Modelos geradores de questões no âmbito da geociências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Elisabete Maria Rodrigues
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/2724
Resumo: Esta dissertação tem como principal objectivo contribuir para o aumento do interesse dos alunos pelo estudo das Ciências da Terra, através da utilização de meios tão familiares e aliciantes como a Internet e os jogos de computador. Ao longo deste trabalho, foram concebidos, planificados e construídos vários modelos geradores de questões destinados à realização de competições online entre alunos do 3º ciclo do Ensino Básico. Nestes jogos, o desafio consiste em validar correctamente um conjunto de afirmações com respostas do tipo verdadeiro/falso. Só respondendo acertadamente às questões do primeiro nível, o aluno poderá continuar a jogar e passar ao nível seguinte. O vencedor será o jogador que conseguir ultrapassar todos os níveis, no menor tempo. A presente dissertação está organizada em cinco capítulos. No primeiro capítulo, é feita a descrição geral do conteúdo da dissertação, dos seus objectivos e da metodologia seguida. O segundo capítulo introduz o Projecto Matemática Ensino (PMatE), com base no qual se elaborou a aplicação aqui desenvolvida. O terceiro capítulo inclui uma revisão bibliográfica sobre o ensino das Ciências, em geral, e das Ciências da Terra, em particular. No capítulo quatro são apresentados os modelos geradores de questões e a árvore de objectivos elaborados durante esta dissertação. Por fim, no capítulo cinco são feitas algumas considerações sobre os resultados obtidos na competição geo@NET e sugestões para trabalho futuro. ABSTRACT: The main objective of this thesis is to contribute to increase the interest of the students in the study of Earth Sciences, through the use of familiar and attractive means such as Internet and computer games. The present work involved the conception, planning and development of several question generator models for online competitions between students of the 3rd cycle of the Portuguese Basic Instruction. In these computer games, the main challenge is to find the correct answer (true/false) to a set of affirmations. Only solving the questions of the first level of the game, the student can continue playing and pass into the next level. The winner will be the player who was able to go through all levels in less time. The thesis is organized into five chapters. The first chapter gives a general overview of the thesis, including the objectives and the adopted methodology. The second chapter introduces the Project Mathematics Teaching (PMatE) based on which it was developed the application to Earth Sciences. The third chapter provides a literature review about Science Education, in general, and Earth Sciences teaching, in particular. The fourth chapter presents the tree of objectives and the question generator models elaborated during this thesis. Finally, the fifth chapter includes some comments on the results obtained during the geo@NET competition and suggestions for future work.
id RCAP_c1a3871577d98df2e7536d5636189f2a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/2724
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelos geradores de questões no âmbito da geociênciasEnsino das ciências da terraEnsino multimediaJogos educativosActividades de aprendizagemEnsino básico 3º cicloEsta dissertação tem como principal objectivo contribuir para o aumento do interesse dos alunos pelo estudo das Ciências da Terra, através da utilização de meios tão familiares e aliciantes como a Internet e os jogos de computador. Ao longo deste trabalho, foram concebidos, planificados e construídos vários modelos geradores de questões destinados à realização de competições online entre alunos do 3º ciclo do Ensino Básico. Nestes jogos, o desafio consiste em validar correctamente um conjunto de afirmações com respostas do tipo verdadeiro/falso. Só respondendo acertadamente às questões do primeiro nível, o aluno poderá continuar a jogar e passar ao nível seguinte. O vencedor será o jogador que conseguir ultrapassar todos os níveis, no menor tempo. A presente dissertação está organizada em cinco capítulos. No primeiro capítulo, é feita a descrição geral do conteúdo da dissertação, dos seus objectivos e da metodologia seguida. O segundo capítulo introduz o Projecto Matemática Ensino (PMatE), com base no qual se elaborou a aplicação aqui desenvolvida. O terceiro capítulo inclui uma revisão bibliográfica sobre o ensino das Ciências, em geral, e das Ciências da Terra, em particular. No capítulo quatro são apresentados os modelos geradores de questões e a árvore de objectivos elaborados durante esta dissertação. Por fim, no capítulo cinco são feitas algumas considerações sobre os resultados obtidos na competição geo@NET e sugestões para trabalho futuro. ABSTRACT: The main objective of this thesis is to contribute to increase the interest of the students in the study of Earth Sciences, through the use of familiar and attractive means such as Internet and computer games. The present work involved the conception, planning and development of several question generator models for online competitions between students of the 3rd cycle of the Portuguese Basic Instruction. In these computer games, the main challenge is to find the correct answer (true/false) to a set of affirmations. Only solving the