Educação patrimonial : o património industrial da Covilhã como recurso educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/2084 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Estudos do Património apresentada à Universidade Aberta |
id |
RCAP_c251221d67335e33e70f29d1cf10dd4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2084 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação patrimonial : o património industrial da Covilhã como recurso educativoEducação patrimonialPatrimónio culturalArqueologia industrialIndústriaRecursos educacionaisEducação formalEducação não formalCovilhãHeritage educationHeritageIndustrial heritageFormal educationNon-formal educationInformal educationSafeguardMemoryIdentityL'éducation au patrimoinePatrimoinePatrimoine industrielL'éducation formelleL'éducation informelleSauvegardeMémoireIdentitéDissertação de Mestrado em Estudos do Património apresentada à Universidade AbertaA educação patrimonial constitui o processo de ensino e aprendizagem que medeia o sujeito e o objecto de conhecimento: o património. Na Covilhã, o património industrial tem um significado particularmente marcante devido à importância que a actividade dos lanifícios teve para a cidade e para a sua população durante séculos. Os testemunhos materiais daquela actividade continuam visíveis na paisagem, mas perdem sentido para os mais jovens por se encontrarem afastados, temporalmente, da realidade económica que outrora mobilizou a cidade. Conhecer, valorizar e divulgar os testemunhos do património industrial dos lanifícios, compreende acções de sensibilização e defesa do património que devem ser iniciadas nos mais jovens. Aliar o ensino formal ao ensino não formal e informal, articular a aprendizagem em contexto de sala de aula com o contacto directo das fontes e desenvolver actividades estimulantes e enriquecedoras com os jovens na descoberta do meio onde vivem, fomenta a prática de uma cidadania activa em prol da salvaguarda do património e da memória e identidade colectivas.The heritage education is a process of teaching and learning that mediates the subject and the object of knowledge: the heritage. In Covilhã, the industrial heritage has meant a particularly striking because the wool activity was very important to the city and to its people, for centuries. The material evidence of that activity is still visible in the landscape, but it makes no sense for the youth because they are temporarily away from economic reality that once mobilized the city. To know, to value and disseminate the testimonies of the wool industry it is extremely important the organization of workshops to young people, in order to protect the heritage. To combine formal education with non-formal and informal education, articulate the learning in the classroom context with direct contact of the sources and develop stimulating and enriching activities with young people in order to discover their city, encourages the practice of an active citizenship to safeguarding the heritage and collective memory and identity.L'éducation au patrimoine est le processus d'enseignement et d'apprentissage qui médie le sujet et l‟objet de connaissance: le patrimoine. À Covilhã, le patrimoine industriel a une signification particulièrement frappante en raison de l‟importance qui l‟activité de la laine avait pour la ville et pour ses habitants, pendant des siècles. Les témoignages matérielles de cette activité sont encore visibles dans le paysage, mais ils ne font pas du sens pour les jeunes parce qu'ils sont loin, temporairement, de la réalité économique qui, autrefois, a mobilisé la ville. Connaitre, valoriser et diffuser les témoignages de l'industrie lainière, comprend des actions de sensibilisation et défense du patrimoine, qui doivent être iniciés sur les jeunes. Allier l'éducation formelle avec l'éducation non formelle et informelle, articuler l' apprentissage en contexte de la classe avec le contact direct des sources et développer d'activités stimulantes et enrichissantes avec les jeunes dans la découverte de l'endroit où ils habitent, encourage la pratique de la citoyenneté active pour le bien de la sauvegarde du patrimoine et de la mémoire et l‟ identité collective.Ramos, Paulo OliveiraRepositório AbertoMartins, Cristina Maria Fonseca2012-03-19T11:39:49Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2084porMartins, Cristina Maria Fonseca - Educação patrimonial [Em linha] : o património industrial da Covilhã como recurso educativo. Lisboa : [s.n.], 2011. 88 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:27Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:41.330515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação patrimonial : o património industrial da Covilhã como recurso educativo |
title |
Educação patrimonial : o património industrial da Covilhã como recurso educativo |
spellingShingle |
Educação patrimonial : o património industrial da Covilhã como recurso educativo Martins, Cristina Maria Fonseca Educação patrimonial Património cultural Arqueologia industrial Indústria Recursos educacionais Educação formal Educação não formal Covilhã Heritage education Heritage Industrial heritage Formal education Non-formal education Informal education Safeguard Memory Identity L'éducation au patrimoine Patrimoine Patrimoine industriel L'éducation formelle L'éducation informelle Sauvegarde Mémoire Identité |
title_short |
Educação patrimonial : o património industrial da Covilhã como recurso educativo |
title_full |
Educação patrimonial : o património industrial da Covilhã como recurso educativo |
title_fullStr |
Educação patrimonial : o património industrial da Covilhã como recurso educativo |
title_full_unstemmed |
Educação patrimonial : o património industrial da Covilhã como recurso educativo |
title_sort |
Educação patrimonial : o património industrial da Covilhã como recurso educativo |
author |
Martins, Cristina Maria Fonseca |
author_facet |
Martins, Cristina Maria Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Paulo Oliveira Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Cristina Maria Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação patrimonial Património cultural Arqueologia industrial Indústria Recursos educacionais Educação formal Educação não formal Covilhã Heritage education Heritage Industrial heritage Formal education Non-formal education Informal education Safeguard Memory Identity L'éducation au patrimoine Patrimoine Patrimoine industriel L'éducation formelle L'éducation informelle Sauvegarde Mémoire Identité |
topic |
Educação patrimonial Património cultural Arqueologia industrial Indústria Recursos educacionais Educação formal Educação não formal Covilhã Heritage education Heritage Industrial heritage Formal education Non-formal education Informal education Safeguard Memory Identity L'éducation au patrimoine Patrimoine Patrimoine industriel L'éducation formelle L'éducation informelle Sauvegarde Mémoire Identité |
description |
Dissertação de Mestrado em Estudos do Património apresentada à Universidade Aberta |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-03-19T11:39:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/2084 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/2084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, Cristina Maria Fonseca - Educação patrimonial [Em linha] : o património industrial da Covilhã como recurso educativo. Lisboa : [s.n.], 2011. 88 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135004721152000 |