A regeneração do centro histórico de Oeiras: um esboço para a (re)afirmação da vila
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/9267 |
Resumo: | Trabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Metropolização, Planeamento Estratégico e Sustentabilidade |
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A regeneração do centro histórico de Oeiras: um esboço para a (re)afirmação da vilaCentro HistóricoPatrimónioRegeneração UrbanaCompetitividade UrbanaMarketing TerritorialCriatividadePlaneamento estratégicoTrabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Metropolização, Planeamento Estratégico e SustentabilidadeA oposição do antigo e do moderno, do passado e do presente, criam a imagem de marca que os centros históricos representam. Os centros históricos são hoje, os testemunhos mais complexos das sociedades que, um dia, elegeram um lugar para viver e implementar as suas condições, que são elas económicas, sociais, habitacionais, políticas e culturais, em respeito mútuo. Como documentos vivos, representam autênticas crisálidas do património cultural, da organização do espaço urbano, dos sistemas e dos materiais de construção, dos valores estéticos de referência, da cor e da imagem da vila e da cidade, das relações de vizinhança aí contraídas e dos sistemas de relação e de comunicação. Por tudo isto compreende-se que a sociedade queira ver reabilitado, reafirmado, reformado, preservado e nunca abandonado, o centro histórico. O espaço recuperado aparece assim como uma nova plataforma capaz de gerar significados sociais, como se o visual fosse a condição fundadora de novas sociabilidades. Os centros históricos funcionam como alegoria nas situações em que o seu esplendor e a qualidade urbanística dos seus espaços, os tornam uma espécie de obra de arte que representa uma ideia abstracta de qualidade de vida. Um modelo de intervenção, integrado, que aborda temáticas relacionadas com o Marketing territorial, como uma ferramenta do Planeamento Estratégico que compreende o Desenvolvimento Sustentável, a Competitividade e a Promoção, e o projecto Bairro 21, como promotor do planeamento e implementação da Agenda 21 à escala do Bairro.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa ; Universidade AtlânticaRUNAraújo, Sónia Daniela Paulo Barros Cardoso Barbosa2013-04-10T10:14:39Z2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9267porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:42:13Zoai:run.unl.pt:10362/9267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:39.964830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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