Avaliação das aprendizagens na educação pré-escolar: o impacto do trabalho colaborativo entre uma educadora de infância e uma critical friend

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria do Carmo Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9897
Resumo: Neste presente estudo pretendeu-se compreender o impacto de um trabalho colaborativo na evolução de conceções e práticas de avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar. O trabalho colaborativo consistiu num processo de reflexão entre uma Educadora de Infância (EI) e uma Amiga Critica (critical friend), esta também EI e autora deste estudo. O estudo desenvolveu-se, assim, em torno da seguinte questão de investigação: “Que conceções, práticas e orientações emergem de um trabalho colaborativo entre uma Educadora de Infância e uma Amiga Critica para a renovação da avaliação das aprendizagens na Educação Pré-Escolar?”. O estudo desenvolveu-se em três fases. A primeira consistiu na construção de um referencial teórico que enquadrasse e sustentasse o estudo empírico a realizar. Procedeu-se, para tal, a uma revisão bibliográfica através da leitura de estudos considerados relevantes para a nossa temática. A segunda e terceira fase dizem respeito ao estudo empírico. Este seguiu uma abordagem de estudo de caso, sendo o caso as conceções e práticas de avaliação das aprendizagens da Educadora de Infância participante e sua evolução face ao percurso reflexivo com a Amiga Critica. Esse percurso consistiu na realização de cinco encontros reflexivos entre a Educadora de Infância e a sua Amiga Critica, de aproximadamente duas horas cada, com um formato que se assemelha ao de uma entrevista semi-estruturada. Foram ainda solicitados à Educadora de Infância duas reflexões por escrito, a meio e no final do percurso. Todos os encontros reflexivos foram áudio-gravados e validados pela Educadora participante. Mais especificamente na segunda fase, e num primeiro momento, foi negociado o percurso investigativo com a investigação participante e a Educadora de Infância. Num segundo momento, a que corresponderam os dois primeiros encontros reflexivos, procurou-se desocultar conceções e práticas de avaliação das aprendizagens da Educadora de Infância participante. A terceira fase do estudo traduziu-se, por um lado, num maior aprofundamento da reflexão sobre a temática da avaliação utilizando como suporte dois documentos de autores de referência e, por outro, na avaliação do impacto do percurso experienciado nas conceções e práticas de avaliação das aprendizagens da Educadora de Infância. Nesta fase ocorreram três encontros reflexivos e foram recolhidas duas reflexões escritas da Educadora participante. A análise dos dados foi realizada de forma contínua durante o percurso reflexivo, organizando e interpretando a informação recolhida, fundamentalmente no sentido de orientar a ação em curso. Contudo, procedeu-se a uma análise mais detalhada no final do estudo empírico. Os resultados obtidos evidenciam: (a) a importância do trabalho colaborativo através de encontros reflexivos entre duas Educadoras de Infância, em que uma assume o papel de Amiga Critica, constituindo-se esses encontros como oportunidades de pensar e questionar conceções e práticas, neste caso sobre avaliação de aprendizagens na Educação Pré-Escolar e, consequentemente, um espaço propiciador de desenvolvimento profissional das participantes da investigação; (b) a ocorrência de alguma evolução na compreensão do conceito de avaliação das aprendizagens no discurso educativo da Educadora de Infância participante. Atendendo à reduzida abrangência da presente investigação, e também a algumas das suas limitações, considera-se importante prosseguir com investigações centradas no mesmo objeto de estudo mas incluindo (a) uma maior duração no tempo dos momento reflexivos, (b) a participação de outras Educadoras de Infância e (c) a observação de práticas de avaliação pela Amiga Critica e sua posterior discussão critica.
