O tempo geologico na formação de professores: das concepções de alunos à construção de materiais didácticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Dorinda
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Morgado, Margarida, Monteiro, Graça, Bonito, Jorge, Medina, Jorge, Martins, Luísa, Marques, Luis
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4423
Resumo: O conceito de Tempo Geológico apresenta-se muito complexo no âmbito do ensino e da aprendizagem das Geociências, pelo que continua a justificar a necessidade de se desenvolverem investigações que possam facilitar a sua compreensão no contexto educativo. No Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (Portugal) foi desenvolvido um projecto de investigação sobre o Tempo Geológico1 que integrou, intencionalmente, investigadores e professores dos ensinos básico e secundário. A partir do diagnóstico das concepções de alunos de 12-13 anos sobre o referido conceito, elaboraram-se materiais curriculares, subsequentemente aplicados em sala de aula a alunos do 7.º (12-13 anos) e 12.º anos de escolaridade (17-18 anos) e avaliados os seus impactos na aprendizagem. Os resultados indicam no sentido dos materiais curriculares produzidos contribuírem para uma melhor compreensão do conceito de Tempo Geológico e permitirem a integração de saberes de várias áreas disciplinares. Posteriormente, considerou-se pertinente discutir com professores dos mesmos ciclos de estudos os indicadores que foram emergindo desta investigação. Assim, em Outubro de 2011 decorrerá na Universidade de Aveiro um curso de formação de professores, no contexto do Seminário “Os tempos do mundo e o tempo geológico: das aprendizagens ao contributo para a cidadania”. Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer alguns dos indícios que emergiram desta investigação, bem como apresentar o Programa de Formação, concebido numa lógica de diálogo entre investigação e práticas lectivas, intenção que radica na própria natureza da equipa envolvida no projecto.
id RCAP_c2cfce7e09d82e2b2252bbba1c97c695
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/4423
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O tempo geologico na formação de professores: das concepções de alunos à construção de materiais didácticosTempo geológicoFormação de professoresMateriais didáticosO conceito de Tempo Geológico apresenta-se muito complexo no âmbito do ensino e da aprendizagem das Geociências, pelo que continua a justificar a necessidade de se desenvolverem investigações que possam facilitar a sua compreensão no contexto educativo. No Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (Portugal) foi desenvolvido um projecto de investigação sobre o Tempo Geológico1 que integrou, intencionalmente, investigadores e professores dos ensinos básico e secundário. A partir do diagnóstico das concepções de alunos de 12-13 anos sobre o referido conceito, elaboraram-se materiais curriculares, subsequentemente aplicados em sala de aula a alunos do 7.º (12-13 anos) e 12.º anos de escolaridade (17-18 anos) e avaliados os seus impactos na aprendizagem. Os resultados indicam no sentido dos materiais curriculares produzidos contribuírem para uma melhor compreensão do conceito de Tempo Geológico e permitirem a integração de saberes de várias áreas disciplinares. Posteriormente, considerou-se pertinente discutir com professores dos mesmos ciclos de estudos os indicadores que foram emergindo desta investigação. Assim, em Outubro de 2011 decorrerá na Universidade de Aveiro um curso de formação de professores, no contexto do Seminário “Os tempos do mundo e o tempo geológico: das aprendizagens ao contributo para a cidadania”. Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer alguns dos indícios que emergiram desta investigação, bem como apresentar o Programa de Formação, concebido numa lógica de diálogo entre investigação e práticas lectivas, intenção que radica na própria natureza da equipa envolvida no projecto.2012-01-27T17:54:22Z2012-01-272011-09-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/4423http://hdl.handle.net/10174/4423porsimnaonaodorinda.rebelo@gmail.commorgadommargarida@gmail.comgracamonteiro88@hotmail.comjbonito@uevora.ptjmedina@ua.ptluisalopesmartins@gmail.comluis@ua.pt229Rebelo, DorindaMorgado, MargaridaMonteiro, GraçaBonito, JorgeMedina, JorgeMartins, LuísaMarques, Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:42:11Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:34.095847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O tempo geologico na formação de professores: das concepções de alunos à construção de materiais didácticos
title O tempo geologico na formação de professores: das concepções de alunos à construção de materiais didácticos
spellingShingle O tempo geologico na formação de professores: das concepções de alunos à construção de materiais didácticos
Rebelo, Dorinda
Tempo geológico
Formação de professores
Materiais didáticos
title_short O tempo geologico na formação de professores: das concepções de alunos à construção de materiais didácticos
title_full O tempo geologico na formação de professores: das concepções de alunos à construção de materiais didácticos
title_fullStr O tempo geologico na formação de professores: das concepções de alunos à construção de materiais didácticos
title_full_unstemmed O tempo geologico na formação de professores: das concepções de alunos à construção de materiais didácticos
title_sort O tempo geologico na formação de professores: das concepções de alunos à construção de materiais didácticos
author Rebelo, Dorinda
author_facet Rebelo, Dorinda
Morgado, Margarida
Monteiro, Graça
Bonito, Jorge
Medina, Jorge
Martins, Luísa
Marques, Luis
author_role author
author2 Morgado, Margarida
Monteiro, Graça
Bonito, Jorge
Medina, Jorge
Martins, Luísa
Marques, Luis
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo, Dorinda
Morgado, Margarida
Monteiro, Graça
Bonito, Jorge
Medina, Jorge
Martins, Luísa
Marques, Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Tempo geológico
Formação de professores
Materiais didáticos
topic Tempo geológico
Formação de professores
Materiais didáticos
description O conceito de Tempo Geológico apresenta-se muito complexo no âmbito do ensino e da aprendizagem das Geociências, pelo que continua a justificar a necessidade de se desenvolverem investigações que possam facilitar a sua compreensão no contexto educativo. No Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (Portugal) foi desenvolvido um projecto de investigação sobre o Tempo Geológico1 que integrou, intencionalmente, investigadores e professores dos ensinos básico e secundário. A partir do diagnóstico das concepções de alunos de 12-13 anos sobre o referido conceito, elaboraram-se materiais curriculares, subsequentemente aplicados em sala de aula a alunos do 7.º (12-13 anos) e 12.º anos de escolaridade (17-18 anos) e avaliados os seus impactos na aprendizagem. Os resultados indicam no sentido dos materiais curriculares produzidos contribuírem para uma melhor compreensão do conceito de Tempo Geológico e permitirem a integração de saberes de várias áreas disciplinares. Posteriormente, considerou-se pertinente discutir com professores dos mesmos ciclos de estudos os indicadores que foram emergindo desta investigação. Assim, em Outubro de 2011 decorrerá na Universidade de Aveiro um curso de formação de professores, no contexto do Seminário “Os tempos do mundo e o tempo geológico: das aprendizagens ao contributo para a cidadania”. Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer alguns dos indícios que emergiram desta investigação, bem como apresentar o Programa de Formação, concebido numa lógica de diálogo entre investigação e práticas lectivas, intenção que radica na própria natureza da equipa envolvida no projecto.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-07T00:00:00Z
2012-01-27T17:54:22Z
2012-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/4423
http://hdl.handle.net/10174/4423
url http://hdl.handle.net/10174/4423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv sim
nao
nao
dorinda.rebelo@gmail.com
morgadommargarida@gmail.com
gracamonteiro88@hotmail.com
jbonito@uevora.pt
jmedina@ua.pt
luisalopesmartins@gmail.com
luis@ua.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136478347919360