Representação das pessoas com deficiência e incapacidade nos media

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Ana Margarida da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11605
Resumo: Partindo da evidência de que os mass media têm influência determinante no estabelecimento de comportamentos/ atitudes coadunantes com uma sociedade inclusiva, o nosso estudo pretende explorar de que modo as pessoas com deficiência e incapacidade são retratadas na produção cinematográfica dos últimos 10 anos, aferindo especificamente: (a) como é retratada a sua vivência em termos de contextos, domínios de atividade e participação e condições ambientais envolventes; (b) que comportamentos e atitudes são retratados ao nível do próprio e dos outros face à deficiência e incapacidade e (c) qual a relevância da circunstância da deficiência e incapacidade nas narrativas. Adotou-se uma estratégia de investigação predominantemente qualitativa, concretizada através de uma análise fílmica factual e interpretativa. Foram examinados 19 filmes, que incluíam na sua sinopse uma abordagem ao tema da deficiência e incapacidade. Para a análise, recorreu-se a uma grelha de observação, onde - para além de aspetos caracterizadores dos filmes (e.g., ano, género) e das personagens (tipo de incapacidade, faixa etária, estado civil) - se considerou: o registo de contextos, atividades e participação bem como fatores ambientais representados – tendo por referência a taxonomia da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (OMS, 2001; 2007); e uma análise interpretativa onde se procedeu a um registo qualitativo das atitudes do próprio e dos outros face à incapacidade bem como a uma categorização da relevância do status de incapacidade em central (assunto dominante); relevante (alguma importância pois outros assuntos são também abordados); incidental (não é um assunto fulcral). A partir da análise de aspetos contextuais e de participação das personagens representadas, os resultados no nosso estudo parecem coadunar-se com indicadores de uma sociedade inclusiva como é a aparição destas personagens predominantemente em contextos social-comunitário, o envolvimento em situações de interação e em grandes áreas de vida como é a vida profissional. O retrato que se faz do contexto é predominantemente facilitador sobretudo no que se refere às atitudes e comportamentos de apoio manifestadas pelas restantes personagens. Prevaleceu, contudo, uma atitude face à incapacidade dominada pelo ressentimento, revolta e insegurança do próprio e uma ainda emergente representação de uma participação na vida cívica e social cuja abrangência se assemelhe àquela vivenciada pelas personagens sem incapacidade.
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Adotou-se uma estratégia de investigação predominantemente qualitativa, concretizada através de uma análise fílmica factual e interpretativa. Foram examinados 19 filmes, que incluíam na sua sinopse uma abordagem ao tema da deficiência e incapacidade. Para a análise, recorreu-se a uma grelha de observação, onde - para além de aspetos caracterizadores dos filmes (e.g., ano, género) e das personagens (tipo de incapacidade, faixa etária, estado civil) - se considerou: o registo de contextos, atividades e participação bem como fatores ambientais representados – tendo por referência a taxonomia da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (OMS, 2001; 2007); e uma análise interpretativa onde se procedeu a um registo qualitativo das atitudes do próprio e dos outros face à incapacidade bem como a uma categorização da relevância do status de incapacidade em central (assunto dominante); relevante (alguma importância pois outros assuntos são também abordados); incidental (não é um assunto fulcral). A partir da análise de aspetos contextuais e de participação das personagens representadas, os resultados no nosso estudo parecem coadunar-se com indicadores de uma sociedade inclusiva como é a aparição destas personagens predominantemente em contextos social-comunitário, o envolvimento em situações de interação e em grandes áreas de vida como é a vida profissional. O retrato que se faz do contexto é predominantemente facilitador sobretudo no que se refere às atitudes e comportamentos de apoio manifestadas pelas restantes personagens. Prevaleceu, contudo, uma atitude face à incapacidade dominada pelo ressentimento, revolta e insegurança do próprio e uma ainda emergente representação de uma participação na vida cívica e social cuja abrangência se assemelhe àquela vivenciada pelas personagens sem incapacidade.Based on the evidence that the mass media are influential on the establishment of behaviors / attitudes that are consistent with an inclusive society, our study intends to explore how people with disabilities are portrayed in film production in the last 10 years, specifically: (A) how their experience is portrayed in terms of contexts, domains of activity and participation and surrounding environmental conditions; (B) what behaviors and attitudes are portrayed at the level of oneself and others in the face of disability and incapacity, and (c) what is the relevance of the circumstance of disability and incapacity in narratives. A mostly qualitative research strategy was adopted, based on a factual and interpretative film analysis. 19 films were examined, which included in their synopsis an approach to the topic of disability and incapability. For the analysis it was used an observation grid, where - in addition to characterizing aspects of the films (eg. year, gender) and the characters (type of disability, age group, marital status), contextual registration, activities and participation as well as environmental factors represented - with reference to the taxonomy of the International Classification of Functioning, Disability and Health (CIF, 2001; 2007); and an interpretive analysis where a qualitative record of the attitudes of the own and of the others related to the incapacity as well as to the categorization of the relevance of the incapacity status in central (dominant subject) was carried out: relevant (some importance as other issues are also addressed); Incidental (not a core issue). Based on the analysis of contextual aspects and the participation of the characters represented, the results in our study seem to be consistent with indicators of an inclusive society such as the appearance of these characters predominantly in social-community contexts, involvement in situations of interaction and in large areas of life such as professional life. The picture taken from the context is predominantly facilitative, especially with regard to the attitudes and behaviors of support manifested by the other characters. However, an attitude towards the incapacity dominated by resentment, revolt and self-insecurity overcame; and a still emerging representation of a participation in civic and social life whose scope resembles that experienced by the characters without disability.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSilveira-Maia, MónicaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTorres, Ana Margarida da Silva2018-05-11T14:31:39Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11605TID:201915898porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T01:46:20Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:57.599206Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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