Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/27063 |
Resumo: | Numa altura em que a instituição escola alcança níveis de sofisticação cultural e organizacional inéditos, assistimos à implementação de uma liderança unipessoal, centrada na figura do Diretor de escola/agrupamento. Contudo, este novo rosto, erguido paradigma da nova gestão escolar, defronta-se com as múltiplas caras das escolas públicas, cada vez mais mascaradas face à imposição de um modelo de liderança unidimensional. Partindo deste cenário, focamos a nossa abordagem sobre: i) os traços que têm vindo a institucionalizar um perfil-ideal de liderança escolar; ii) até que ponto a liderança unipessoal servirá (melhor) como veículo de expressão de uma cultura escolar que se pretende reproduzir nas diversas escolas; iii) de que modo o rosto (Diretor) exercerá um efeito ho- mogeneizador, marcando quadros de interação e lógicas de organização, sobre o quodiano das escolas. As questões enunciadas serão exploradas utilizando como dispositivo metodológico a análise crítica dos Relatórios de Avaliação Externa das Escolas produzidos durante o I ciclo avaliativo (2006-2011), com o objetivo de apreender os modelos implícitos de cultura de escola e de liderança e as suas implicações na reconfiguração do quotidiano das escolas. |
id |
RCAP_c51a4c67360553f20d0395f5b9de703e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/27063 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externaCultura escolarCultura organizacional escolarEstilos de liderançaEscola democráticaDemocratic schoolOrganizational school cultureSchool cultureStyles of leadershipNuma altura em que a instituição escola alcança níveis de sofisticação cultural e organizacional inéditos, assistimos à implementação de uma liderança unipessoal, centrada na figura do Diretor de escola/agrupamento. Contudo, este novo rosto, erguido paradigma da nova gestão escolar, defronta-se com as múltiplas caras das escolas públicas, cada vez mais mascaradas face à imposição de um modelo de liderança unidimensional. Partindo deste cenário, focamos a nossa abordagem sobre: i) os traços que têm vindo a institucionalizar um perfil-ideal de liderança escolar; ii) até que ponto a liderança unipessoal servirá (melhor) como veículo de expressão de uma cultura escolar que se pretende reproduzir nas diversas escolas; iii) de que modo o rosto (Diretor) exercerá um efeito ho- mogeneizador, marcando quadros de interação e lógicas de organização, sobre o quodiano das escolas. As questões enunciadas serão exploradas utilizando como dispositivo metodológico a análise crítica dos Relatórios de Avaliação Externa das Escolas produzidos durante o I ciclo avaliativo (2006-2011), com o objetivo de apreender os modelos implícitos de cultura de escola e de liderança e as suas implicações na reconfiguração do quotidiano das escolas.Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd)Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)Universidade do MinhoTorres, Leonor Lima2013-072013-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/27063por1645-7250http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/3354info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/27063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:20.270317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externa |
title |
Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externa |
spellingShingle |
Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externa Torres, Leonor Lima Cultura escolar Cultura organizacional escolar Estilos de liderança Escola democrática Democratic school Organizational school culture School culture Styles of leadership |
title_short |
Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externa |
title_full |
Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externa |
title_fullStr |
Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externa |
title_full_unstemmed |
Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externa |
title_sort |
Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externa |
author |
Torres, Leonor Lima |
author_facet |
Torres, Leonor Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Leonor Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura escolar Cultura organizacional escolar Estilos de liderança Escola democrática Democratic school Organizational school culture School culture Styles of leadership |
topic |
Cultura escolar Cultura organizacional escolar Estilos de liderança Escola democrática Democratic school Organizational school culture School culture Styles of leadership |
description |
Numa altura em que a instituição escola alcança níveis de sofisticação cultural e organizacional inéditos, assistimos à implementação de uma liderança unipessoal, centrada na figura do Diretor de escola/agrupamento. Contudo, este novo rosto, erguido paradigma da nova gestão escolar, defronta-se com as múltiplas caras das escolas públicas, cada vez mais mascaradas face à imposição de um modelo de liderança unidimensional. Partindo deste cenário, focamos a nossa abordagem sobre: i) os traços que têm vindo a institucionalizar um perfil-ideal de liderança escolar; ii) até que ponto a liderança unipessoal servirá (melhor) como veículo de expressão de uma cultura escolar que se pretende reproduzir nas diversas escolas; iii) de que modo o rosto (Diretor) exercerá um efeito ho- mogeneizador, marcando quadros de interação e lógicas de organização, sobre o quodiano das escolas. As questões enunciadas serão exploradas utilizando como dispositivo metodológico a análise crítica dos Relatórios de Avaliação Externa das Escolas produzidos durante o I ciclo avaliativo (2006-2011), com o objetivo de apreender os modelos implícitos de cultura de escola e de liderança e as suas implicações na reconfiguração do quotidiano das escolas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07 2013-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/27063 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/27063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-7250 http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/3354 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132751297773568 |