Uma visão sobre o papel do educador de infância na voz de crianças e famílias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40810 |
Resumo: | O presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que a temática da investigação surge no contexto da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar. O tema da investigação visa compreender o papel do educador de infância pela voz das crianças e famílias na esfera da Educação Pré-Escolar. A metodologia qualitativa interpretativa foi a utilizada para o desenvolvimento da investigação. Relativamente à técnica de recolha de dados, baseou-se na realização de observação participante, entrevistas às crianças, e inquérito por questionário às famílias. Com o avanço da sociedade, e consequentemente da educação, o papel do educador sofreu algumas mudanças. Também a “criança” ganhou uma nova imagem, agora conceptualizada como alguém competente, participativo e ativo. Desta forma, procurámos desenvolver um estudo que visa escutar as vozes das crianças, escutando-as e valorizando-as como seres competentes e capazes de perspetivarem o papel do educador de infância e, em simultâneo, questionar as famílias sobre a perceção que têm do mesmo. Chegaremos à conclusão, com base na análise de dados que as crianças e as famílias perspetivam o educador de infância como alguém responsável por todas as necessidades e desenvolvimento integral das crianças e como um agente que apresenta um papel extensivo e amplo no processo educativo. |
id |
RCAP_c453ff2ac2f389e6f41ad164c82978b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40810 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma visão sobre o papel do educador de infância na voz de crianças e famíliasEducador de infânciaCriançaFamíliasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que a temática da investigação surge no contexto da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar. O tema da investigação visa compreender o papel do educador de infância pela voz das crianças e famílias na esfera da Educação Pré-Escolar. A metodologia qualitativa interpretativa foi a utilizada para o desenvolvimento da investigação. Relativamente à técnica de recolha de dados, baseou-se na realização de observação participante, entrevistas às crianças, e inquérito por questionário às famílias. Com o avanço da sociedade, e consequentemente da educação, o papel do educador sofreu algumas mudanças. Também a “criança” ganhou uma nova imagem, agora conceptualizada como alguém competente, participativo e ativo. Desta forma, procurámos desenvolver um estudo que visa escutar as vozes das crianças, escutando-as e valorizando-as como seres competentes e capazes de perspetivarem o papel do educador de infância e, em simultâneo, questionar as famílias sobre a perceção que têm do mesmo. Chegaremos à conclusão, com base na análise de dados que as crianças e as famílias perspetivam o educador de infância como alguém responsável por todas as necessidades e desenvolvimento integral das crianças e como um agente que apresenta um papel extensivo e amplo no processo educativo.Gonçalves, Ana CristinaRepositório ComumFernandes, Sara2022-05-28T15:15:41Z2022-01-282022-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40810TID:202976424porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T04:15:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40810Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:23.692365Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma visão sobre o papel do educador de infância na voz de crianças e famílias |
title |
Uma visão sobre o papel do educador de infância na voz de crianças e famílias |
spellingShingle |
Uma visão sobre o papel do educador de infância na voz de crianças e famílias Fernandes, Sara Educador de infância Criança Famílias Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Uma visão sobre o papel do educador de infância na voz de crianças e famílias |
title_full |
Uma visão sobre o papel do educador de infância na voz de crianças e famílias |
title_fullStr |
Uma visão sobre o papel do educador de infância na voz de crianças e famílias |
title_full_unstemmed |
Uma visão sobre o papel do educador de infância na voz de crianças e famílias |
title_sort |
Uma visão sobre o papel do educador de infância na voz de crianças e famílias |
author |
Fernandes, Sara |
author_facet |
Fernandes, Sara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Ana Cristina Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educador de infância Criança Famílias Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educador de infância Criança Famílias Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que a temática da investigação surge no contexto da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar. O tema da investigação visa compreender o papel do educador de infância pela voz das crianças e famílias na esfera da Educação Pré-Escolar. A metodologia qualitativa interpretativa foi a utilizada para o desenvolvimento da investigação. Relativamente à técnica de recolha de dados, baseou-se na realização de observação participante, entrevistas às crianças, e inquérito por questionário às famílias. Com o avanço da sociedade, e consequentemente da educação, o papel do educador sofreu algumas mudanças. Também a “criança” ganhou uma nova imagem, agora conceptualizada como alguém competente, participativo e ativo. Desta forma, procurámos desenvolver um estudo que visa escutar as vozes das crianças, escutando-as e valorizando-as como seres competentes e capazes de perspetivarem o papel do educador de infância e, em simultâneo, questionar as famílias sobre a perceção que têm do mesmo. Chegaremos à conclusão, com base na análise de dados que as crianças e as famílias perspetivam o educador de infância como alguém responsável por todas as necessidades e desenvolvimento integral das crianças e como um agente que apresenta um papel extensivo e amplo no processo educativo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-28T15:15:41Z 2022-01-28 2022-01-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/40810 TID:202976424 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/40810 |
identifier_str_mv |
TID:202976424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134918066831360 |