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A primeira consistiu na construção de um referencial teórico que enquadrasse e sustentasse o estudo empírico a realizar. Procedeu-se, para tal, a uma revisão bibliográfica através da leitura de estudos considerados relevantes para a nossa temática. A segunda e terceira fase dizem respeito ao estudo empírico. Este seguiu uma abordagem de estudo de caso, sendo o caso as conceções e práticas de avaliação das aprendizagens da Educadora de Infância participante e sua evolução face ao percurso reflexivo com a Amiga Critica. Esse percurso consistiu na realização de cinco encontros reflexivos entre a Educadora de Infância e a sua Amiga Critica, de aproximadamente duas horas cada, com um formato que se assemelha ao de uma entrevista semi-estruturada. Foram ainda solicitados à Educadora de Infância duas reflexões por escrito, a meio e no final do percurso. Todos os encontros reflexivos foram áudio-gravados e validados pela Educadora participante. Mais especificamente na segunda fase, e num primeiro momento, foi negociado o percurso investigativo com a investigação participante e a Educadora de Infância. Num segundo momento, a que corresponderam os dois primeiros encontros reflexivos, procurou-se desocultar conceções e práticas de avaliação das aprendizagens da Educadora de Infância participante. A terceira fase do estudo traduziu-se, por um lado, num maior aprofundamento da reflexão sobre a temática da avaliação utilizando como suporte dois documentos de autores de referência e, por outro, na avaliação do impacto do percurso experienciado nas conceções e práticas de avaliação das aprendizagens da Educadora de Infância. Nesta fase ocorreram três encontros reflexivos e foram recolhidas duas reflexões escritas da Educadora participante. A análise dos dados foi realizada de forma contínua durante o percurso reflexivo, organizando e interpretando a informação recolhida, fundamentalmente no sentido de orientar a ação em curso. Contudo, procedeu-se a uma análise mais detalhada no final do estudo empírico. Os resultados obtidos evidenciam: (a) a importância do trabalho colaborativo através de encontros reflexivos entre duas Educadoras de Infância, em que uma assume o papel de Amiga Critica, constituindo-se esses encontros como oportunidades de pensar e questionar conceções e práticas, neste caso sobre avaliação de aprendizagens na Educação Pré-Escolar e, consequentemente, um espaço propiciador de desenvolvimento profissional das participantes da investigação; (b) a ocorrência de alguma evolução na compreensão do conceito de avaliação das aprendizagens no discurso educativo da Educadora de Infância participante. Atendendo à reduzida abrangência da presente investigação, e também a algumas das suas limitações, considera-se importante prosseguir com investigações centradas no mesmo objeto de estudo mas incluindo (a) uma maior duração no tempo dos momento reflexivos, (b) a participação de outras Educadoras de Infância e (c) a observação de práticas de avaliação pela Amiga Critica e sua posterior discussão critica.This study aimed to understand the impact of a collaborative work on the development of conceptions and practices of assessment in Pre-school Education. The collaborative work consisted of a process of reflection between a Childhood Educator (CE) and a Critical Friend, the last also a CE and the author of this study. The study was carried out, then, centered on the following research question: "What conceptions, practices and guidelines emerge from a collaborative work between a Childhood Educator and a Critical Friend, for the renewal of the assessment of learning in Pre-school Education?”. The study was developed in three phases. The first consisted in building a theoretical framework that would justify and sustain the empirical study to be undertaken. A literature review of studies considered relevant for our research was then done. The second and third phases correspond to the empirical study. This followed a case study approach, where the case is the conceptions and practices of assessment of the participant Childhood Educator and their evolution taken into account the reflective process with the Critical friend. This process consisted of five reflective meetings between the Childhood Educator and her Critical Friend, each one with duration of approximately two hours, with a format that resembles a semi-structured interview. The Childhood Educator was also requested to do two written reflections, at the middle and the end of the process. All meetings were audio-recorded and validated by the participant Childhood Educator. More specifically in the second phase, and at a first moment, the collaborative process was negotiated with the participant Institution and the Childhood Educator. In a second moment that corresponded to the two first reflective meetings, we attempted to uncover the conceptions and practices of assessment of the participant Educator. The third phase of the study consisted, in one hand, on a further deepening of the reflection on assessment, with the support of two documents of reference, and, on the other, in the evaluation of the impact of the reflective process on the conceptions and practices of assessment of the participant Educator. At this phase three other reflective meetings occurred and two written reflections were made by the participant Educator. The analysis of the data was done continuously during the reflective process, by organizing and interpreting the information collected, in order to guide the ongoing action. However, we proceeded to a more detailed analysis at the end of the empirical study. The results found support: (a) the importance of the collaborative work through the reflective meetings between the two Childhood Educators, where one assumes the role of critical friend. These meetings constituted opportunities to think about and question conceptions and practices, in this case of assessment in Pre-school education and, consequently, a space which provided professional development of the research participants; (b) the occurrence of same progress in the understand of the concept of assessment in the participant Educator discourse. Given the small scope of this investigation, and also some of its limitations, considered as important to continue with research focusing on the same object of study but including: (a) a longer time duration of the reflective process, (b) participation of other educators and (c) the observation of assessment practices by the critical friend followed by their critical analysis.Universidade de Aveiro2013-03-14T12:14:51Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9897porMartins, Maria do Carmo Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-17T03:31:30ZPortal AgregadorONG
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