Práticas supervisivas na formação online de professores de ciências: um estudo de caso múltiplo no âmbito de um projecto europeu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1414 |
Resumo: | Para melhorar a qualidade dos sistemas educativos é necessário que os seus actores se desenvolvam profissionalmente, nomeadamente através de programas e acções de formação conducentes a escolas e professores mais reflexivos. Nessa formação a supervisão deve desempenhar um papel central. A presente investigação descreve as competências privilegiadas pelos supervisores, as práticas supervisivas desenvolvidas em dois módulos de formação contínua e as mais-valias para os supervisores pelo facto dos módulos estarem enquadrados num projecto Europeu – EuSTD-web. Os módulos em estudo foram “Avaliação das Aprendizagens dos Alunos em Ciências na Escolaridade Básica” (caso A), implementado pela Universidade de Aveiro e “Pupil´s World Image and Science Education” (caso B), implementado pela Universidade de Wroclaw. Para contextualizar o tema reflectimos sobre a formação contínua em contexto Europeu e online e sua relação com o desenvolvimento profissional e sobre as estratégias de supervisão que possibilitem uma formação reflexiva. Face ao problema em estudo, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa e, dadas as características do projecto, a um estudo de caso múltiplo. Os dados foram obtidos através da realização de entrevistas (focus group e online) aos supervisores dos módulos de formação e através de fontes documentais. O material recolhido foi submetido a uma análise de conteúdo. A supervisão da formação online surgiu como uma actividade de apoio, incentivo à reflexão e regulação da qualidade do processo formativo. Os resultados da investigação permitiram concluir que existem várias evidências de supervisão, embora diferenciada nos dois casos por estarmos perante contextos diferentes. No caso A foi privilegiado a supervisão horizontal através do contributo reflexivo, crítico e amigável dos pares/grupos em formação. A criação de comunidades de aprendizagem permitiu o desenvolvimento de um processo auto e hetero-supervisivo. Sugere-se que esta formação poderia ter sido melhorada com maior valorização da supervisão vertical. No caso B os supervisores privilegiaram a supervisão vertical, através do desenvolvimento de um processo dialógico entre supervisor e formando. Neste módulo sugere-se que a supervisão horizontal deveria ter sido mais valorizada. Podemos concluir que foram valorizadas estratégias de reflexão, colaboração, auto-supervisão e auto-aprendizagem, as quais contribuem para uma formação melhor para todos. A troca de experiências num contexto Europeu possibilitou a partilha de práticas, experiências, fragilidades e constrangimentos, que permitiram a diversificação do ensino das Ciências, o alargamento de perspectivas pessoais e concomitantemente o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os envolvidos. Contribuiu para reforçar a cooperação numa dimensão Europeia, com vista a contribuir para uma educação e formação contínua de qualidade. ABSTRACT: In order to improve the quality of educational systems it is necessary, everyone involved must develop professionally, including through training programmes and workshops which lead to more reflective teachers and schools. In such training, supervision should play a central role. This research describes the skills preferred by supervisors, supervision practices developed in two training modules and the benefits for supervisors because the modules were framed within a European project – EuSTD-web. These modules were “Assessment of Children´s Learning in Primary Science” (case A) implemented by the University of Aveiro and “Pupil´s World Image and Science Education” (case B), implemented by the University of Wroclaw. To contextualise the topic, we reflected on continuous training in the European and online contexts and its relationship with professional development and on supervision strategies which make a reflective training possible. As for the problem under study, a qualitative methodology was chosen and a multiple case study, given the characteristics of the project. The data were obtained from interviews (focus group and online) with the module supervisors and through documental sources. The material collected was analysed in terms of content. The supervision of the online training appeared as a support activity, an incentive to reflection and regulation of the quality of the training process. The results of the research allowed us to conclude that there is various evidence of supervision, even though they were different in both cases considering they are different contexts. In case A horizontal supervision was preferred through the reflective, critical and friendly training pairs/groups. The creation of learning communities allowed us to develop self and peer supervision. It has been suggested that this training might have been improved by valuing vertical supervision more highly. In case B the supervisors preferred vertical supervision, through developing the practice of dialogue between the trainer and trainee. It has been suggested that horizontal supervision should have been more highly valued in this module. We may conclude that the strategies of reflection, collaboration, self-supervision and self-learning were valued. They contributed to a better training for all. The exchange of experienced in a European context enabled sharing experienced, frailties and constraints, which allowed a diversification in science teaching, the broadening of personal perspectives as well as the personal and professional development of all those involved. It contributed to reinforcing cooperation in a European dimension with a view to contributing to quality in education and continuous training. |
