(Des)Centralizar: dicotomia de uma profissão polissémica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Diana Isabel Coutinho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8864
Resumo: O presente Relatório de Estágio tem como propósito principal refletir criticamente sobre o percurso de desenvolvimento profissional da estudante durante os momentos de prática pedagógica integrada na Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio inserida no 2.º ano do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste período de prática pedagógica foram desenvolvidas competências pessoais e profissionais associadas ao saber planear, agir em ação, exigindo um quadro concetual rigoroso, adaptado às características dos contextos educativos. Neste processo formativo, foi necessária uma constante atitude crítica e reflexiva devidamente articulada com referentes teóricos e legais que possibilitaram à formanda agir com intencionalidade pedagógica, refletir sobre essa ação com vista à melhoria das suas práticas profissionais e do sucesso harmonioso das aprendizagens das crianças. Neste continuum formativo, atribui-se um especial significado a todos os momentos de reflexão colaborativa e à entreajuda, especialmente, com o par pedagógico bem como através da supervisão pedagógica que propiciou reflexões mais profundas e a partilha de saberes e experiências. Por tudo isto, o Relatório de Estágio em análise, assume-se como um documento formativo imprescindível que evidencia criticamente os desafios e os obstáculos que caracterizaram a experiência da mestranda no desenvolvimento da sua prática pedagógica e que se revelaram como determinantes para a contínua construção da sua identidade profissional
id RCAP_c4ccc3afb915ab3185d0d0eb3d50f0d6
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8864
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Des)Centralizar: dicotomia de uma profissão polissémicaRelatório de EstágioColaboração pedagógicaDesenvolvimento pessoal e profissionalPrática educativaReflexãoPedagogical collaborationPersonal and professional developmentEducational practiceReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio tem como propósito principal refletir criticamente sobre o percurso de desenvolvimento profissional da estudante durante os momentos de prática pedagógica integrada na Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio inserida no 2.º ano do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste período de prática pedagógica foram desenvolvidas competências pessoais e profissionais associadas ao saber planear, agir em ação, exigindo um quadro concetual rigoroso, adaptado às características dos contextos educativos. Neste processo formativo, foi necessária uma constante atitude crítica e reflexiva devidamente articulada com referentes teóricos e legais que possibilitaram à formanda agir com intencionalidade pedagógica, refletir sobre essa ação com vista à melhoria das suas práticas profissionais e do sucesso harmonioso das aprendizagens das crianças. Neste continuum formativo, atribui-se um especial significado a todos os momentos de reflexão colaborativa e à entreajuda, especialmente, com o par pedagógico bem como através da supervisão pedagógica que propiciou reflexões mais profundas e a partilha de saberes e experiências. Por tudo isto, o Relatório de Estágio em análise, assume-se como um documento formativo imprescindível que evidencia criticamente os desafios e os obstáculos que caracterizaram a experiência da mestranda no desenvolvimento da sua prática pedagógica e que se revelaram como determinantes para a contínua construção da sua identidade profissionalThe main purpose of this Training Report is to critically reflect on the student’s development of their professional course during the pedagogical practice integrated in the subject Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, part of the 2nd year of the Master’s Degree in Ensino do 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básico. During the pedagogical practice, personal and professional skills were developed regarding planning and acting in action, always requiring a rigorous conceptual framework, adapted to the characteristics of the educational contexts. The formative process required a constant critical and reflexive attitude, properly articulated with theoretical and legal references that allowed the trainee to act with pedagogical intention and reflect on those actions, in order to improve their professional practices and the harmonious success of the children’s learning. This formative continuum gave a special meaning to all the moments of collaborative reflection and mutual help, especially with the pedagogical pair and through the pedagogical supervision that allowed a deeper reflection and the sharing of knowledge and experiences. Therefore, the Training Report on analysis, assumes itself as an indispensable formative document, critically highlighting the challenges and obstacles that characterized the experience of the graduate student in the development of their pedagogical practice and proved to be critical to the continued construction their professional identity.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFernandes, Dárida MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMachado, Diana Isabel Coutinho2016-12-19T13:01:17Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8864TID:201458888porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:46:39Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:35.061117Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Des)Centralizar: dicotomia de uma profissão polissémica
Relatório de Estágio
title (Des)Centralizar: dicotomia de uma profissão polissémica
spellingShingle (Des)Centralizar: dicotomia de uma profissão polissémica
Machado, Diana Isabel Coutinho
Colaboração pedagógica
Desenvolvimento pessoal e profissional
Prática educativa
Reflexão
Pedagogical collaboration
Personal and professional development
Educational practice
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short (Des)Centralizar: dicotomia de uma profissão polissémica
title_full (Des)Centralizar: dicotomia de uma profissão polissémica
title_fullStr (Des)Centralizar: dicotomia de uma profissão polissémica
title_full_unstemmed (Des)Centralizar: dicotomia de uma profissão polissémica
title_sort (Des)Centralizar: dicotomia de uma profissão polissémica
author Machado, Diana Isabel Coutinho
author_facet Machado, Diana Isabel Coutinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Dárida Maria
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Diana Isabel Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Colaboração pedagógica
Desenvolvimento pessoal e profissional
Prática educativa
Reflexão
Pedagogical collaboration
Personal and professional development
Educational practice
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Colaboração pedagógica
Desenvolvimento pessoal e profissional
Prática educativa
Reflexão
Pedagogical collaboration
Personal and professional development
Educational practice
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio tem como propósito principal refletir criticamente sobre o percurso de desenvolvimento profissional da estudante durante os momentos de prática pedagógica integrada na Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio inserida no 2.º ano do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste período de prática pedagógica foram desenvolvidas competências pessoais e profissionais associadas ao saber planear, agir em ação, exigindo um quadro concetual rigoroso, adaptado às características dos contextos educativos. Neste processo formativo, foi necessária uma constante atitude crítica e reflexiva devidamente articulada com referentes teóricos e legais que possibilitaram à formanda agir com intencionalidade pedagógica, refletir sobre essa ação com vista à melhoria das suas práticas profissionais e do sucesso harmonioso das aprendizagens das crianças. Neste continuum formativo, atribui-se um especial significado a todos os momentos de reflexão colaborativa e à entreajuda, especialmente, com o par pedagógico bem como através da supervisão pedagógica que propiciou reflexões mais profundas e a partilha de saberes e experiências. Por tudo isto, o Relatório de Estágio em análise, assume-se como um documento formativo imprescindível que evidencia criticamente os desafios e os obstáculos que caracterizaram a experiência da mestranda no desenvolvimento da sua prática pedagógica e que se revelaram como determinantes para a contínua construção da sua identidade profissional
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-12-19T13:01:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8864
TID:201458888
url http://hdl.handle.net/10400.22/8864
identifier_str_mv TID:201458888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131391804309504