Práticas Avaliativas dos Professores de Matemática do 9º Ano do Ensino Fundamental em Escola Pública em Belém do Pará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11127 |
Resumo: | Este estudo pretendeu caracterizar as práticas avaliativas de dois professores de Matemática do 9º ano do ensino fundamental, numa Escola pública em Belém do Pará (Brasil), e analisar a relação entre as aprendizagens dos alunos com essas práticas. Através de uma metodologia qualitativa, enquadrada num paradigma interpretativo e num design metodológico de estudo de caso, investigou-se o modo como professor e alunos desenvolvem o seu trabalho em sala de aula no respeitante à avaliação. A recolha de informação concretizou-se em entrevistas e observações de aulas, tendo sido a análise da mesma efetuada através da triangulação de dados, assente numa matriz estruturada em objetos e dimensões. Os resultados evidenciaram que, apesar da constante divulgação dos avanços em relação às novas abordagens avaliativas, visando a uma avaliação formativa e embora os professores tenham consciência de quais atividades avaliativas despertam o interesse de seus alunos, ainda há que se fazer muito para que se rompam com os paradigmas antigos de avaliação, que supervalorizam os resultados quantitativos e priorizam a prova como instrumento avaliativo por meio da punição do erro e como instrumento de poder. Observou-se que as práticas avaliativas que foram mais produtivas para as aprendizagens foram justamente aquelas em que se manteve a informalidade e os alunos participaram de forma mais livre, nas quais houve, com mais frequência, a presença de feedback por parte dos professores |
id |
RCAP_c31de90f310845e26954e0c08eb67f50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11127 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas Avaliativas dos Professores de Matemática do 9º Ano do Ensino Fundamental em Escola Pública em Belém do ParáAvaliação das aprendizagensMatemáticaPráticas avaliativasEste estudo pretendeu caracterizar as práticas avaliativas de dois professores de Matemática do 9º ano do ensino fundamental, numa Escola pública em Belém do Pará (Brasil), e analisar a relação entre as aprendizagens dos alunos com essas práticas. Através de uma metodologia qualitativa, enquadrada num paradigma interpretativo e num design metodológico de estudo de caso, investigou-se o modo como professor e alunos desenvolvem o seu trabalho em sala de aula no respeitante à avaliação. A recolha de informação concretizou-se em entrevistas e observações de aulas, tendo sido a análise da mesma efetuada através da triangulação de dados, assente numa matriz estruturada em objetos e dimensões. Os resultados evidenciaram que, apesar da constante divulgação dos avanços em relação às novas abordagens avaliativas, visando a uma avaliação formativa e embora os professores tenham consciência de quais atividades avaliativas despertam o interesse de seus alunos, ainda há que se fazer muito para que se rompam com os paradigmas antigos de avaliação, que supervalorizam os resultados quantitativos e priorizam a prova como instrumento avaliativo por meio da punição do erro e como instrumento de poder. Observou-se que as práticas avaliativas que foram mais produtivas para as aprendizagens foram justamente aquelas em que se manteve a informalidade e os alunos participaram de forma mais livre, nas quais houve, com mais frequência, a presença de feedback por parte dos professores2014-06-23T16:44:45Z2014-06-232013-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11127http://hdl.handle.net/10174/11127porÉvora107ÉvoraMestradoDep edu e biblioteca geralmonicaosanches@gmail.com229Viana, Mônicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:24Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:50.831069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas Avaliativas dos Professores de Matemática do 9º Ano do Ensino Fundamental em Escola Pública em Belém do Pará |
title |
Práticas Avaliativas dos Professores de Matemática do 9º Ano do Ensino Fundamental em Escola Pública em Belém do Pará |
spellingShingle |
Práticas Avaliativas dos Professores de Matemática do 9º Ano do Ensino Fundamental em Escola Pública em Belém do Pará Viana, Mônica Avaliação das aprendizagens Matemática Práticas avaliativas |
title_short |
Práticas Avaliativas dos Professores de Matemática do 9º Ano do Ensino Fundamental em Escola Pública em Belém do Pará |
title_full |
Práticas Avaliativas dos Professores de Matemática do 9º Ano do Ensino Fundamental em Escola Pública em Belém do Pará |
title_fullStr |
Práticas Avaliativas dos Professores de Matemática do 9º Ano do Ensino Fundamental em Escola Pública em Belém do Pará |
title_full_unstemmed |
Práticas Avaliativas dos Professores de Matemática do 9º Ano do Ensino Fundamental em Escola Pública em Belém do Pará |
title_sort |
Práticas Avaliativas dos Professores de Matemática do 9º Ano do Ensino Fundamental em Escola Pública em Belém do Pará |
author |
Viana, Mônica |
author_facet |
Viana, Mônica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Mônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação das aprendizagens Matemática Práticas avaliativas |
topic |
Avaliação das aprendizagens Matemática Práticas avaliativas |
description |
Este estudo pretendeu caracterizar as práticas avaliativas de dois professores de Matemática do 9º ano do ensino fundamental, numa Escola pública em Belém do Pará (Brasil), e analisar a relação entre as aprendizagens dos alunos com essas práticas. Através de uma metodologia qualitativa, enquadrada num paradigma interpretativo e num design metodológico de estudo de caso, investigou-se o modo como professor e alunos desenvolvem o seu trabalho em sala de aula no respeitante à avaliação. A recolha de informação concretizou-se em entrevistas e observações de aulas, tendo sido a análise da mesma efetuada através da triangulação de dados, assente numa matriz estruturada em objetos e dimensões. Os resultados evidenciaram que, apesar da constante divulgação dos avanços em relação às novas abordagens avaliativas, visando a uma avaliação formativa e embora os professores tenham consciência de quais atividades avaliativas despertam o interesse de seus alunos, ainda há que se fazer muito para que se rompam com os paradigmas antigos de avaliação, que supervalorizam os resultados quantitativos e priorizam a prova como instrumento avaliativo por meio da punição do erro e como instrumento de poder. Observou-se que as práticas avaliativas que foram mais produtivas para as aprendizagens foram justamente aquelas em que se manteve a informalidade e os alunos participaram de forma mais livre, nas quais houve, com mais frequência, a presença de feedback por parte dos professores |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-27T00:00:00Z 2014-06-23T16:44:45Z 2014-06-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11127 http://hdl.handle.net/10174/11127 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Évora 107 Évora Mestrado Dep edu e biblioteca geral monicaosanches@gmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136533722169344 |