questions of the first level of the game, the student can continue playing and pass into the next level. The winner will be the player who was able to go through all levels in less time. The thesis is organized into five chapters. The first chapter gives a general overview of the thesis, including the objectives and the adopted methodology. The second chapter introduces the Project Mathematics Teaching (PMatE) based on which it was developed the application to Earth Sciences. The third chapter provides a literature review about Science Education, in general, and Earth Sciences teaching, in particular. The fourth chapter presents the tree of objectives and the question generator models elaborated during this thesis. Finally, the fifth chapter includes some comments on the results obtained during the geo@NET competition and suggestions for future work.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:26:43Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2724porPeixoto, Elisabete Maria Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:00:59Zoai:ria.ua.pt:10773/2724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:05.696138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelos geradores de questões no âmbito da geociências
title Modelos geradores de questões no âmbito da geociências
spellingShingle Modelos geradores de questões no âmbito da geociências
Peixoto, Elisabete Maria Rodrigues
Ensino das ciências da terra
Ensino multimedia
Jogos educativos
Actividades de aprendizagem
Ensino básico 3º ciclo
title_short Modelos geradores de questões no âmbito da geociências
title_full Modelos geradores de questões no âmbito da geociências
title_fullStr Modelos geradores de questões no âmbito da geociências
title_full_unstemmed Modelos geradores de questões no âmbito da geociências
title_sort Modelos geradores de questões no âmbito da geociências
author Peixoto, Elisabete Maria Rodrigues
author_facet Peixoto, Elisabete Maria Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Elisabete Maria Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências da terra
Ensino multimedia
Jogos educativos
Actividades de aprendizagem
Ensino básico 3º ciclo
topic Ensino das ciências da terra
Ensino multimedia
Jogos educativos
Actividades de aprendizagem
Ensino básico 3º ciclo
description Esta dissertação tem como principal objectivo contribuir para o aumento do interesse dos alunos pelo estudo das Ciências da Terra, através da utilização de meios tão familiares e aliciantes como a Internet e os jogos de computador. Ao longo deste trabalho, foram concebidos, planificados e construídos vários modelos geradores de questões destinados à realização de competições online entre alunos do 3º ciclo do Ensino Básico. Nestes jogos, o desafio consiste em validar correctamente um conjunto de afirmações com respostas do tipo verdadeiro/falso. Só respondendo acertadamente às questões do primeiro nível, o aluno poderá continuar a jogar e passar ao nível seguinte. O vencedor será o jogador que conseguir ultrapassar todos os níveis, no menor tempo. A presente dissertação está organizada em cinco capítulos. No primeiro capítulo, é feita a descrição geral do conteúdo da dissertação, dos seus objectivos e da metodologia seguida. O segundo capítulo introduz o Projecto Matemática Ensino (PMatE), com base no qual se elaborou a aplicação aqui desenvolvida. O terceiro capítulo inclui uma revisão bibliográfica sobre o ensino das Ciências, em geral, e das Ciências da Terra, em particular. No capítulo quatro são apresentados os modelos geradores de questões e a árvore de objectivos elaborados durante esta dissertação. Por fim, no capítulo cinco são feitas algumas considerações sobre os resultados obtidos na competição geo@NET e sugestões para trabalho futuro. ABSTRACT: The main objective of this thesis is to contribute to increase the interest of the students in the study of Earth Sciences, through the use of familiar and attractive means such as Internet and computer games. The present work involved the conception, planning and development of several question generator models for online competitions between students of the 3rd cycle of the Portuguese Basic Instruction. In these computer games, the main challenge is to find the correct answer (true/false) to a set of affirmations. Only solving the questions of the first level of the game, the student can continue playing and pass into the next level. The winner will be the player who was able to go through all levels in less time. The thesis is organized into five chapters. The first chapter gives a general overview of the thesis, including the objectives and the adopted methodology. The second chapter introduces the Project Mathematics Teaching (PMatE) based on which it was developed the application to Earth Sciences. The third chapter provides a literature review about Science Education, in general, and Earth Sciences teaching, in particular. The fourth chapter presents the tree of objectives and the question generator models elaborated during this thesis. Finally, the fifth chapter includes some comments on the results obtained during the geo@NET competition and suggestions for future work.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T14:26:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/2724
url http://hdl.handle.net/10773/2724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137459744800768