O tempo geologico na formação de professores: das concepções de alunos à construção de materiais didácticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/4423 |
Resumo: | O conceito de Tempo Geológico apresenta-se muito complexo no âmbito do ensino e da aprendizagem das Geociências, pelo que continua a justificar a necessidade de se desenvolverem investigações que possam facilitar a sua compreensão no contexto educativo. No Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (Portugal) foi desenvolvido um projecto de investigação sobre o Tempo Geológico1 que integrou, intencionalmente, investigadores e professores dos ensinos básico e secundário. A partir do diagnóstico das concepções de alunos de 12-13 anos sobre o referido conceito, elaboraram-se materiais curriculares, subsequentemente aplicados em sala de aula a alunos do 7.º (12-13 anos) e 12.º anos de escolaridade (17-18 anos) e avaliados os seus impactos na aprendizagem. Os resultados indicam no sentido dos materiais curriculares produzidos contribuírem para uma melhor compreensão do conceito de Tempo Geológico e permitirem a integração de saberes de várias áreas disciplinares. Posteriormente, considerou-se pertinente discutir com professores dos mesmos ciclos de estudos os indicadores que foram emergindo desta investigação. Assim, em Outubro de 2011 decorrerá na Universidade de Aveiro um curso de formação de professores, no contexto do Seminário “Os tempos do mundo e o tempo geológico: das aprendizagens ao contributo para a cidadania”. Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer alguns dos indícios que emergiram desta investigação, bem como apresentar o Programa de Formação, concebido numa lógica de diálogo entre investigação e práticas lectivas, intenção que radica na própria natureza da equipa envolvida no projecto. |
id |
RCAP_c2cfce7e09d82e2b2252bbba1c97c695 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/4423 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O tempo geologico na formação de professores: das concepções de alunos à construção de materiais didácticosTempo geológicoFormação de professoresMateriais didáticosO conceito de Tempo Geológico apresenta-se muito complexo no âmbito do ensino e da aprendizagem das Geociências, pelo que continua a justificar a necessidade de se desenvolverem investigações que possam facilitar a sua compreensão no contexto educativo. No Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (Portugal) foi desenvolvido um projecto de investigação sobre o Tempo Geológico1 que integrou, intencionalmente, investigadores e professores dos ensinos básico e secundário. A partir do diagnóstico das concepções de alunos de 12-13 anos sobre o referido conceito, elaboraram-se materiais curriculares, subsequentemente aplicados em sala de aula a alunos do 7.º (12-13 anos) e 12.º anos de escolaridade (17-18 anos) e avaliados os seus impactos na aprendizagem. Os resultados indicam no sentido dos materiais curriculares produzidos contribuírem para uma melhor compreensão do conceito de Tempo Geológico e permitirem a integração de saberes de várias áreas disciplinares. Posteriormente, considerou-se pertinente discutir com professores dos mesmos ciclos de estudos os indicadores que foram emergindo desta investigação. Assim, em Outubro de 2011 decorrerá na Universidade de Aveiro um curso de formação de professores, no contexto do Seminário “Os tempos do mundo e o tempo geológico: das aprendizagens ao contributo para a cidadania”. Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer alguns dos indícios que emergiram desta investigação, bem como apresentar o Programa de Formação, concebido numa lógica de diálogo entre investigação e práticas lectivas, intenção que radica na própria natureza da equipa envolvida no projecto.2012-01-27T17:54:22Z2012-01-272011-09-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/4423http://hdl.handle.net/10174/4423porsimnaonaodorinda.rebelo@gmail.commorgadommargarida@gmail.comgracamonteiro88@hotmail.comjbonito@uevora.ptjmedina@ua.ptluisalopesmartins@gmail.comluis@ua.pt229Rebelo, DorindaMorgado, MargaridaMonteiro, GraçaBonito, JorgeMedina, JorgeMartins, LuísaMarques, Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:42:11Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:34.095847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O tempo geologico na formação de professores: das concepções de alunos à construção de materiais didácticos |
title |
O tempo geologico na formação de professores: das concepções de alunos à construção de materiais didácticos |
spellingShingle |
O tempo geologico na formação de professores: das concepções de alunos à construção de materiais didácticos Rebelo, Dorinda Tempo geológico Formação de professores Materiais didáticos |
title_short |
O tempo geologico na formação de professores: das concepções de alunos à construção de materiais didácticos |
title_full |
O tempo geologico na formação de professores: das concepções de alunos à construção de materiais didácticos |
title_fullStr |
O tempo geologico na formação de professores: das concepções de alunos à construção de materiais didácticos |
title_full_unstemmed |
O tempo geologico na formação de professores: das concepções de alunos à construção de materiais didácticos |
title_sort |
O tempo geologico na formação de professores: das concepções de alunos à construção de materiais didácticos |
author |
Rebelo, Dorinda |
author_facet |
Rebelo, Dorinda Morgado, Margarida Monteiro, Graça Bonito, Jorge Medina, Jorge Martins, Luísa Marques, Luis |
author_role |
author |
author2 |
Morgado, Margarida Monteiro, Graça Bonito, Jorge Medina, Jorge Martins, Luísa Marques, Luis |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebelo, Dorinda Morgado, Margarida Monteiro, Graça Bonito, Jorge Medina, Jorge Martins, Luísa Marques, Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tempo geológico Formação de professores Materiais didáticos |
topic |
Tempo geológico Formação de professores Materiais didáticos |
description |
O conceito de Tempo Geológico apresenta-se muito complexo no âmbito do ensino e da aprendizagem das Geociências, pelo que continua a justificar a necessidade de se desenvolverem investigações que possam facilitar a sua compreensão no contexto educativo. No Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (Portugal) foi desenvolvido um projecto de investigação sobre o Tempo Geológico1 que integrou, intencionalmente, investigadores e professores dos ensinos básico e secundário. A partir do diagnóstico das concepções de alunos de 12-13 anos sobre o referido conceito, elaboraram-se materiais curriculares, subsequentemente aplicados em sala de aula a alunos do 7.º (12-13 anos) e 12.º anos de escolaridade (17-18 anos) e avaliados os seus impactos na aprendizagem. Os resultados indicam no sentido dos materiais curriculares produzidos contribuírem para uma melhor compreensão do conceito de Tempo Geológico e permitirem a integração de saberes de várias áreas disciplinares. Posteriormente, considerou-se pertinente discutir com professores dos mesmos ciclos de estudos os indicadores que foram emergindo desta investigação. Assim, em Outubro de 2011 decorrerá na Universidade de Aveiro um curso de formação de professores, no contexto do Seminário “Os tempos do mundo e o tempo geológico: das aprendizagens ao contributo para a cidadania”. Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer alguns dos indícios que emergiram desta investigação, bem como apresentar o Programa de Formação, concebido numa lógica de diálogo entre investigação e práticas lectivas, intenção que radica na própria natureza da equipa envolvida no projecto. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-07T00:00:00Z 2012-01-27T17:54:22Z 2012-01-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/4423 http://hdl.handle.net/10174/4423 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/4423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
sim nao nao dorinda.rebelo@gmail.com morgadommargarida@gmail.com gracamonteiro88@hotmail.com jbonito@uevora.pt jmedina@ua.pt luisalopesmartins@gmail.com luis@ua.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136478347919360 |