Importância dos serviços de saúde na articulação com a família e escola da criança-adolescente com doença crónica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Patrícia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3043
Resumo: A doença crónica é uma doença de longa duração com aspectos multidimensionais e complexos que afecta o contexto da vida familiar, escolar e laboral. A Família, a Escola e os Serviços de Saúde têm um papel relevante em todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças/adolescentes com doença crónica, permitindo-lhes uma melhor integração na sociedade. Pensa-se que esta articulação contribui de forma importante para a obtenção de ganhos em saúde (melhor integração no ambiente escolar, melhor desempenho escolar, redução do número de faltas à escola, diminuição do número de dias de internamento, diminuição dos episódios de recurso à urgência, redução do número de dias de falta ao trabalho por parte dos pais…). Como objectivos desta investigação destacam-se: descrever as necessidades das crianças/adolescentes com doença crónica na escola; reconhecer quais as dificuldades dos professores em lidar com alunos portadores de doença crónica; e reflectir sobre a importância atribuída, pela família e professores, à articulação dos Serviços de Saúde - Escola – Família. Os informantes-chave deste estudo foram os professores e a família das crianças/adolescentes portadores de doença crónica, com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos de idade. A amostra foi construída por 26 famílias e 38 professores. O estudo caracteriza-se por ser descritivo de carácter exploratório do tipo estudo de caso, de abordagem qualitativa e quantitativa. O instrumento de colheita de dados foi um questionário misto. Foi possível constatar que são inúmeras e específicas as necessidades das crianças/adolescentes portadores de doença crónica em ambiente escolar e também é indubitável a opinião dos pais e professores quanto à necessidade de articulação com os serviços de saúde para que se possa estabelecer um plano conjunto de intervenção individualizada, que responda eficazmente às especificidades de cada criança/adolescente e sua família.
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spelling Importância dos serviços de saúde na articulação com a família e escola da criança-adolescente com doença crónicaServiço de saúde - CriançaDoença crónica - EscolaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão de Unidades de SaúdeA doença crónica é uma doença de longa duração com aspectos multidimensionais e complexos que afecta o contexto da vida familiar, escolar e laboral. A Família, a Escola e os Serviços de Saúde têm um papel relevante em todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças/adolescentes com doença crónica, permitindo-lhes uma melhor integração na sociedade. Pensa-se que esta articulação contribui de forma importante para a obtenção de ganhos em saúde (melhor integração no ambiente escolar, melhor desempenho escolar, redução do número de faltas à escola, diminuição do número de dias de internamento, diminuição dos episódios de recurso à urgência, redução do número de dias de falta ao trabalho por parte dos pais…). Como objectivos desta investigação destacam-se: descrever as necessidades das crianças/adolescentes com doença crónica na escola; reconhecer quais as dificuldades dos professores em lidar com alunos portadores de doença crónica; e reflectir sobre a importância atribuída, pela família e professores, à articulação dos Serviços de Saúde - Escola – Família. Os informantes-chave deste estudo foram os professores e a família das crianças/adolescentes portadores de doença crónica, com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos de idade. A amostra foi construída por 26 famílias e 38 professores. O estudo caracteriza-se por ser descritivo de carácter exploratório do tipo estudo de caso, de abordagem qualitativa e quantitativa. O instrumento de colheita de dados foi um questionário misto. Foi possível constatar que são inúmeras e específicas as necessidades das crianças/adolescentes portadores de doença crónica em ambiente escolar e também é indubitável a opinião dos pais e professores quanto à necessidade de articulação com os serviços de saúde para que se possa estabelecer um plano conjunto de intervenção individualizada, que responda eficazmente às especificidades de cada criança/adolescente e sua família.Chronic disease is a long duration illness with multidimensional and complex aspects that affects both school and labor Life. Family, School and Health Services all have a relevant paper in the development and learning processes of children/adolescents with chronic disease, allowing a better integration in society. It’s considered that the articulation of these contributes in an important way to a gain in health (better integration in school surrounding, better school performance, reduction in the number of absenteeism from school, reduction in the days in internment, reduction in the number of episodes leading to an emergency room, reduction in the number of absenteeism to work on the part of the parents…). As objectives of this enquiry the following stand out: to describe the necessities of the children/adolescents with chronic disease in school; to acknowledge the difficulties of teachers in dealing with chronic disease carrier pupils; and reflect on the importance given, by the family and teachers, to the articulation of health care - school- family. The key informants for this study had been the teachers and the families of children/adolescents carriers of chronic disease with ages between 6 and 16 years of age. As a sample 26 families and 38 teachers were chosen. This study is characterized as descriptive of exploratory character of the type case study, with both qualitative and quantitative approaches. The method for collecting data was a mixed questionnaire. It was possible to evidence the broad and specific needs of the children/adolescents carriers of chronic disease in the school environment and also there is no doubt regarding the opinion of both parents and teachers about the need for coordination with health services to establish a joint plan for individualized intervention to effectively respond to each children/adolescents and his family.Almeida, Anabela Antunes deuBibliorumFerreira, Patrícia2015-02-12T16:10:43Z20122012-022012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3043porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:18Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:34.591034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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