca397a0059faa03455d55c24538
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10088
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalizationEmpreendedorismo InternacionalNovas Empresas Domésticas e InternacionaisCaracterísticas do EmpreendedorCaracterísticas da PersonalidadeInternacionalizaçãoInternational EntrepreneurshipDomestic and International New VenturesEntrepreneur’s CharacteristicsPersonality CharacteristicsInternationalizationMestrado em Ciências EmpresariaisO Empreendedorismo Internacional (EI) tem origem na área do negócio internacional e do empreendedorismo. Baseada em três abordagens teóricas, visão baseada no conhecimento, teoria dos escalões superiores e perspectiva cognitiva, esta investigação pretende contribuir para uma melhor compreensão do processo de internacionalização e do papel desempenhado pelas características do empreendedor. Este estudo analisa a influência das características empreendedoras e de personalidade, bem como, as característica da empresa e a sua influência na internacionalização. Esta investigação apresenta os seguintes objectivos: i) desenvolver um quadro conceptual estruturado para o processo de internacionalização; ii) identificar características empreendedoras do indivíduo e da empresa relevantes para a internacionalização; e iii) distinguir entre novas empresas domésticas e internacionais (DNVs e INVs) relativamente ao mindset empreendedor. As hipóteses foram testadas através de dados recolhidos por questionário e dados secundários obtidos a partir da base de dados eInforma D&B, para DNVs e INVs Portuguesas criadas entre 2004 e 2013. Os resultados forneceram suporte empírico para as relações entre características de personalidade do empreendedor e características empreendedoras. Adicionalmente, foi encontrada uma relação entre a orientação e intenção empreendedoras do indivíduo. Foi encontrado suporte empírico para as relações entre características empreendedoras individuais e a orientação empreendedora e internacional da empresa. Para além disso, a orientação internacional manifestou uma relação positiva relativamente ao tipo de empresa e à percentagem de exportação. Esta investigação forneceu uma abordagem a diferentes níveis destacando o papel do empreendedor cuja personalidade e características empreendedoras são determinantes para a identidade da empresa e para a internacionalização.International Entrepreneurship (IE) has its origins from international business and entrepreneurship research. Contemplating three main frameworks, knowledge-based view, upper echelons theory and cognitive perspective, this research aims to contribute to a better understanding of the internationalization process and the role of the entrepreneur’s characteristics. The study analyzes the influence of the entrepreneur’s personality and entrepreneurial characteristics as well as the firm characteristics and the influence of the latter on internationalization. The following objectives were defined: i) develop a well-structured framework for the internationalization process; ii) identify entrepreneurial characteristics at the individual and firm level relevant to internationalization; and iii) distinguish INVs from DNVs regarding the entrepreneurial mindset. Hypotheses were tested through a survey data combined with secondary data provided by eInforma D&B database for Portuguese INVs and DNVs founded between 2004 and 2013. The results provided empirical support for the relationships between several entrepreneur’s personality characteristics and entrepreneurial characteristics. Additionally, an association was found between individual entrepreneurial orientation and individual entrepreneurial intent. There was also empirical support for relationships between individual entrepreneurial characteristics and the firm’s entrepreneurial and international orientation. Furthermore, international orientation was positively related to the type of venture and the firm’s export percentage. The present research provided a different level approach highlighting the role of the entrepreneur whose personality and entrepreneurial characteristics are determinant to the firm’s identity and its internationalization.Instituto Superior de Economia e GestãoCrespo, NunoRepositório da Universidade de LisboaAurélio, Diana Isabel Campos Fraga2015-11-09T09:35:07Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10088engAurélio, Diana Isabel Campos Fraga (2015). "The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:27Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:36.122712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization
title The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization
spellingShingle The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization
Aurélio, Diana Isabel Campos Fraga
Empreendedorismo Internacional
Novas Empresas Domésticas e Internacionais
Características do Empreendedor
Características da Personalidade
Internacionalização
International Entrepreneurship
Domestic and International New Ventures
Entrepreneur’s Characteristics
Personality Characteristics
Internationalization
title_short The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization
title_full The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization
title_fullStr The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization
title_full_unstemmed The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization
title_sort The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization
author Aurélio, Diana Isabel Campos Fraga
author_facet Aurélio, Diana Isabel Campos Fraga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Crespo, Nuno
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Aurélio, Diana Isabel Campos Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo Internacional
Novas Empresas Domésticas e Internacionais
Características do Empreendedor
Características da Personalidade
Internacionalização
International Entrepreneurship
Domestic and International New Ventures
Entrepreneur’s Characteristics
Personality Characteristics
Internationalization
topic Empreendedorismo Internacional
Novas Empresas Domésticas e Internacionais
Características do Empreendedor
Características da Personalidade
Internacionalização
International Entrepreneurship
Domestic and International New Ventures
Entrepreneur’s Characteristics
Personality Characteristics
Internationalization
description Mestrado em Ciências Empresariais
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-09T09:35:07Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10088
url http://hdl.handle.net/10400.5/10088
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Aurélio, Diana Isabel Campos Fraga (2015). "The relevance of entrepreneurs personality characteristics for new ventures internacionalization". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131048720728064