Eterno Passado: uma curta metragem de cinema de animação inspirada em memórias de guerra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/30319 |
Resumo: | O presente Relatório de Trabalho de Projeto apresenta uma investigação teórico-prática sobre o modo como o tema das memórias de guerra tem sido trabalhado por diferentes artistas no foro do cinema de animação contemporâneo português. Esta pesquisa teórica, que irá recair em particular sobre as obras dos realizadores Filipe Abranches e José Miguel Ribeiro, serve de suporte para a minha investigação prática, que combina técnicas de gravura artística e de cinema de animação, que resultou de uma co-realização com o meu colega de mestrado Pedro Dias. Este filme tem o formato de uma curta-metragem de animação 2D, baseada no livro Em Memória de Ti, Em Memória de Nós, 2015, de Adelina Piteira, e trata a Primeira Guerra Mundial e as suas repercussões na vida de Duarte, o personagem principal. O filme de animação 2D divide-se em duas partes: a primeira será desenvolvida por mim e abordará na íntegra os acontecimentos da Primeira Grande Guerra, assim como a integração do personagem nas Forças Armadas Portuguesas, e; a segunda parte da obra será desenvolvida pelo Pedro Dias e irá retratar a vida presente da personagem, isto é, os traumas da Guerra dos quais ele sofre. Ao longo do filme, Duarte lembra episódios da sua participação no conflito, ou seja, recorrer-se-á ao flashback para conduzir o espectador ao argumento do passado. Nesse sentido, presente e passado interligam-se através das memórias do personagem principal; Eternal Past: a short film by animation inspired by war memories Abstract: This Project Work Report presents a theoretical-practical investigation on how the theme of war memories has been worked by different artists in the Portuguese contemporary animation cinema forum. This theoretical research, which will focus in particular on the works of directors Filipe Abranches and José Miguel Ribeiro, supports my practical investigation, which combines techniques of artistic printmaking and animation film, which resulted from a co-production with my master's colleague Pedro Dias. This film takes the form of a 2D animated short film, based on the book Em Memória de Ti, Em Memória de Nós, 2015, by Adelina Piteira, and deals with the First World War and its repercussions on the life of Duarte, the character main. The 2D animated film is divided into two parts: the first will be developed by me and will cover the entire events of the First World War, as well as the character's integration into the Portuguese Armed Forces, and; the second part of the work will be developed by Pedro Dias and will portray the character's present life, that is, the traumas of the War from which he suffers. Throughout the film, Duarte recalls episodes of his participation in the conflict, that is, flashbacks will be used to lead the viewer to the argument of the past. In this sense, present and past are interconnected through the memories of the main character. |
id |
RCAP_c3ff5aec909445a72f69905a557b57e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/30319 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Eterno Passado: uma curta metragem de cinema de animação inspirada em memórias de guerraCinema de animaçãoImagem em movimentoMemóriasGuerraGravuraAnimated cinemaMoving imageMemoriesWarPrintmakingO presente Relatório de Trabalho de Projeto apresenta uma investigação teórico-prática sobre o modo como o tema das memórias de guerra tem sido trabalhado por diferentes artistas no foro do cinema de animação contemporâneo português. Esta pesquisa teórica, que irá recair em particular sobre as obras dos realizadores Filipe Abranches e José Miguel Ribeiro, serve de suporte para a minha investigação prática, que combina técnicas de gravura artística e de cinema de animação, que resultou de uma co-realização com o meu colega de mestrado Pedro Dias. Este filme tem o formato de uma curta-metragem de animação 2D, baseada no livro Em Memória de Ti, Em Memória de Nós, 2015, de Adelina Piteira, e trata a Primeira Guerra Mundial e as suas repercussões na vida de Duarte, o personagem principal. O filme de animação 2D divide-se em duas partes: a primeira será desenvolvida por mim e abordará na íntegra os acontecimentos da Primeira Grande Guerra, assim como a integração do personagem nas Forças Armadas Portuguesas, e; a segunda parte da obra será desenvolvida pelo Pedro Dias e irá retratar a vida presente da personagem, isto é, os traumas da Guerra dos quais ele sofre. Ao longo do filme, Duarte lembra episódios da sua participação no conflito, ou seja, recorrer-se-á ao flashback para conduzir o espectador ao argumento do passado. Nesse sentido, presente e passado interligam-se através das memórias do personagem principal; Eternal Past: a short film by animation inspired by war memories Abstract: This Project Work Report presents a theoretical-practical investigation on how the theme of war memories has been worked by different artists in the Portuguese contemporary animation cinema forum. This theoretical research, which will focus in particular on the works of directors Filipe Abranches and José Miguel Ribeiro, supports my practical investigation, which combines techniques of artistic printmaking and animation film, which resulted from a co-production with my master's colleague Pedro Dias. This film takes the form of a 2D animated short film, based on the book Em Memória de Ti, Em Memória de Nós, 2015, by Adelina Piteira, and deals with the First World War and its repercussions on the life of Duarte, the character main. The 2D animated film is divided into two parts: the first will be developed by me and will cover the entire events