Planeamento das operações de manutenção numa empresa de transporte rodoviário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/97969 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
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Planeamento das operações de manutenção numa empresa de transporte rodoviárioMaintenance operations planning of a transportation companyManutençãoPlaneamentoTransporte rodoviário de passageirosLean na manutençãoMaintenancePlanningPublic transportationMaintenance leanDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaO conceito de manutenção está em constante mudança. A introdução de novas tecnologias e novos procedimentos no mercado promoveu uma transformação do paradigma de manutenção corretiva em preventiva e, progressivamente, em preditiva. O crescente aumento pela procura de serviços de transporte de passageiros em autocarros obriga ao fornecimento de serviços de qualidade e com máxima segurança. O planeamento das operações de manutenção desempenha um papel fundamental para responder à procura de uma forma eficiente, reduzindo custos para as empresas.O seguinte trabalho resulta da colaboração realizada com a Trandev, empresa que oferece soluções de mobilidade rodoviária em Portugal. Este projeto advém da possibilidade de otimizar o planeamento das operações em oficina, já que este apresenta falhas no que toca ao seu cumprimento. Assim, as viaturas possuem um maior tempo de imobilização do que o necessário. O objetivo desta dissertação está focado em otimizar o planeamento, de modo a reduzir a probabilidade de falha e o número de viaturas imobilizadas na oficina.Parte do problema começou por descobrir as causas que geravam as ocorrências de falha e identificar oportunidades de melhoria, recorrendo a uma ferramenta da gestão da qualidade, o diagrama de Ishikawa. De seguida, as oportunidades são exploradas com maior detalhe e é realizada uma experiência de um novo modelo de planeamento, que será construído tendo por base as melhorias e implementado para uma amostra de três semanas de trabalho.Com a análise de resultados, é possível verificar que houve uma redução de ocorrências de falha com o novo modelo de planeamento, assim como o número de viaturas imobilizadas na oficina.The concept of maintenance is constantly changing. The introduction of new technologies and new procedures in the market promoted a transformation of the maintenance paradigm from corrective to preventive and, later, to predictive maintenance. The growing demand for bus services for transportation requires the provision of quality services with maximum safety. Maintenance operations planning plays a key role in responding to demand efficiently, reducing costs for companies.The following work results from the collaboration with Trandev, a company that offers mobility solutions in Portugal. This project comes from the possibility of optimizing planning the operations in the repair workshop, as it has flaws in terms of compliance. Thus, vehicles have a longer downtime than necessary. The objective of this dissertation is to optimize the planning, in order to reduce the probability of its failure and the number of vehicles immobilized in the workshop.Part of the problem started with discovering the causes that generated these occurrences of failures and identifying opportunities for improvement, using a quality management tool, the Ishikawa diagram. Next, the opportunities are explored in greater detail and an experiment is carried out with a new planning model, which will be built based on the improvements and implemented for a sample of three weeks of work.After analyzing the results, it is possible to verify that there was a reduction in the occurrence of failures with the new planning model, as well as the number of vehicles immobilized in the workshop.2021-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97969http://hdl.handle.net/10316/97969TID:202921719porMartins, Joana Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:19:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:54.827272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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