A dimensão relacional da intervenção dos serviços de psicologia nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Renato Gil Gomes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4654
Resumo: As transformações das sociedades nos últimos anos remetem para a necessidade de ajustamentos e novas dinâmicas de acção nos sistemas educativos e nas relações entre os seus agentes. À educação e formação de cidadãos têm-se vindo a associar novos profissionais, designadamente os psicólogos, de quem se espera um contributo para a eficácia dos sistemas educativos no cumprimento da sua missão. Defende-se, porém, que essa intervenção seja desenvolvida de um modo específico e marcada pela integração na comunidade educativa, pela colaboração e pela prevenção. Aborda-se, assim, a intervenção do psicólogo na escola, identificando algumas dinâmicas da sua intervenção e sugerindo alguns aspectos que a devem caracterizar.
id RCAP_c1d3eec7b094f2581c3e9674e3ef9f2a
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4654
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A dimensão relacional da intervenção dos serviços de psicologia nas escolasPsicologia escolarServiços de psicologia e orientaçãoAbordagem ecológicaSchool psychologyCounselling and psychology servicesEcological approach.Escola Superior de Tecnologias e GestãoAs transformações das sociedades nos últimos anos remetem para a necessidade de ajustamentos e novas dinâmicas de acção nos sistemas educativos e nas relações entre os seus agentes. À educação e formação de cidadãos têm-se vindo a associar novos profissionais, designadamente os psicólogos, de quem se espera um contributo para a eficácia dos sistemas educativos no cumprimento da sua missão. Defende-se, porém, que essa intervenção seja desenvolvida de um modo específico e marcada pela integração na comunidade educativa, pela colaboração e pela prevenção. Aborda-se, assim, a intervenção do psicólogo na escola, identificando algumas dinâmicas da sua intervenção e sugerindo alguns aspectos que a devem caracterizar.The profound transformations of societies in the recent years address the necessity of adjustments and new dynamics in the educative systems and in the relationship among its agents. It is in this context that new professionals such as psychologists have been involved in the education and training process of citizens. It is expected from them to contribute to the educational system efficacy in it’s mission delivery. It is expected, however, that this intervention is developed in a specific way and marked by the principles of prevention, collaboration and educative community integration. The intervention of psychologist is therefore approached in the text, in which the author identifies some dynamics of that intervention and suggests some aspects that should characterize it.Universidade Federal do Rio Grande do SulDigitUMaCarvalho, Renato Gil Gomes2022-09-26T13:49:01Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4654porCarvalho, R. G. G. (2008). A dimensão relacional da intervenção dos serviços de psicologia nas escolas. Psicologia: Reflexão e Crítica, 21, 119-124.10.1590/S0102-79722008000100015info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-02T03:30:16Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:10:31.357876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão relacional da intervenção dos serviços de psicologia nas escolas
title A dimensão relacional da intervenção dos serviços de psicologia nas escolas
spellingShingle A dimensão relacional da intervenção dos serviços de psicologia nas escolas
Carvalho, Renato Gil Gomes
Psicologia escolar
Serviços de psicologia e orientação
Abordagem ecológica
School psychology
Counselling and psychology services
Ecological approach
.
Escola Superior de Tecnologias e Gestão
title_short A dimensão relacional da intervenção dos serviços de psicologia nas escolas
title_full A dimensão relacional da intervenção dos serviços de psicologia nas escolas
title_fullStr A dimensão relacional da intervenção dos serviços de psicologia nas escolas
title_full_unstemmed A dimensão relacional da intervenção dos serviços de psicologia nas escolas
title_sort A dimensão relacional da intervenção dos serviços de psicologia nas escolas
author Carvalho, Renato Gil Gomes
author_facet Carvalho, Renato Gil Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Renato Gil Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
Serviços de psicologia e orientação
Abordagem ecológica
School psychology
Counselling and psychology services
Ecological approach
.
Escola Superior de Tecnologias e Gestão
topic Psicologia escolar
Serviços de psicologia e orientação
Abordagem ecológica
School psychology
Counselling and psychology services
Ecological approach
.
Escola Superior de Tecnologias e Gestão
description As transformações das sociedades nos últimos anos remetem para a necessidade de ajustamentos e novas dinâmicas de acção nos sistemas educativos e nas relações entre os seus agentes. À educação e formação de cidadãos têm-se vindo a associar novos profissionais, designadamente os psicólogos, de quem se espera um contributo para a eficácia dos sistemas educativos no cumprimento da sua missão. Defende-se, porém, que essa intervenção seja desenvolvida de um modo específico e marcada pela integração na comunidade educativa, pela colaboração e pela prevenção. Aborda-se, assim, a intervenção do psicólogo na escola, identificando algumas dinâmicas da sua intervenção e sugerindo alguns aspectos que a devem caracterizar.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008-01-01T00:00:00Z
2022-09-26T13:49:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4654
url http://hdl.handle.net/10400.13/4654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, R. G. G. (2008). A dimensão relacional da intervenção dos serviços de psicologia nas escolas. Psicologia: Reflexão e Crítica, 21, 119-124.
10.1590/S0102-79722008000100015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130561937145856