of the First World War, as well as the character's integration into the Portuguese Armed Forces, and; the second part of the work will be developed by Pedro Dias and will portray the character's present life, that is, the traumas of the War from which he suffers. Throughout the film, Duarte recalls episodes of his participation in the conflict, that is, flashbacks will be used to lead the viewer to the argument of the past. In this sense, present and past are interconnected through the memories of the main character.Universidade de Évora2021-10-27T14:27:56Z2021-10-272021-09-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/30319http://hdl.handle.net/10174/30319TID:202780295porDepartamento de Artes Visuais e Designm46185@alunos.uevora.pt203Alvarinho, Daniela Alexandra Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:28:16Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:48.675477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eterno Passado: uma curta metragem de cinema de animação inspirada em memórias de guerra |
title |
Eterno Passado: uma curta metragem de cinema de animação inspirada em memórias de guerra |
spellingShingle |
Eterno Passado: uma curta metragem de cinema de animação inspirada em memórias de guerra Alvarinho, Daniela Alexandra Ramos Cinema de animação Imagem em movimento Memórias Guerra Gravura Animated cinema Moving image Memories War Printmaking |
title_short |
Eterno Passado: uma curta metragem de cinema de animação inspirada em memórias de guerra |
title_full |
Eterno Passado: uma curta metragem de cinema de animação inspirada em memórias de guerra |
title_fullStr |
Eterno Passado: uma curta metragem de cinema de animação inspirada em memórias de guerra |
title_full_unstemmed |
Eterno Passado: uma curta metragem de cinema de animação inspirada em memórias de guerra |
title_sort |
Eterno Passado: uma curta metragem de cinema de animação inspirada em memórias de guerra |
author |
Alvarinho, Daniela Alexandra Ramos |
author_facet |
Alvarinho, Daniela Alexandra Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvarinho, Daniela Alexandra Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema de animação Imagem em movimento Memórias Guerra Gravura Animated cinema Moving image Memories War Printmaking |
topic |
Cinema de animação Imagem em movimento Memórias Guerra Gravura Animated cinema Moving image Memories War Printmaking |
description |
O presente Relatório de Trabalho de Projeto apresenta uma investigação teórico-prática sobre o modo como o tema das memórias de guerra tem sido trabalhado por diferentes artistas no foro do cinema de animação contemporâneo português. Esta pesquisa teórica, que irá recair em particular sobre as obras dos realizadores Filipe Abranches e José Miguel Ribeiro, serve de suporte para a minha investigação prática, que combina técnicas de gravura artística e de cinema de animação, que resultou de uma co-realização com o meu colega de mestrado Pedro Dias. Este filme tem o formato de uma curta-metragem de animação 2D, baseada no livro Em Memória de Ti, Em Memória de Nós, 2015, de Adelina Piteira, e trata a Primeira Guerra Mundial e as suas repercussões na vida de Duarte, o personagem principal. O filme de animação 2D divide-se em duas partes: a primeira será desenvolvida por mim e abordará na íntegra os acontecimentos da Primeira Grande Guerra, assim como a integração do personagem nas Forças Armadas Portuguesas, e; a segunda parte da obra será desenvolvida pelo Pedro Dias e irá retratar a vida presente da personagem, isto é, os traumas da Guerra dos quais ele sofre. Ao longo do filme, Duarte lembra episódios da sua participação no conflito, ou seja, recorrer-se-á ao flashback para conduzir o espectador ao argumento do passado. Nesse sentido, presente e passado interligam-se através das memórias do personagem principal; Eternal Past: a short film by animation inspired by war memories Abstract: This Project Work Report presents a theoretical-practical investigation on how the theme of war memories has been worked by different artists in the Portuguese contemporary animation cinema forum. This theoretical research, which will focus in particular on the works of directors Filipe Abranches and José Miguel Ribeiro, supports my practical investigation, which combines techniques of artistic printmaking and animation film, which resulted from a co-production with my master's colleague Pedro Dias. This film takes the form of a 2D animated short film, based on the book Em Memória de Ti, Em Memória de Nós, 2015, by Adelina Piteira, and deals with the First World War and its repercussions on the life of Duarte, the character main. The 2D animated film is divided into two parts: the first will be developed by me and will cover the entire events of the First World War, as well as the character's integration into the Portuguese Armed Forces, and; the second part of the work will be developed by Pedro Dias and will portray the character's present life, that is, the traumas of the War from which he suffers. Throughout the film, Duarte recalls episodes of his participation in the conflict, that is, flashbacks will be used to lead the viewer to the argument of the past. In this sense, present and past are interconnected through the memories of the main character. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-27T14:27:56Z 2021-10-27 2021-09-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/30319 http://hdl.handle.net/10174/30319 TID:202780295 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/30319 |
identifier_str_mv |
TID:202780295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Artes Visuais e Design m46185@alunos.uevora.pt 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136679841234944 |