Perda auditiva associada ao ruído em motociclistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/41918 |
Resumo: | Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2018 |
id |
RCAP_c393918c2cf737099e68d3dadc1d4342 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/41918 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perda auditiva associada ao ruído em motociclistasPerda auditivaRuídoMotociclistasControlo ativo de ruídoOtorrinolaringologiaDomínio/Área Científica::Ciências MédicasTrabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2018A perda auditiva induzida pelo ruído está, atualmente, entre as primeiras causas de morbilidade relacionada com a atividade profissional. A crescente preocupação, em termos legislativos e sociais, de proteção do indivíduo alvo de perda auditiva não é, contudo, extensível aos motociclistas que diariamente fazem uso deste meio de transporte para fins profissionais nem, tão pouco, aos utilizadores que o privilegiam para fins pessoais e de lazer. As consequências da condução diária e inerente exposição prolongada a ruídos intensos causados pelo fluxo turbulento do vento, som do motor, circulação na estrada e restantes ruídos da via pública são conhecidas, e conduzem à progressiva perda auditiva. Os utilizadores diários reportam as consequências desta exposição, destacando a curto prazo acufenos e diminuição transitória do limiar auditivo, que pode durar até 30 minutos após uma viagem, e, a longo prazo, a perda auditiva definitiva. Em vários ensaios realizados na tentativa de quantificar os níveis sonoros a que estão expostos os motociclistas dentro do capacete, obtiveram-se, sistematicamente, resultados que comprovam que, dependendo das condições do teste, são facilmente atingidas intensidades até 107dB excedendo o valor previsto por regulamentações internacionais. Estes resultados imprimem um caráter emergente ao estudo de soluções que vão desde adaptações simples no capacete, como melhor isolamento e aerodinâmica, passando pelo próprio motociclo, com para-brisas que melhor desviem o fluxo turbulento de ar do capacete, até tecnologias mais avançadas, como sistemas de Controlo Ativo de Ruído, adaptado de capacetes de aviação. Estas soluções mostraram-se ainda medíocres, com o Controlo Ativo de Ruído a destacar-se em teoria, com a maior taxa de redução de intensidade sonora, mas com necessidade de ser eficazmente implantado em capacetes de motociclismo. Atualmente, as soluções existentes não constituem uma resposta definitiva, o que tenderá a motivar a pesquisa por medidas realmente eficazes que garantam a utilização segura dos motociclos.Noise-induced hearing lost is nowadays among the first causes of occupational-related morbidity, raising concerns regarding both legislation and social protection of the individual. However, there is not actual concern about motorcyclists working with this means of transport, nor users for personal / leisure purposes. The consequences of daily driving, and inherent prolonged exposure to intense noise caused by turbulent wind, engine sound, road traffic and other street noises are known, and lead to progressive hearing loss. Daily users also report feeling the consequences of this exposure. Short-term tinnitus and transitory hearing threshold shift, which can last up to 30 minutes after a trip, and in the long run, to definitive hearing loss. Several tests were carried out in an attempt to quantify the sound levels to which the motorcyclists are exposed inside the helmet, and the results showed that they exceed even what is predicted by international regulations, reaching intensities of up to 107 dB depending on the test conditions. The results motivated the search for solutions. From simple adaptations in the helmet (such as better insulation and aerodynamics,) and in the motorcycle (with windshields that better deflect the turbulent flow of air from the helmet), to more advanced technologies such as Active Noise Control systems - adapted from aviation helmets. Many of these attempts at finding a solution have proved to be insufficient, with Active Noise Control having the highest rate of reduction of sound intensity, but requiring efficient adaptations to motorcycle helmets. We are still lacking an effective and definitive solution, which may motivate the search for increasingly effective measures that make the use of motorcycles more comfortable and safe.Simão, Marco António Alveirinho CabritaRepositório da Universidade de LisboaPatrício, Bernardo João Lopes2020-02-19T13:41:36Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41918TID:202429199porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:06.038762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perda auditiva associada ao ruído em motociclistas |
title |
Perda auditiva associada ao ruído em motociclistas |
spellingShingle |
Perda auditiva associada ao ruído em motociclistas Patrício, Bernardo João Lopes Perda auditiva Ruído Motociclistas Controlo ativo de ruído Otorrinolaringologia Domínio/Área Científica::Ciências Médicas |
title_short |
Perda auditiva associada ao ruído em motociclistas |
title_full |
Perda auditiva associada ao ruído em motociclistas |
title_fullStr |
Perda auditiva associada ao ruído em motociclistas |
title_full_unstemmed |
Perda auditiva associada ao ruído em motociclistas |
title_sort |
Perda auditiva associada ao ruído em motociclistas |
author |
Patrício, Bernardo João Lopes |
author_facet |
Patrício, Bernardo João Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simão, Marco António Alveirinho Cabrita Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patrício, Bernardo João Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perda auditiva Ruído Motociclistas Controlo ativo de ruído Otorrinolaringologia Domínio/Área Científica::Ciências Médicas |
topic |
Perda auditiva Ruído Motociclistas Controlo ativo de ruído Otorrinolaringologia Domínio/Área Científica::Ciências Médicas |
description |
Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2018 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2020-02-19T13:41:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/41918 TID:202429199 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/41918 |
identifier_str_mv |
TID:202429199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134491106607104 |