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Os resultados da investigação permitiram concluir que existem várias evidências de supervisão, embora diferenciada nos dois casos por estarmos perante contextos diferentes. No caso A foi privilegiado a supervisão horizontal através do contributo reflexivo, crítico e amigável dos pares/grupos em formação. A criação de comunidades de aprendizagem permitiu o desenvolvimento de um processo auto e hetero-supervisivo. Sugere-se que esta formação poderia ter sido melhorada com maior valorização da supervisão vertical. No caso B os supervisores privilegiaram a supervisão vertical, através do desenvolvimento de um processo dialógico entre supervisor e formando. Neste módulo sugere-se que a supervisão horizontal deveria ter sido mais valorizada. Podemos concluir que foram valorizadas estratégias de reflexão, colaboração, auto-supervisão e auto-aprendizagem, as quais contribuem para uma formação melhor para todos. 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It contributed to reinforcing cooperation in a European dimension with a view to contributing to quality in education and continuous training.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:40:05Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1414porPereira, Fernanda Alexandra Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:15Zoai:ria.ua.pt:10773/1414Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:05.648097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Para contextualizar o tema reflectimos sobre a formação contínua em contexto Europeu e online e sua relação com o desenvolvimento profissional e sobre as estratégias de supervisão que possibilitem uma formação reflexiva. Face ao problema em estudo, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa e, dadas as características do projecto, a um estudo de caso múltiplo. Os dados foram obtidos através da realização de entrevistas (focus group e online) aos supervisores dos módulos de formação e através de fontes documentais. O material recolhido foi submetido a uma análise de conteúdo. A supervisão da formação online surgiu como uma actividade de apoio, incentivo à reflexão e regulação da qualidade do processo formativo. Os resultados da investigação permitiram concluir que existem várias evidências de supervisão, embora diferenciada nos dois casos por estarmos perante contextos diferentes. No caso A foi privilegiado a supervisão horizontal através do contributo reflexivo, crítico e amigável dos pares/grupos em formação. A criação de comunidades de aprendizagem permitiu o desenvolvimento de um processo auto e hetero-supervisivo. Sugere-se que esta formação poderia ter sido melhorada com maior valorização da supervisão vertical. No caso B os supervisores privilegiaram a supervisão vertical, através do desenvolvimento de um processo dialógico entre supervisor e formando. Neste módulo sugere-se que a supervisão horizontal deveria ter sido mais valorizada. Podemos concluir que foram valorizadas estratégias de reflexão, colaboração, auto-supervisão e auto-aprendizagem, as quais contribuem para uma formação melhor para todos. A troca de experiências num contexto Europeu possibilitou a partilha de práticas, experiências, fragilidades e constrangimentos, que permitiram a diversificação do ensino das Ciências, o alargamento de perspectivas pessoais e concomitantemente o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os envolvidos. Contribuiu para reforçar a cooperação numa dimensão Europeia, com vista a contribuir para uma educação e formação contínua de qualidade. ABSTRACT: In order to improve the quality of educational systems it is necessary, everyone involved must develop professionally, including through training programmes and workshops which lead to more reflective teachers and schools. In such training, supervision should play a central role. This research describes the skills preferred by supervisors, supervision practices developed in two training modules and the benefits for supervisors because the modules were framed within a European project – EuSTD-web. These modules were “Assessment of Children´s Learning in Primary Science” (case A) implemented by the University of Aveiro and “Pupil´s World Image and Science Education” (case B), implemented by the University of Wroclaw. To contextualise the topic, we reflected on continuous training in the European and online contexts and its relationship with professional development and on supervision strategies which make a reflective training possible. As for the problem under study, a qualitative methodology was chosen and a multiple case study, given the characteristics of the project. The data were obtained from interviews (focus group and online) with the module supervisors and through documental sources. The material collected was analysed in terms of content. The supervision of the online training appeared as a support activity, an incentive to reflection and regulation of the quality of the training process. The results of the research allowed us to conclude that there is various evidence of supervision, even though they were different in both cases considering they are different contexts. In case A horizontal supervision was preferred through the reflective, critical and friendly training pairs/groups. The creation of learning communities allowed us to develop self and peer supervision. It has been suggested that this training might have been improved by valuing vertical supervision more highly. In case B the supervisors preferred vertical supervision, through developing the practice of dialogue between the trainer and trainee. It has been suggested that horizontal supervision should have been more highly valued in this module. We may conclude that the strategies of reflection, collaboration, self-supervision and self-learning were valued. They contributed to a better training for all. 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