Caminho(s) com sentido(s)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24027 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio (RE) decorre da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrando em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2ªCEB. Com este documento procura-se destacar o percurso desenvolvido pela mestranda, no decorrer da sua prática profissional, realçando aspetos teóricos e legais orientadores da mesma, assim como salientar os saberes científicos, pedagógicos e didáticos que basearam a intervenção no decorrer da PES. Este RE enaltece as vivências individuais e as experiências profissionais encetadas pela mestranda neste momento que se impõe como um ponto de partida na sua ação pedagógica. A formação académica foi imprescindível, uma vez que permitiu balizar e sustentar abordagens construtivistas com significado, quer na o âmbito da formação da mestranda, quer na formação dos alunos com que a mesma interagiu no decorrer da PES. Para tal, salienta-se a pertinência do ciclo de supervisão, como veículo de práticas reflexivas e investigativas, mediadas pelo apoio dos professores cooperantes e supervisores, de modo a promover o crescimento pessoal e profissional da mestranda. No desenrolar da PES, a mestranda estabeleceu contacto com dois ciclos de ensino, sendo eles o 1º e o 2º CEB. Esta abordagem permitiu um contacto transversal com os processos de ensino e aprendizagem das diferentes áreas envolvidas no mesmo, nas quais foi possível implementar e mobilizar diferentes recursos e estratégias pedagógicas e didáticas, numa clara adequação aos contextos e às necessidades dos alunos. Por sua vez, neste documento espelhase uma componente investigativa, sob a forma de artigo científico que, derivada da observação e cooperação com o contexto, permitiu classificar os erros cometidos pelos alunos na resolução de problemas, segundo a categoria de erros de Newman (1983). Assim, a PESe a redação do presente documento, impuseram-se como a primeiro passo de um construtivo e reflexivo percurso a levar a cabo pela mestranda na definição da sua identidade profissional, pelo que a sua ação pedagógica será regulada pela procura da melhoria das aprendizagens dos alunos, de forma a promover a formação holística e integral dos mesmos. |
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Caminho(s) com sentido(s)Prática de ensino supervisionadalnvestigação-açãoReflexãoColaboraçãoDesenvolvimento profissionalSupervised teaching practiceResearch-actionReflectionCollaborationProfessional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio (RE) decorre da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrando em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2ªCEB. Com este documento procura-se destacar o percurso desenvolvido pela mestranda, no decorrer da sua prática profissional, realçando aspetos teóricos e legais orientadores da mesma, assim como salientar os saberes científicos, pedagógicos e didáticos que basearam a intervenção no decorrer da PES. Este RE enaltece as vivências individuais e as experiências profissionais encetadas pela mestranda neste momento que se impõe como um ponto de partida na sua ação pedagógica. A formação académica foi imprescindível, uma vez que permitiu balizar e sustentar abordagens construtivistas com significado, quer na o âmbito da formação da mestranda, quer na formação dos alunos com que a mesma interagiu no decorrer da PES. Para tal, salienta-se a pertinência do ciclo de supervisão, como veículo de práticas reflexivas e investigativas, mediadas pelo apoio dos professores cooperantes e supervisores, de modo a promover o crescimento pessoal e profissional da mestranda. No desenrolar da PES, a mestranda estabeleceu contacto com dois ciclos de ensino, sendo eles o 1º e o 2º CEB. Esta abordagem permitiu um contacto transversal com os processos de ensino e aprendizagem das diferentes áreas envolvidas no mesmo, nas quais foi possível implementar e mobilizar diferentes recursos e estratégias pedagógicas e didáticas, numa clara adequação aos contextos e às necessidades dos alunos. Por sua vez, neste documento espelhase uma componente investigativa, sob a forma de artigo científico que, derivada da observação e cooperação com o contexto, permitiu classificar os erros cometidos pelos alunos na resolução de problemas, segundo a categoria de erros de Newman (1983). Assim, a PESe a redação do presente documento, impuseram-se como a primeiro passo de um construtivo e reflexivo percurso a levar a cabo pela mestranda na definição da sua identidade profissional, pelo que a sua ação pedagógica será regulada pela procura da melhoria das aprendizagens dos alunos, de forma a promover a formação holística e integral dos mesmos.The present internship report elapses from the Curriculum Unit of Supervised Teaching Practice, included in the study plan for the master's degree in the 1st Cycle of Basic Education Teaching and the Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This document seeks to highlight the course developed by the student during her professional practice, enhancing theoretical and legal aspects that guide it, as well as stress the scientific, pedagogical, and didactic knowledge that sustained the intervention during the Supervised Teaching Practice. This report lauds the individual and professional experiences entered by the student at this moment which imposes itself as a starting point in her pedagogical action. The academic training was essential since it allowed her to mark out and sustain the constructive approaches with meaning, either within the scope of the student's formation ar in the development of the children that she interacted with during the Supervised Teaching Practice Unit. To this end, it is emphasized the importance of the supervision cycle to reflexive and investigative practices, mediated by the support of the cooperating teachers and supervisors, to pro mote the personal and professional development of the master's student. ln the unfolding of the Supervised Teaching Practice Unit, the student established contact with two different cycles of teaching, sue h as the 1st and the 2nd Basic Cycles of Education. This approach enabled the transversal contact with the teaching and learning process of the different areas involved, in which it was possible to implement and mobilize different pedagogical and didactic resources and strategies, in a clear suitability to the contexts and the students' needs. Therefore, it is mentioned in this document an investigative component, in the form of a scientific article that, from the context observation and collaboration, allowed to classify of the students' errors in the problem-solving process, according to Newman's categorization of student's errors (1983). Thereby, the Supervised Teaching Practice Unit and the essay of this document, are bound as the first step of a constructive and reflexive path to be prosecuted by the master's student in the definition of her professional identity, whereby her pedagogical action will be regulated to look forward to the improvement of the students learning, to promote their holist and integral development.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCouto, ÂngelaMaia-Lima, CláudiaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMartins, Inês João Soares Barbosa2023-11-28T14:28:22Z202323232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24027TID:203412320porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T01:49:24Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24027Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:20:01.725741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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