Educação patrimonial : o património industrial da Covilhã como recurso educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cristina Maria Fonseca
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2084
Resumo: Dissertação de Mestrado em Estudos do Património apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_c251221d67335e33e70f29d1cf10dd4c
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2084
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação patrimonial : o património industrial da Covilhã como recurso educativoEducação patrimonialPatrimónio culturalArqueologia industrialIndústriaRecursos educacionaisEducação formalEducação não formalCovilhãHeritage educationHeritageIndustrial heritageFormal educationNon-formal educationInformal educationSafeguardMemoryIdentityL'éducation au patrimoinePatrimoinePatrimoine industrielL'éducation formelleL'éducation informelleSauvegardeMémoireIdentitéDissertação de Mestrado em Estudos do Património apresentada à Universidade AbertaA educação patrimonial constitui o processo de ensino e aprendizagem que medeia o sujeito e o objecto de conhecimento: o património. Na Covilhã, o património industrial tem um significado particularmente marcante devido à importância que a actividade dos lanifícios teve para a cidade e para a sua população durante séculos. Os testemunhos materiais daquela actividade continuam visíveis na paisagem, mas perdem sentido para os mais jovens por se encontrarem afastados, temporalmente, da realidade económica que outrora mobilizou a cidade. Conhecer, valorizar e divulgar os testemunhos do património industrial dos lanifícios, compreende acções de sensibilização e defesa do património que devem ser iniciadas nos mais jovens. Aliar o ensino formal ao ensino não formal e informal, articular a aprendizagem em contexto de sala de aula com o contacto directo das fontes e desenvolver actividades estimulantes e enriquecedoras com os jovens na descoberta do meio onde vivem, fomenta a prática de uma cidadania activa em prol da salvaguarda do património e da memória e identidade colectivas.The heritage education is a process of teaching and learning that mediates the subject and the object of knowledge: the heritage. In Covilhã, the industrial heritage has meant a particularly striking because the wool activity was very important to the city and to its people, for centuries. The material evidence of that activity is still visible in the landscape, but it makes no sense for the youth because they are temporarily away from economic reality that once mobilized the city. To know, to value and disseminate the testimonies of the wool industry it is extremely important the organization of workshops to young people, in order to protect the heritage. To combine formal education with non-formal and informal education, articulate the learning in the classroom context with direct contact of the sources and develop stimulating and enriching activities with young people in order to discover their city, encourages the practice of an active citizenship to safeguarding the heritage and collective memory and identity.L'éducation au patrimoine est le processus d'enseignement et d'apprentissage qui médie le sujet et l‟objet de connaissance: le patrimoine. À Covilhã, le patrimoine industriel a une signification particulièrement frappante en raison de l‟importance qui l‟activité de la laine avait pour la ville et pour ses habitants, pendant des siècles. Les témoignages matérielles de cette activité sont encore visibles dans le paysage, mais ils ne font pas du sens pour les jeunes parce qu'ils sont loin, temporairement, de la réalité économique qui, autrefois, a mobilisé la ville. Connaitre, valoriser et diffuser les témoignages de l'industrie lainière, comprend des actions de sensibilisation et défense du patrimoine, qui doivent être iniciés sur les jeunes. Allier l'éducation formelle avec l'éducation non formelle et informelle, articuler l' apprentissage en contexte de la classe avec le contact direct des sources et développer d'activités stimulantes et enrichissantes avec les jeunes dans la découverte de l'endroit où ils habitent, encourage la pratique de la citoyenneté active pour le bien de la sauvegarde du patrimoine et de la mémoire et l‟ identité collective.Ramos, Paulo OliveiraRepositório AbertoMartins, Cristina Maria Fonseca2012-03-19T11:39:49Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2084porMartins, Cristina Maria Fonseca - Educação patrimonial [Em linha] : o património industrial da Covilhã como recurso educativo. Lisboa : [s.n.], 2011. 88 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:27Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:41.330515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação patrimonial : o património industrial da Covilhã como recurso educativo
title Educação patrimonial : o património industrial da Covilhã como recurso educativo
spellingShingle Educação patrimonial : o património industrial da Covilhã como recurso educativo
Martins, Cristina Maria Fonseca
Educação patrimonial
Património cultural
Arqueologia industrial
Indústria
Recursos educacionais
Educação formal
Educação não formal
Covilhã
Heritage education
Heritage
Industrial heritage
Formal education
Non-formal education
Informal education
Safeguard
Memory
Identity
L'éducation au patrimoine
Patrimoine
Patrimoine industriel
L'éducation formelle
L'éducation informelle
Sauvegarde
Mémoire
Identité
title_short Educação patrimonial : o património industrial da Covilhã como recurso educativo
title_full Educação patrimonial : o património industrial da Covilhã como recurso educativo
title_fullStr Educação patrimonial : o património industrial da Covilhã como recurso educativo
title_full_unstemmed Educação patrimonial : o património industrial da Covilhã como recurso educativo
title_sort Educação patrimonial : o património industrial da Covilhã como recurso educativo
author Martins, Cristina Maria Fonseca
author_facet Martins, Cristina Maria Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Paulo Oliveira
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Cristina Maria Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Educação patrimonial
Património cultural
Arqueologia industrial
Indústria
Recursos educacionais
Educação formal
Educação não formal
Covilhã
Heritage education
Heritage
Industrial heritage
Formal education
Non-formal education
Informal education
Safeguard
Memory
Identity
L'éducation au patrimoine
Patrimoine
Patrimoine industriel
L'éducation formelle
L'éducation informelle
Sauvegarde
Mémoire
Identité
topic Educação patrimonial
Património cultural
Arqueologia industrial
Indústria
Recursos educacionais
Educação formal
Educação não formal
Covilhã
Heritage education
Heritage
Industrial heritage
Formal education
Non-formal education
Informal education
Safeguard
Memory
Identity
L'éducation au patrimoine
Patrimoine
Patrimoine industriel
L'éducation formelle
L'éducation informelle
Sauvegarde
Mémoire
Identité
description Dissertação de Mestrado em Estudos do Património apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-03-19T11:39:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2084
url http://hdl.handle.net/10400.2/2084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, Cristina Maria Fonseca - Educação patrimonial [Em linha] : o património industrial da Covilhã como recurso educativo. Lisboa : [s.n.], 2011. 88 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135004721152000